NSIGHT: LMDh Entrando em foco
Últimos desenvolvimentos privilegiados sobre os movimentos dos fabricantes, planos para 2023 e mais...
Com apenas 18 meses até o lançamento da plataforma no Rolex 2023 24 em Daytona, as peças do quebra-cabeças LMDh estão a unir-se e a uma velocidade rápida.
Audi e Porsche foram os primeiros a comprometerem-se com a nova fórmula global IMSA-ACO e desde então tivemos confirmações da Acura e, mais recentemente, da BMW, com a Cadillac entendida como sendo a próxima na tubulação e pelo menos uma outra provavelmente antes do verão sair.
Enquanto acontece principalmente à porta fechada, aqui estão alguns dos principais desenvolvimentos que não conseguimos descobrir nas últimas semanas.
Preparação multimática para até 16 carros LMDh por 2023
Poderiam haver até 16 carros no lote inicial dos carros Porsche e Audi LMDh, ao levar em conta as entradas de fábrica e os clientes entre o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e o IMSA WeatherTech SportsCar.
Sportscar365 aprendeu que tanto Porsche como Audi são susceptíveis de alocar até dois carros de cliente por série, pelo menos para 2023.
Quando combinado com o esforço de dois carros da Porsche Penske Motorsport tanto no WEC como na IMSA, e o programa de fábrica de dois carros da Audi nas duas séries, soma-se a uma corrida de produção inicial escalonada de máquinas LMDh da Multimática - representando apenas dois fabricantes .
Forte interesse do cliente na Porsche LMDh Carros
Garantir os quatro carros de cliente entre as duas séries deve ser uma tarefa fácil, pelo menos para a Porsche, com o que já se acredita ser uma procura maior do que a oferta inicial do fabricante alemão.
O diretor da equipa da Proton Competition, Christian Ried, disse à Sportscar365 que ele está perguntado sobre uma potencial ordem de quatro chassi sozinho, embora não se comprometa até saber o preço e os custos operacionais do carro, que ainda não está determinado.
Acredita-se que o Porsche já tenha uma lista bastante grande de perguntas, o que tornará o processo de decisão ainda mais difícil para quem recebe um dos primeiros carros a tempo da temporada 2023
Audi Formando Equipes de Fábrica LMDh
O Audi ' s Allan McNish, que está a liderar o regresso da marca alemã às corridas de automóveis desportivas de voo, espera-se que esteja no local desta semana no WeatherTech 240, no The Glen, para discussões com as futuras equipas de fábrica e clientes.
A Sportscar365 acredita que uma decisão sobre o seu parceiro do WEC já foi tomada e que poderia ser decorada com roupa GT3 Team WRT, que está atualmente a fazer campanha de carros LMP2 na WEC e European Le Mans Series.
Todos os fabricantes do grupo Volkswagen para utilizar a plataforma comum
Enquanto Audi e Porsche vão utilizar o mesmo chassi base e pacote de motor, procure outras marcas do Grupo Volkswagen para fazer o mesmo, caso se comprometam com a plataforma.
Assim, permitiria a um fabricante como a Lamborghini chegar com um custo de entrada mais baixo, necessitando apenas de desenvolver uma carroçaria melhor do que um pacote completo que outros fabricantes fora do grupo teriam de investir.
Esta peça também poderia ajudar a posição da VW no Balance of Performance, em ter vários fabricantes na mesma plataforma com apenas variações de carroçaria (aero).
′′ Nenhum projeto ativo LMDh ′′ para Bentley... Por enquanto
Bentley, que tem sido rumores de seguir Audi, Porsche e potencialmente Lamborghini com um programa LMDh próprio, parece estar morto na água, pelo menos por enquanto.
Um porta-voz do fabricante disse à Sportscar365 que atualmente não há ′′ projetos ativos ′′ no tubulação, indicando que foi tomada uma decisão de não avançar ou de rever a possibilidade numa data posterior.
Tanto os projetos potenciais de Bentley como Lamborghini não estavam programados para vir online até 2024 o mais cedo possível.
IMSA Poised for Five LMDh Manufacturers para 2023
Com os prazos já passados para estar pronto para o ano de lançamento, procure Acura, Audi, BMW, Cadillac e Porsche para serem os cinco fabricantes na grelha no WeatherTech Championship no início da temporada 2023
Audi e Porsche também terão uma presença a tempo integral no WEC, com as outras três marcas improváveis de estar no campeonato globo de troteting, pelo menos a tempo integral.
Lamborghini, McLaren Decisões pendentes
Embora não seja até 2024, o mais cedo possível, as decisões de Lamborghini e McLaren continuam pendentes.
Sportscar365 entende que, se a luz verde fosse dada, os fabricantes poderiam estar representados tanto na IMSA como no WEC com níveis variados de fábrica e / ou apoio ao cliente.
BMW Essencialmente descarta carros de clientes, pelo menos por enquanto
Uma conversa com o chefe da BMW M Motorsport, Mike Krack, revelou que o programa de dois carros da marca WeatherTech Championship da marca alemã provavelmente será o seu foco principal em 2023, com os carros de clientes não na tubulação pelo menos para a primeira temporada.
A Krack fez várias referências às equipas de fábrica da BMW que não corriam contra os seus clientes, o que excluíria, portanto, carros da BMW LMDh na IMSA, pelo menos por enquanto.
Embora não haja planos atuais para um programa WEC de fábrica, Krack disse ao Sportscar365 que é ′′ demasiado cedo para dizer ′′ se eles vão enfrentar as 24 Horas de Le Mans com o seu programa baseado no IMSA em 2023.
Duas equipas de fábrica para Cadillac?
Chip Ganassi Racing e Action Express Racing parecem estar em pole position para representar o Cadillac com o seu projeto LMDh ainda a ser anunciado, embora poucos detalhes tenham surgido sobre a extensão do programa.
A Cadillac tem usado tradicionalmente um modelo de cliente para ele DPI-V. Programa R, embora a CGR receba atualmente financiamento de fábrica para a sua entrada de carro único este ano. Se isso se expande para um esforço CGR de dois carros para 2023 permanece incerto, assim como como a Action Express se encaixa na equação.
Acura para continuar com ORECA
Embora ainda não tenham sido oficialmente anunciados, Acura, HPD e ORECA estão preparados para continuar as suas parcerias na era LMDh, com o trabalho de design entendido como sendo nas fases avançadas para o seu novo protótipo.
Wayne Taylor Racing e Meyer Shank Racing atualmente têm contratos de longo prazo que iriam trazer ambas as equipas para a nova era LMDh em 2023.