Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - VOLVO CARS ASSUME CONTROLE DAS OPERAÇÕES NO MERCADO CHINÊS

Quarta, 21 Julho 2021 20:37 | Actualizado em Domingo, 25 Julho 2021 01:55

Volvo Cars assume controlo das operações na China

Vendas e produção ficarão sobre a alçada completa da marca sueca

A Volvo Cars anuncia a assinatura de um acordo com a Geely Holding com vista à aquisição da participação desta nas joint ventures na China. Com esta operação financeira, a marca sueca passa a assumir o controlo total das suas fábricas de automóveis e respetivas operações de vendas no país.

A aquisição de 50% de ações adicionais na Daqing Volvo Car Manufacturing Co., Ltd e na Shanghai Volvo Car Research and Development Co., Ltd, irão fortalecer a posição da Volvo Cars numa das regiões que apresenta um dos maiores crescimentos a nível mundial.

Apesar de ambas as joint ventures já estarem totalmente incluídas nas demonstrações financeiras do Volvo Car Group, a participação da Volvo Cars no seu lucro e no seu património líquido irá aumentar após a transação.

 

“Com este acordo a Volvo Cars irá tornar-se no primeiro grande construtor não chinês com controlo completo nas suas operações na China” 

Håkan Samuelsson - Chief executive - Volvo Cars.

“A Volvo Cars e a Geely Holding avaliam, de forma contínua, as melhores formas de colaboração e de estruturar as suas operações dentro de um grupo tão vasto. Ao conceder à Volvo Cars o controlo completo sobre as suas operações na China, estamos a lançar as bases para um forte crescimento sustentável no mercado ao mesmo tempo que maximizamos o retorno para os acionistas.”

Daniel Donghui Li - Chief Executive Officer - Geely Holding,

 

Nos anos mais recentes, a Volvo Cars tem vindo a evidenciar na China um crescimento superior ao do mercado. A empresa irá continuar a investir no País para tentar manter esta forte tendência. No seguimento destas transações, a empresa irá assumir um controlo completo nas fábricas de Chengdu e de Daqing, na national sales company, e nas instalações de R&D situadas em Xangai.

A operação financeira terá duas etapas, devendo estar completamente concluída em 2023.

As transações, que requerem ainda a aprovação das entidades reguladoras, irão criar uma estrutura ainda mais clara, quer na Volvo Cars quer na Geely Holding. Os colaboradores das empresas não serão diretamente afetados e os detalhes financeiros das operações não serão revelados.

A Volvo Cars tem vindo a crescer de forma significativa na China. Em 2020, a marca vendeu 166.617 unidades no País, um crescimento de 7,5% em relação a 2019 e o oitavo ano consecutivo de recorde de vendas. No primeiro semestre de 2021, a performance de vendas aumentou 44,9% em relação a 2020, e 40,1% quando comparado com o mesmo semestre em 2019.

----------------------------------------------------

Sobre a Volvo Cars

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje em dia é um dos construtores automóveis mais conhecidos e respeitados do mundo, comercializado viaturas em cerca de 100 países. A Volvo Cars está sob a propriedade da Zhejiang Geely Holding desde 2010

A Volvo Cars emprega cerca de 40.000 colaboradores. A sua sede, desenvolvimento de produto, marketing e administração estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As suas unidades de produção de automóveis encontram-se em Gotemburgo (Suécia), Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu e Daqing (China), enquanto os motores são fabricados em Skövde (Suécia) e Zhangjiakou (China). As componentes de carroçaria são fabricadas em Olofström (Suécia).

A Volvo Cars pretende fornecer aos seus clientes uma Liberdade de Movimentos de uma forma pessoal, sustentável e segura. Este propósito reflete-se numa série de objectivos da empresa: por exemplo, em meados desta década, a marca pretende que metade de suas vendas globais seja de automóveis  totalmente elétricos e pretende estabelecer cinco milhões de relacionamentos diretos com os consumidores. A Volvo Cars está também comprometida com a redução contínua de sua pegada ecológica e pretende ser uma empresa de impacto ambiental neutro até 2040.

Sobre a Volvo Car Portugal

A Volvo Car Portugal iniciou as operações em Portugal no ano de 2008 estando, desde 2014, sedeada no Complexo Empresarial Lagoas Park

Ao longo dos anos tem vindo a bater sucessivos recordes de vendas no Pais tendo em 2020 atingido a quota de mercado mais elevada de sempre.

De 2018 a 2020 realizou o lançamento de várias automóveis com motorizações elétricas e em 2021 apresenta em Portugal o primeiro modelo 100% elétrico da marca – O Volvo XC40 Recharge estando em em linha com os compromissos e valores da marca para o futuro

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos