Velocidade Online

Moto - Nacional

MOTO - MONTE GORDO SAND EXPERIENCE

Segunda, 20 Novembro 2023 15:45 | Actualizado em Sexta, 14 Junho 2024 05:09

Sol, Emoção e Muito Público Marcam Primeira Corrida da Monte Gordo Sand Experience

Yentel Martens (Motos) e Keveen Rochereau (Quads) foram os vencedores de sábado

 

O Algarve acordou solarengo para receber a primeira edição do Monte Gordo Sand Experience, última e decisiva ronda da novel FIM Sand Races World Cup. Com muito público a assistir ao longo da praia, a prova arrancou com a primeira manga das motos às 11.00, onde o foco estava na luta pelo título entre Todd Kellett (Yamaha) e Yentel Martens (Honda). A vantagem acabou por ser para o belga, que ultrapassou Kellett na parte inicial da prova, para nunca mais largar o comando. Kellett seria o segundo classificado, sendo o pódio fechado por Daymond Martens (Honda).

 

Entre os concorrentes lusos, que enfrentavam aqui uma novidade em termos de piso, o melhor foi Ricardo Freire (KTM), que terminou na 11ª posição, logo seguido de Gonçalo Reis (KTM), a efetuar aqui uma boa prova, ainda em modo recuperação, e de André Sérgio (Beta). Problemas de refrigeração levaram a que o pluricampeão do CPTT, António Maio, não terminasse a manga, assim como Paulo Alberto e Luís Outeiro, que rodaram entre os primeiros na fase inicial da corrida. Nota ainda, entre os concorrentes que tinham uma hora e meia de corrida, para a vitória entre as senhoras da belga Amandine Verstappen (a terminar em 16º da geral numa Yamaha). Nos Veteranos o mais rápido foi o francês Christophe Brucker (KTM), enquanto que na MJ2 o mais lesto foi o belga Tias Callens (Yamaha) e nas duplas o primeiro lugar ficou em "casa" com Gilberto e Mário Jordão (KTM).

 

Entre os mais jovens, os pilotos da classe MJ1, o mais rápido foi o francês Matheo Gerat (KTM). Ainda entre as classes que só cumpriram 45 minutos da prova, as duas classes da categoria Vintage (para motos construídas até 1996), o mais rápido entre as MV3 foi o português David Megre, aos comandos de uma Kawasaki KX, enquanto nas MV1 o melhor foi o francês Felix Faure (Honda).

 

No final da corrida Yentel Martens, o vencedor, referiu que: "Foi bom, tive uma boa partida, apesar do Todd me passar. Estive atrás dele algumas voltas, mas depois passei-o, mantive a calma, aumentei o ritmo e tudo correu bem, inclusive com a paragem nas boxes, estou muito feliz de ter conseguido terminar em primeiro. O circuito é bom, com boa areia, gostei muito da parte mais técnica, pois mesmo com o passar da prova não estava a ficar esburacada. Estou contente por haver mais provas em areia na Europa, espero que esta competição continue, é uma boa zona para ficarmos.".

 

Quanto à primeira manga dos quads, esta teve lugar às 13.30, tendo tido como primeiro líder o francês Pablo Violet (Laeger's), que depois perderia a liderança para aquele que seria o vencedor, o seu compatriota Keveen Rochereau (Honda), numa ponta final marcada pela dificuldade nas dobragens aos concorrentes mais lentos.

 

Também francês foi o vencedor entre os Veteranos, Axel Dutrie (Laeger's), que em termos de classe ficou à frente do Nuno Gonçalves (Yamaha), que foi o mais rápido entre os concorrentes lusos. Nota ainda para a francesa Nathanaelle Abgrall (Yamaha) e o argentino Vito Ferrari (KTM), os vencedores entre as Senhoras e os Juniores, respetivamente.

 

Rochereau no final disse que teve uma bela luta com Violet, tendo conseguido recuperar a desvantagem inicial. Considerou também o traçado como bom, ótima areia, "deixando a nota para a próxima edição de alargar um pouco a pista e criar saltos. É a minha primeira vitória com tanto público e entusiástico, será uma boa recordação e ainda uma prenda de aniversário para a namorada".

 

Amanhã a Monte Gordo Sand Experience terá o seu segundo e final dia de provas, com as motos a arrancarem às 12.00 e a corrida dos quads a ter lugar pelas 14.30. A festa final do pódio será pelas 16.30.

 

Classificações disponíveis em: http://live.cronobandeira.com/

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos