Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - VOLVO CONCEPT RECHARGE

Terça, 20 Julho 2021 12:45 | Actualizado em Quinta, 22 Julho 2021 03:15

Volvo Concept Recharge

Para a Volvo Cars, a eletrificação representa bem mais do que a simples mudança de motorizações. Ela constitui também um novo paradigma no design de automóveis. O Volvo Concept Recharge, que a marca apresenta agora, é um manifesto para a próxima geração de automóveis Volvo 100% elétricos.

Fiel à herança do design escandinavo, o Concept Recharge é um bom exemplo do conceito “menos, mas melhor”.  Por exemplo, ao remover a complexidade do motor de combustão interno, os designers foram capazes de maximizar as proporções do veículo aumentando o espaço interior e melhorando a eficiência aerodinâmica em simultâneo. O resultado é um automóvel capaz de oferecer ainda melhores soluções para um estilo de vida familiar sustentável.

A primeira geração de automóveis 100% elétricos da Volvo partilha o mesmo tipo de piso com os modelos tradicionais. Isto faz com que este piso necessite de um equilíbrio de proporções e de espaço necessário para melhor adaptação às baterias, mas também aos motores de combustão interna.

A próxima geração de modelos 100% elétricos da marca sueca – da qual o primeiro será o sucessor do Volvo XC90 - terá um piso plano, cujo aspeto final já se consegue vislumbrar no protótipo agora apresentado.

Ao remover o motor substituindo-o por um pack completo de baterias colocado sobre o piso plano, os designers conseguiram aumentar a distância entre eixos e o tamanho das rodas. O resultado são saliências mais curtas, mais espaço interior e uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros.

No Concept Recharge, estes avanços levaram os designers a reposicionar os bancos, otimizar o perfil do tejadilho e a baixar o capot do automóvel, mantendo a posição de condução elevada tão apreciada pelos clientes dos modelos Volvo XC40, XC60 e XC90. Esta abordagem é capaz de criar ganhos de eficiência aerodinâmicos em comparação com um modelo SUV tradicional, o que melhora assim a autonomia elétrica.

Este protótipo introduz também uma nova linguagem de design para a Volvo. A tradicional grelha frontal foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, suportada por uma nova interpretação do design dos faróis da Volvo “Martelo de Thor” que incluem tecnologia gráfica em HD.

Os faróis traseiros verticais, uma característica muito associada à Volvo, mantêm-se fiéis às origens, mas foram agora reinterpretados, sendo capazes de se estender a velocidades mais elevadas para melhorar a aerodinâmica.

“O nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro elétrico da Volvo Cars, mas também um novo tipo de veículo. Este automóvel apresenta proporções novas e modernas capazes de melhorar a versatilidade e mostra o que a tecnologia já possibilita em termos de design.”

 

Robin Page - Head of Design – Volvo Cars

 

Um touch screen de 15´´ polegadas é a peça central de toda uma nova e melhorada experiência de utilizador possibilitada pelo novo sistema de infotainment da Volvo. Desenvolvido para ser lógico e intuitivo, ajuda a proporcionar uma experiência calma e serena. A tecnologia de infotainment mais recente apresenta-se em linha com outras características do design escandinavo: traços simples e um uso de materiais naturais e sustentáveis no interior da cabine.

“No interior do Concept Recharge, conseguimos recriar o genuíno ambiente de uma sala de estar escandinava. Integrámos também a tecnologia com lindos materiais naturais e sustentáveis. Cada peça do interior é uma obra de arte que poderia ser uma peça de mobiliário. Utilizámos as tecnologias mais recentes para maximizar os benefícios que estas podem trazer.” Robin Page

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos