Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2022 - TOYOTA GAZOO RACING NO RALI DO JAPÃO

Terça, 15 Novembro 2022 11:00 | Actualizado em Sábado, 27 Abril 2024 02:19

TOYOTA GAZOO Racing termina a bem-sucedida época, com final dramático no Japão

 Depois da TOYOTA GAZOO Racing se sagrar Campeã Mundial de Construtores 2022, chegou ao Japão para festejar e celebrar o regresso do Rali do Japão ao calendário do WRC. A prova nipónica, de asfalto, estava de volta pela primeira vez, desde 2010, e foi desafiante para pilotos e equipas. O GR YARIS Rally1 HYBRID teve um desempenho forte e venceu 11 das 16 especiais cronometradas. Infelizmente, alguns incidentes, custaram valiosos segundos à equipa, não permitindo que a TOYOTA GAZOO Racing chegasse à vitória.
Elfyn Evans teve dos melhores desempenhos da época, lutando pela vitória até o último dia. Apesar de começar o último dia a apenas quatro segundos da liderança e reduzir essa diferença logo de manhã para 0,6s, logo a seguir foi obrigado a parar, terminando a prova em quinto lugar. Takamoto Katsuta, do programa de desafio TGR WRT Next Generation conseguiu subir ao pódio e celebrar em casa. Ogier terminou em quarto lugar.
   
Resumo da Prova:
Após uma receção fantástica na largada cerimonial, dia 10 de novembro, dentro do “Toyota Stadium”– que serviu também de parque de serviço para o rali – os pilotos arrancaram, para a especial noturna de 2,75 quilómetros. Os tempos foram muito próximos e Ogier, juntamente com o seu novo co-piloto Vincent Landais, foram os mais rápidos (por apenas 0,1 segundos). O recém-coroado campeão mundial, Rovanperä, foi apenas 0,6s mais lento em quinto, um lugar à frente de Evans. Takamoto Katsuta do programa de desafio TGR WRT Next Generation terminou o primeiro dia em sétimo.
 
No segundo dia, a primeira especial foi a mais longa do rali com 23,29 quilómetros. Ogier que liderava a prova teve um furo e foi obrigado a substituir a roda, terminando o dia em 10º da geral. Rovanperä aproveitou para estabelecer o melhor tempo e assumir a liderança do rali nipónico. Evans foi o mais rápido em SS4 por uns impressionantes 4,3 segundos e subiu na geral. À tarde, Evans foi o mais rápido novamente em SS5 e Rovanperä foi o mais rápido em SS6 com Evans a ser segundo (apenas 0,3s mais lento), assumindo a liderança da prova no final de sexta-feira, com Rovanperä em terceiro a apenas 5,1s da liderança.
 
No sábado, o maior desafio foram as diferenças súbitas de aderência do asfalto nas estradas montanhosas da prefeitura de Aichi. Evans começou bem o dia com o melhor tempo na especial de abertura e aumentou sua vantagem de rali para 6,5segundos ao longo da manhã. À tarde, Evans não conseguiu o mesmo ritmo e terminou o dia em segundo a apenas quatro segundos do líder.
 
Sébastien Ogier estabeleceu um ritmo impressionante ao longo do dia, vencendo três das cinco especiais de montanha e terminou o dia na quinta posição da geral. Kalle Rovanperä alargou a trajetória devido a uma perda súbita de aderência e bateu numa parede obrigando-o que parar em SS8 para trocar uma roda. Outros danos nos pneus obrigaram-no a conduzir cautelosamente o resto da manhã, terminando o dia em 11º lugar. Takamoto Katsuta continuou a ter um bom desempenho, para o agrado de muitos fãs, terminando o dia em quarto, a 23s do pódio.
 
No domingo Elfyn Evans e o seu co-piloto Scott Martin procuravam a vitória e logo na primeira especial do dia, reduziram a diferença para apenas 0,6s. No entanto, na especial seguinte, depois de alargar a trajetória numa descida direita, tiveram de parar e trocar uma roda, caindo em SS16 para o quarto lugar geral, quando faltavam apenas 3 especiais para o fim da prova.
 
O azar de Evans promoveu Takamoto Katsuta para a terceira posição. A chuva forte atingiu as duas últimas especiais do rali, mas Katsuta passou com segurança por condições traiçoeiras para conquistar um pódio muito especial, naquele que foi apenas a sua segunda época com o seu co-piloto Aaron Johnston.
 
Sébastien Ogier continuou a lutar e terminou em quarto da geral à frente de Evans, a apenas 2m24s do vencedor. Kalle Rovanperä aproveitou para testar diferentes configurações, já preparando a nova época no Yaris híbrido.
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DO JAPÃO (Informação de domingo 17:30 www.WRC.com)
1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 2h43m52.3s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m11.1s
3 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m11.3
4 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m23.6s
5 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +4m05.1s
6 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m07.4s
7 Gregoire Munster/Louis Louka (Hyundai i20 N Rally2) +7m50.8s
8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2) +8m12.4s
9 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +8m25.6s
10 Heikki Kovalainen/Sae Kitagawa (Škoda Fabia Rally2 evo) +8m59.8s
11 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +10m40.8s

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos