Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - SAVEFAMILY ALERTA

Quinta, 28 Novembro 2024 11:53 | Actualizado em Sexta, 29 Novembro 2024 20:03

Como manter as crianças seguras nestas compras natalícias

  • Com as festividades a aproximarem-se, os feriados a sucederem-se e as feiras e mercados em todo o país, a confusão nas ruas pode criar momentos de tensão

  • É importante manter as crianças localizadas, mas também alertá-las para os perigos das multidões

  • Relógios com localização GPS e botão SOS, como são os SaveFamily, podem ser fundamentais nestas situações


Com as festividades do Natal e Passagem de Ano a menos de um mês, as famílias portuguesas começam a preparar-se para um dos momentos altos do ano, com viagens, prendas e passeios planeados ou em planeamento, é normal que sejam também apanhadas pelas multidões que se deslocam às lojas, feiras e mercados natalícios que tanto fazem a delícia de todos.


Em Portugal, a tradição de trocar presentes no dia 24 ou 25 de dezembro cria uma afluência às lojas ainda maior, pois condensa em apenas dois dias momentos importantes que são, tanto as celebrações de natal, como a troca de presentes. Ao mesmo tempo, com o ano novo uma semana depois, é normal que as famílias concentrem nas próximas semanas a ida às compras e os passeios para ver as luzes de Natal. Se juntarmos ainda os feriados deste mês com visitas às feiras, mercados e presépios que se repetem um pouco por todo o país, é apenas natural que as situações de stress com a segurança das crianças aumente.


Contudo, existem pequenas medidas que os adultos podem tomar ou ensinar aos mais novos de forma a mantê-los em segurança, sem descurar o divertimento e alegria naturais desta época.


“Sabemos que esta é uma altura em que a alegria dos mais novos é praticamente diária. Entre a ilusão das prendas e das férias, e os passeios para ver as luzes de natal ou as festividades, é apenas natural que as famílias se encontrem com regularidade em situações com multidões e o medo de as perder seja também maior” refere  Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily“Mas também sabemos que impedir os pequenos de se divertirem não faz de todo parte desta época. Por isso, acreditamos que mantê-los seguros passa por ensinar-lhes pequenas medidas, que podem aplicar nesta e em qualquer situação de stress, ou até dar-lhes mais autonomia com equipamentos que os vão manter seguros e contactáveis”, afirma.


Assim, a SaveFamily deixa algumas dicas fáceis de seguir pelos mais novos:

  • Manter-se perto dos adultos: às crianças deve ser reforçada a necessidade de se manterem junto dos adultos que os acompanham, seja os pais, avós ou outros familiares, de forma a não se perderem na multidão;

  • Memorizar pontos de referência: quando se encontram em locais movimentados, é importante dar às crianças pontos de referência caso se percam. Seja uma atração, uma loja ou até um banco de jardim, é importante que a criança saiba onde se deve dirigir em caso de necessidade;

  • Responsabilizá-los com documentos de identificação: é importante que as crianças tragam consigo alguma forma de identificação, não necessariamente delas próprias, mas memorizar o contacto dos adultos que os acompanham, ou trazer um papel com esses dados, devendo saber onde essa identificação está e não a perder (podem ser contatos colados aos casacos ou camisolas das crianças);

  • Saberem identificar as autoridades: fundamental nestas situações de maior confusão é a criança ser capaz de identificar as autoridades, sejam polícias, seguranças, colaboradores de loja ou organizadores de eventos de forma a que quando estejam em situações de stress se possam a eles dirigir e explicar o que se passa.


Por parte dos pais é, ainda, possível tomar outras medidas, umas mais preventivas, como seja vestir as crianças com cores que se destacam e chamam à atenção, como por exemplo com um gorro de cores fortes, outras à posteriori, como sejam falar calmamente com a criança caso tenham passado por algum momento de stress e reforçar as dicas que lhe foram dadas anteriormente.


Ao mesmo tempo, existem no mercado equipamentos que permitem ajudar nestas situações. Os relógios inteligentes com geolocalização são uma boa opção para estes casos, uma vez que a localização GPS incorporada mostra aos adultos a localização da criança em qualquer momento. Ao mesmo tempo, os equipamentos desenvolvidos pela SaveFamily têm ainda um botão SOS que liga automaticamente aos contactos de referência predeterminados, alertando para situações de emergência.


“Desenvolvidos para dar autonomia aos mais pequenos e garantir a sua segurança, os nossos dispositivos são pequenos e discretos, cabendo no pulso de uma criança, mas comportando tudo o que seja necessário para os manter conectados em caso de necessidade: GPS, chamadas e videochamadas, Whatsapp incorporado, botão SOS e, até, a possibilidade dos adultos ouvirem o que se passa no meio em que a criança se encontra. Procuramos manter as crianças seguras, mas dar-lhes a liberdade de aproveitar uma época do ano tão importante como é o Natal” conclui Álvarez.

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos