O Circuito Internacional do Bahrain recebeu a quarta corrida do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, e a equipa da Goodyear Racing deu seguimento aos seus bons resultados, após a sua vitória histórica na classe LMP2 na corrida anterior, em Xangai, conseguindo que a equipa Jackie Chan DC Racing terminasse a ronda do Bahrain enquanto líder do campeonato.
Depois de uma intensa corrida de oito horas, a equipo Jackie Chan DC Racing, formada pelos pilotos Ho-Pin Tung, Gabriel Aubry e Will Stevens, comemorou a liderança dos campeonatos, tanto de pilotos como de equipas, após alcançar um terceiro posto numa corrida complicada. Terminaram logo atrás dos seus companheiros que também montavam pneus Goodyear, a Jota Sport (Anthony Davidson, António Félix da Costa e Roberto Gonzalez).
Caos da primeira volta acaba com uma recuperação até ao pódio
O início da corrida deixou em apuros as duas melhores equipas equipadas com pneus Goodyear. Uma colisão na primeira volta, entre dois carros de LMP1, desencadeou embates e o caos em todo o pelotão, e tanto Davidson como Tung atrasaram-se para o evitar.
Ambos recuperaram rapidamente para igualar o ritmo do líder, mas tinham ficado para trás. Depois de uma primeira ronda de paragens para reabastecimento, Davidson foi constantemente um dos carros mais rápidos em pista, mas o piloto de referência era Kenta Yamashita. A estrela japonesa deleitava-se com a aderência do seu Oreca da High-Class Racing equipado com pneus Goodyear, com um ritmo 2-3 segundos mais rápido do que o dos carros que tinha na sua frente. Na volta 33, superou o Alpine e o Aurus, vencedores do WEC e das ELMS, respetivamente. Assim alcançou o terceiro lugar, antes de superar o Oreca da Racing for Nederland uma volta mais tarde.
Competir até à noite
Na marca dos 90 minutos, com González e Stevens aos comandos dos protótipos da Jota e da Jackie Chan, o sol do deserto deu lugar à escuridão e aos faróis. A dupla manteve um ritmo forte, progredindo até segundo e terceiro lugares quando estava disputada metade da corrida.
A queda de temperatura de 4º C daí resultante, muito inferior à de 20º C inicialmente prevista, devido a condições diurnas mais frias do que o esperado, evidenciou a necessidade de uma performance versátil por parte dos pneus. A Goodyear tinha trazido os seus pneus de especificação A e C, já que ambos tinham demonstrado possuir uma ampla janela de operação nas anteriores corridas da temporada.
Davidson regressou aos comandos do Jota Sport com as cores da Goodyear quando faltavam duas horas para o final, e iniciou a perseguição ao líder, o expiloto de F1 Paul Di Resta. Antes de entrar na derradeira hora de prova, Davidson entregou o volante a António Félix Da Costa, que consolidou um impressionante segundo lugar depois do atraso inicial. O carro da Jackie Chan DC completou os lugares do pódio, levando Tung, Aubry e Stevens a tornarem-se líderes do campeonato.
Mike McGregor, Diretor do Programa de Resistência da Goodyear, elogiou as atuações das equipas que subiram ao pódio: “Conquistar um duplo pódio depois do atraso que sofremos apos o caos da primeira volta foi a prova de uma grande estratégia, um ritmo implacável e um trabalho de equipa sem interrupções. Estamos muito satisfeitos com a performance constante dos pneus durante períodos prolongados, para mais com uma luta tão dura no pelotão. Depois de quatro corridas, estamos orgulhosos que as equipas Jackie Chan DC Racing e Goodyear sejam líderes do campeonato antes da chegada às duas corridas em solo norte-americano".
Na sexta-feira antes da corrida, foi anunciado que a Goodyear será o único fornecedor de pneus da categoria LMP2 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA 2020/21. "Os resultados, até agora, nesta temporada, incluindo uma vitória e, agora, a liderança do campeonato, mostram que todas as equipas beneficiarão de uma gama de pneus de alta performance e de um serviço especializado quando o WEC passe a ter um fornecedor de pneus único na categoria LMP2," acrescentou Mike McGregor.
A próxima corrida do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA 2019/20 será a 23 de fevereiro, na Lone Star Le Mans, em Austin, Texas.
Top 5 do Troféu FIA de Resistência para LMP2:
1) Jackie Chan DC Racing – Goodyear 72 pontos
2) United Autosports – 69 pontos
3) Racing Team Nederland – 66 pontos
4) Jota Sport – Goodyear 62 pontos
5) Signatech Alpine – 56 pontos
Os resultados completos podem ser encontrados aqui: https://www.fiawec.com/en/season/result
Estamos sempre na busca da melhor informação, tentamos sempre prevalecer a imagem e a informação escrita, tornando a leitura mais rápida e acessível a todos os leitores.
João Raposo
+351 913 353 070
jraposo-air@portugalmail.pt
Copyright © TouchMobile & Design 2017