Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIOINDUSTRIA - CREDITO Y CAUCION INFORMA

Quarta, 24 Maio 2023 21:25 | Actualizado em Domingo, 19 Maio 2024 20:02

52% das empresas não controlam a solvência dos seus clientes

O mais recente estudo da Crédito y Caución e da Iberinform deteta diversas falhas na criação de estruturas para o controlo sistemático do risco comercial nas empresas portuguesas.


O mais recente Estudo de Gestão do Risco de Crédito em Portugal promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform deteta diversas deficiências na gestão da política de riscos comerciais das empresas. Apenas 24% das empresas portuguesas criaram comités de risco comercial que permitem a revisão, aprovação e recomendação de limites na exposição ao risco para controlar de forma sistemática e transversal a evolução da sua carteira de clientes. De acordo com os dados obtidos a partir da consulta a mais de 300 gestores de empresas, 52% das empresas inquiridas não têm integrado o uso de critérios de solvência na seleção de clientes, 73% também não contam com qualquer manual interno que defina a política de riscos comerciais e em 15% dos casos não há nenhum departamento responsável pela sua gestão.  
A direção geral tem uma forte influência na definição da política de riscos comerciais. De acordo com o Estudo de Gestão do Risco de Crédito em Portugal, o principal executivo de 70% das empresas está diretamente envolvido na gestão do risco de crédito.
Face a este papel do diretor-geral como último decisor, a existência de unidades de risco continua a registar valores mínimos: apenas 10% das empresas conta com áreas especializadas na gestão de risco de crédito comercial. O peso da gestão técnica da política de riscos comerciais continua a recair, como uma tarefa mais, sobre os departamentos financeiros (55% das empresas), ocasionalmente em coordenação com as direções comerciais (26% das empresas) que fazem a gestão direta da carteira de clientes e a prospeção de vendas no mercado potencial. Em 15% das empresas, a gestão de risco de crédito dos clientes não está entregue a nenhum departamento.

Sobre a Crédito y Caución
 
Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. A nossa actividade consolida-se no GCO.

Sobre a Iberinform
 
Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas. 
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos