Velocidade Online

Mundial - Sport Protótipos

MUNDIAL - WEC - ANTEVISÃO GOODYEAR

Quarta, 15 Março 2023 15:51 | Actualizado em Quinta, 18 Abril 2024 02:54

ANTEVISÃO WEC 2023: GOODYEAR PREVÊ UMA NOVA ERA DE ESTRATÉGIA DE CORRIDAS COM A ELIMINAÇÃO DOS COBERTORES DE AQUECIMENTO DE PNEUS


 Com os cobertores de aquecimento a deixarem de ser permitidos na classe LPM2 na temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA, a Goodyear antevê novas oportunidades para as equipas poderem variar as estratégias de corrida. Agora na terceira época com a Goodyear enquanto fornecedor exclusivo de pneus da categoria, estas alterações poderão levar a uma das maiores competitividades em pista de sempre entre os LMP2.

O WEC regressa em 2023 para mais uma temporada de corridas de resistência ao mais alto nível. Na classe LMP2, a Goodyear fornece uma única especificação de pneus slick e de chuva para utilização ao longo de toda a época, num calendário em que convive uma ampla variedade de circuitos.

Em 2022, a Goodyear decidiu suprimir da gama o composto intermédio, para reduzir o número total de pneus utilizados durante um fim de semana de corridas. Tal só foi possível porque a Goodyear ampliou a janela de operação dos pneus, tanto para piso seco, como para piso molhado, através da utilização de compostos e de um design mais versáteis do que antes. Agora, a supressão dos cobertores de aquecimento representa mais um passo em frente para tornar o campeonato mais sustentável, ao mesmo tempo que introduz um novo desafio para as equipas enfrentarem.

Esta temporada, o campeonato visitará sete circuitos em três continentes distintos, tendo início no histórico Sebring Raceway, a 17 de março, terminando sob as luzes da corrida noturna do Bahrain, a 4 de novembro. Enquanto que a maioria dos circuitos do calendário possui um significado histórico similar, já os desafios colocados a pilotos, equipas e pneus não poderiam ser mais variados.

As 24 Horas de Le Mans, que este ano celebram o seu centenário, apresentam o desafio de correr até altas horas da noite, em que a gestão dos stint pode fazer a diferença entre ganhar e perder. Por outro lado, o calor do Bahrain coloca um conjunto de desafios completamente diferentes, com temperaturas em pista que podem superar os 50° C.

Deixar para trás os cobertores de aquecimento de pneus

A maior alteração regulamentar que os pilotos este ano enfrentam é a supressão dos cobertores de aquecimento de pneus. Motivada pelos planos para tornar o campeonato mais sustentável, espera-se tenha um impacto extremo na ação em pista.

Mike McGregor, Endurance Program Manager da Goodyear Racing, explica como a alteração regulamentar afetará as corridas: “É um emocionante novo desafio para pilotos e equipas. Do nosso ponto de vista, é provável que baralhe o pelotão de corrida para corrida, e que aumentem as oportunidades estratégicas”.

“O efeito desta alteração regulamentar irá variar de forma extrema de circuito para circuito. Em climas mais quentes, como os de Sebring e do Bahrain, os pneus deverão alcançar a sua janela ótima de operação em duas voltas. Porém, em corridas com temperaturas mais baixas, irá existir uma diferença mais considerável. Os pilotos irão precisar de equilibrar a sobrecarga dos pneus nas primeiras voltas, à medida que as pressões estabilizam”.

“Será mais importante gerir a superfície do pneu durante as primeiras voltas de corrida, e, ao não ter havido alteração, face ao ano passado, no número total de pneus que as equipas podem utilizar, as primeiras voltas de aquecimento dos pneus serão cruciais, dado que tal tem um enorme impacto sobre a respetiva pressão e, em última análise, sobre a aderência que o piloto sente. Durante as corridas, o overcut será mais potente, dado que os stints também serão prolongados, para reduzir o número de paragens nas boxes necessárias, particularmente em Le Mans”.

Como resultado das alterações regulamentares, a Goodyear e a FIA irão introduzir pressões mínimas dos pneus, e ângulos máximos de camber, para ensinar as equipas sobre como melhorar a gestão dos pneus. Tal destina-se a garantir que as equipas não sejam demasiado agressivas com a afinação dos carros, em busca de um mais rápido aquecimento dos pneus.

NASCAR pronta para regressar a Le Mans com o Garaje 5

A NASCAR e as corridas de resistência irão juntar-se nas 24 Horas de Le Mans de 2023. O Garaje 56 está reservado, enquanto categoria única, a tecnologia inovadora. Tal permite aos organizadores de Le Mans exibirem criatividade ao permitirem que um projeto pensado para o futuro compita juntamente com a variada grelha de protótipos e GT.

Para 2023, a Goodyear está a colaborar com a NASCAR, com a Hendrick Motorsports e com a Chevrolet no desenvolvimento de uma versão preparada para a resistência do Chevrolet Camaro ZL1 NASCAR. O projeto combina a equipa, o fabricante e o pneu com mais vitórias nos 75 anos de história da NASCAR, por forma a competir na clássica da resistência francesa nos dias 10 e 11 de junho.

A NASCAR anunciou que três pilotos de classe mundial competirão com o modificado Chevrolet Camaro ZL1 da Next Gen: o Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 2009, Jenson Button, vencedor das 24 Horas de Le Mans, Mike Rockenfeller, e o sete vezes campeão da NASCAR Cup Series, Jimmie Johnson.

O envolvimento da Goodyear na NASCAR cobre umas incríveis oito décadas, e constitui uma das mais longas relações da história da competição automóvel. A Goodyear também possui um longo historial de sucessos em Le Mans, à geral.

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 72 000 pessoas, e fabrica os seus produtos em 57 instalações em 23 países de todo o mundo. Os seus dois Centros de Inovação, em Akron (Ohio), e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho. Para mais informação  sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.com/corporate.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos