O crédito comercial desempenha um papel muito importante no tecido produtivo italiano. De acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento 2024 elaborado pela Crédito y Caución, 86% das empresas italianas oferecem linhas de crédito comerciais aos seus clientes, num contexto de clara mudança nas políticas de pagamento nas operações B2B. O barómetro revela, ainda, que 52% das empresas oferecem prazos de pagamento mais longos como parte da sua estratégia para aumentar as vendas e reter portfólio. Esta mudança é particularmente evidente nos setores químico e siderúrgico.
O estudo da seguradora de crédito destaca a melhoria significativa do comportamento de pagamento dos clientes B2B em Itália no ano passado. O crédito malparado, que diminuiu 10% face aos níveis de 2023, afeta 49% do crédito comercial que os fornecedores concedem aos seus clientes na cobrança dos seus produtos e serviços. No entanto, o nível de não pagamento aumentou ligeiramente, com particular impacto no setor químico, situando-se em 10% de todas as vendas B2B, mais dois pontos do que em 2023.
Quase 80% das empresas italianas registam uma melhoria ou estabilidade no número de dias pendentes nas transações com os seus clientes, uma tendência positiva que beneficia a sua liquidez e saúde financeira. Tanto no setor químico quanto nos setores siderúrgico e metalúrgico, há uma melhoria de 40% na eficiência da cobrança de dívidas. No entanto, nos próximos meses, as empresas italianas esperam uma deterioração nos pagamentos dos seus clientes e um aumento do risco de insolvência, com exceção da indústria agroalimentar que opera em cenários de estabilidade.
A principal preocupação das empresas italianas em todos os setores é a situação da economia interna, agravada pela queda da confiança das empresas e dos consumidores. O aumento das pressões de conformidade com normas e legislações é outro grande desafio, especialmente no setor siderúrgico e metalúrgico, ligado a possíveis mudanças nas políticas governamentais em questões ambientais e de sustentabilidade. Outra preocupação generalizada são os riscos geopolíticos e o seu potencial impacto nas operações comerciais e nas cadeias de abastecimento. A longo prazo, as empresas italianas estão conscientes do desafio que o envelhecimento da população representará e do seu efeito na disponibilidade de mão de obra. |