Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - POWERDOT E MIIO JUNTAM-SE

Quarta, 10 Julho 2024 07:20 | Actualizado em Quinta, 11 Julho 2024 22:36

Powerdot e miio juntam-se para instalar rede de TPAs em todos os novos postos de carregamento rápidos em Portugal

 

Empresas portuguesas juntam-se mais uma vez e preparam a instalação de rede de Terminais Pagamento Automático nos novos postos de carregamento rápidos e ultra-rápidos da Powerdot, acima de 50kW.

 

A miio e a Powerdot, duas empresas portuguesas que estão a inovar na área da mobilidade elétrica, juntam-se mais uma vez para simplificar a experiência do utilizador de veículos elétricos no ecossistema português. As duas empresas estão a preparar a instalação de uma rede de terminais de pagamento automáticos (TPAs) em todos os novos postos de carregamento rápidos e ultra-rápidos da Powerdot, acima de 50 kW, de norte a sul do país.

 

O novo regulamento europeu sobre a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR - Alternative Fuels Infrastructure Regulation), que entrou em vigor no mês de abril, trouxe consigo um conjunto de novas regras e diretivas a todos os países. Estabeleceu metas de implementação obrigatórias para as infraestruturas de carregamento elétrico e determinou o carregamento ad hoc como obrigatório, com diferentes regras para postos de carregamento de potência inferior a 50 kW, ou igual ou superior a 50 kW. O novo regulamento europeu determina ainda que, até 2027, todos os pontos de carregamento acima de 50 kW terão de contar com terminais de pagamento automático.

 

Nesse sentido, a solução agora lançada pela miio e a Powerdot visa simplificar a experiência dos condutores de veículos elétricos, possibilitando-lhes o pagamento automático através de uma solução de leitores de cartões de pagamento ou contactless, com um preço fixo de 0,24€ por kW carregado.

 

“A nossa missão de tornar a mobilidade elétrica em algo simples, prático e intuitivo para todos os portugueses passa pelo desenvolvimento de soluções que lhes deem a confiança necessária para apostarem nesta transição. A rede de terminais de pagamento automático, que lançamos agora com a Powerdot, é mais um passo significativo, além de dar também resposta antecipada à nova regulamentação europeia”, explica Daniela Simões, CEO da miio.

 

“A experiência da Powerdot com os terminais de pagamento automáticos não é recente, dado que temos 168 terminais de pagamento em operação em todos os mercados onde operamos. Trata-se de uma solução comumente utilizada pelos consumidores, que simplifica o processo de carregamento, que cumpre as novas diretrizes europeias e que, sobretudo, adiciona valor à experiência do utilizador de veículos elétricos”, comenta Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.

 

Para os utilizadores de veículos elétricos, a solução agora lançada pela miio e a Powerdot vai permitir a simplificação da experiência e do método de pagamento dos carregamentos, como refere a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE): “A simplificação dos valores finais e métodos de pagamento no carregamento de veículos elétricos é uma fase muito importante para os utilizadores, além de facilitar a transição inicial para uma mobilidade elétrica descomplicada”.

 

Esta não é a primeira vez que a miio e a Powerdot se juntam para inovar na mobilidade elétrica em Portugal e além-fronteiras. Em 2023, as duas empresas anunciaram o Autocharge, funcionalidade disponível em Espanha e em França que garante que um veículo elétrico comece a carregar automaticamente assim que é ligado a uma estação de carga compatível. Já em 2022, juntaram-se para trazer os carregamentos ad hoc a todo o território português, um pagamento imediato disponível através de QRCode.

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos