Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - O NOVO NISSAN QASHQAI

Sexta, 26 Fevereiro 2021 17:17 | Actualizado em Terça, 21 Novembro 2023 09:49

  • O novo Qashqai recorre a duas opções de grupos motopropulsores eletrificados, para uma condução dinâmica e eficiente;
  • O inovador sistema e-POWER leva a emoção da condução elétrica pura para o novo Qashqai;
  • O novo Qashqai combina as lideranças da Nissan nos crossovers e nos grupos motopropulsores eletrificados.

 O novíssimo Qashqai oferece uma combinação irrepreensível de desempenho dinâmico, trem de rodagem refinado e grupos motopropulsores eficientes.

Apoiando o objetivo da Nissan de alcançar 50% de vendas eletrificadas na Europa até 2024, o novo Nissan Qashqai não só estará disponível com um motor 1.3 DiG-T a gasolina equipado com tecnologia mild-hybrid, como também representa a estreia europeia do e-POWER, o inovador e premiado grupo motopropulsor da Nissan que tira partido das tecnologias do automóvel elétrico pioneiro, o Nissan LEAF.

Com as variantes 2WD e 4WD, transmissão manual de 6 velocidades ou a nova Xtronic e a pura condução através do motor elétrico, graças ao e-POWER, as opções de grupo motopropulsor do novíssimo Qashqai respondem aos requisitos de todos os clientes, com prazer de condução no centro de todas as configurações.

«Os clientes exigem, e com todo o direito, automóveis mais eficientes, mas pretendem também uma experiência de condução agradável. Os automóveis elétricos oferecem a maior satisfação em termos de sensações de condução e os seus condutores adoram o binário instantâneo e a aceleração contínua que proporcionam. Ao adotar a tração por motor 100% elétrico da tecnologia e-POWER no novo Qashqai, os clientes podem disfrutar dos benefícios da condução de um automóvel elétrico, sem se preocuparem com a autonomia ou o acesso a uma estrutura de carregamento», afirma Marco Fioravanti, Vice-presidente de Planeamento de Produto na Nissan Automotive Europe.

1.3 DiG-T a gasolina 138CV/156CV  mild-hybrid de 12V
O sistema mild-hybrid de 12V disponível no novo Nissan Qashqai é uma tecnologia híbrida acessível que proporciona assistência ao binário, uma paragem ao ralenti alargada, reinício rápido do motor e apoio à velocidade cruzeiro [apenas Xtronic], com melhorias na economia de combustível e nas emissões de CO2 (-4g/km).

O impacto positivo da gestão de energia do mild-hybrid em termos de CO2 é competitiva e o motor de 1.3 litros proporciona mais potência e binário do que os principais concorrentes, tornando a variante com motor a gasolina uma oferta muito competitiva. O sistema mild-hybrid adiciona apenas 22kg ao peso total do veículo.

Durante a desaceleração, a energia é recuperada por regeneração e armazenada na bateria de 12V de iões de lítio. Esta energia é, posteriormente, utilizada durante a paragem ao ralenti, movimento a velocidade de cruzeiro (apenas versões com Xtronic) e assistência ao binário.

Quando circular a velocidade de cruzeiro, a velocidades inferiores a 18km/h, e se acionar o travão, o motor irá desligar-se e a energia armazenada é utilizada para alimentar o equipamento elétrico do veículo. Como resultado, isto permite prolongar a paragem do motor e diminuir o consumo de combustível.

Ao acelerar (entre 20km/h e 110km/h), a energia da bateria de iões de lítio permite a assistência do motor com 6Nm de binário adicionais durante, no máximo, 20 segundos. Desta forma, reduz-se o esforço do motor e melhora-se a economia de combustível.

O sistema mild-hybrid é associado ao refinado e conceituado motor 1.3 DiG-T a gasolina, introduzido no Qashqai em 2018. Este motor foi adicionalmente melhorado para o novo Qashqai com 50 componentes alterados e total conformidade com a norma Euro 6-d.

O turbocompressor inclui agora uma válvula de escape de controlo elétrico para uma resposta mais rápida, enquanto as novas admissões melhoram a eficiência do injetor central. A fricção reduzida em vários componentes melhora também o desempenho e reduz as emissões de CO2. O filtro de partículas de gasolina inclui um novo substrato e novo catalisador sob o piso.

O motor a gasolina de 1.3 litros será disponibilizado com duas potências – 138CV e 156CV – com transmissão manual de seis velocidades ou a nova caixa de velocidades Xtronic (apenas com motor de 156CV). A potência máxima do motor atinge-se às 5.500rpm, com o binário máximo de 270Nm disponível a convenientes 1.750rpm nas variantes de 156CV, Xtronic e transmissão manual.

Nas versões manuais, a caixa de velocidades foi melhorada para um engrenamento mais rápido, mais direto e mais desportivo. A transmissão Xtronic de nova geração proporciona melhor economia de combustível e aceleração graças a diversas evoluções, incluindo um sistema de bomba de óleo dupla com nova bomba de óleo elétrica.

O sistema de bomba de óleo dupla é crucial para a capacidade do Xtronic de oferecer o melhor de dois mundos, proporcionando uma condução perfeita na cidade e durante a aceleração ligeira, combinada com um comportamento "D-step" semelhante à DCT de ligação direta, aquando de fortes acelerações.

A transmissão às rodas dianteiras está disponível nas versões de 138CV e 156CV, enquanto a 4WD apenas estará disponível em modelos Xtronic de 156CV. O novo sistema de controlo 4WD e modo de seleção de condução é intuitivo e inteligente, adaptando-se às condições externas com cinco modos de condução: Standard, ECO, Sport, Snow e Off-Road. Em caso de qualquer deslizamento das rodas, o tempo de ação do sistema 4WD foi reduzido num fator de cinco, para cerca de 0,2 segundos.

E-POWER
O novo Qashqai representa a primeira implementação na Europa do inovador sistema de transmissão e-POWER da Nissan. Exclusivo da Nissan e um componente fundamental na estratégia de Mobilidade Inteligente da empresa, o sistema e-POWER é uma abordagem única à eletrificação, tornando a condução diária empolgante.

O novo sistema e-POWER do Qashqai é composto por uma bateria de elevado rendimento e um grupo motopropulsor que integra um motor a gasolina líder na categoria de 154CV com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW (188CV) com tamanho e potência similares aos de automóveis elétricos da Nissan. É uma solução única que combina aceleração linear simples e agradável, característica de um automóvel elétrico, mas sem a necessidade de carregamento.

Para responder às exigências típicas de condução diária dos consumidores europeus, a tecnologia e-POWER foi significativamente melhorada para o novo Qashqai. Enquanto na sua aplicação no Nissan Note - o automóvel mais vendido no Japão nos últimos anos – recorre a um motor a gasolina de 1.2 litros que carrega a unidade da bateria e um motor elétrico com potência final de 106CV, para a Europa, o sistema foi atualizado para um motor a gasolina de 1.5 litros e um motor elétrico de 140kW (188CV).

O elemento único do Nissan e-Power é o facto de o motor a gasolina ser utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusiva e totalmente acionadas pelo motor elétrico. Tal permite que o sistema funcione sempre com autonomia ideal, resultando em eficiência de combustível superior e emissões de CO2 mais baixas em comparação com um motor de combustão interna tradicional.

«O sistema e-POWER oferece a melhor tecnologia de transição entre motores de combustão interna e automóveis elétricos, permitindo que os utilizadores desfrutem das entusiasmantes sensações de condução de um automóvel elétrico e da sua eficiência impressionante a um preço acessível. Aguardamos com expectativa que os clientes possam sentir a emoção do superior desempenho de condução elétrica do novo Qashqai, é a expressão perfeita da Mobilidade Inteligente da Nissan», disse David Moss, Vice-presidente Sénior de Investigação e Desenvolvimento da Região de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia (AMIEO) da Nissan.

Graças à condução pura do motor elétrico, não existe qualquer atraso de resposta, ao contrário do que acontece com um motor de combustão interna ou híbrido. A resposta instantânea própria do motor elétrico proporciona uma entusiasmante disponibilidade de binário elevado e o melhor nível de aceleração a diferentes velocidades, para tornar a ultrapassagem ou a entrada numa autoestrada mais fácil e segura.

As versões e-POWER apresentam três modos de condução: Standard, Sport e Eco. No modo Standard, o Qashqai beneficia de uma aceleração excelente e a regeneração do motor elétrico é melhorada para simular a travagem do motor de um automóvel a gasolina convencional. No modo Sport, o Qashqai conta com ainda melhor resposta de aceleração com tempos de desativação do motor elétrico reduzidos, principalmente em cenários de condução desportiva. Em Eco, o Qashqai entra em modo de poupança de combustível otimizando a gestão da bateria e permitindo que o condutor selecione um modelo de velocidade de cruzeiro para condução económica em autoestrada. Em todos os modos, é possível selecionar o modo B adicional, que aumenta a recuperação de energia em desaceleração, permitindo abrandar o automóvel de forma mais eficiente sem utilizar o pedal do travão.

O novo Qashqai com e-POWER não só acelera mais rapidamente do que os automóveis híbridos, como também o faz com menor rotação do motor. O sistema funciona de forma muito silenciosa, quase como num automóvel totalmente elétrico, e está afinado para o melhor equilíbrio entre o ruído do motor a gasolina e a aceleração do automóvel, graças à manutenção da relação entre a rotação do motor e a velocidade em estrada.

À semelhança do Nissan LEAF, o novo Qashqai e-POWER beneficia da experiência de condução com "um pedal" denominada e-Pedal. Os condutores podem arrancar, acelerar e desacelerar apenas com o pedal do acelerador.

Em condições de condução urbana pára-arranca, o modo e-Pedal reduz significativamente a necessidade de deslocar o pé de um pedal para o outro, proporcionando até 0,2G de desaceleração ao soltar o acelerador e tornando a condução mais simples e mais relaxante.

O sistema e-POWER da Nissan foi estreado nos modelos Note e Serena no Japão, revelando-se um sucesso imediato em termos de popularidade junto dos clientes, com mais de 70% das vendas do Note e quase metade das vendas do Serena no país a serem versões e-POWER. E o SUV compacto Nissan Kicks equipado com e-POWER, recentemente lançado, acaba de receber o prémio de Tecnologia do Ano 2021 atribuído pela Associação de Investigadores e Jornalistas Automóveis do Japão.

«Desde 2007, quando inventou o segmento, o novo Qashqai sempre foi o padrão no segmento dos crossovers. Com o Qashqai de terceira geração, clientes novos e existentes vão adorar as inovadoras opções de grupo motopropulsor que o Qashqai coloca ao seu dispor. A nossa oferta é simples e inovadora, sendo ambas as opções de grupo motopropulsor eficientes, mas mantendo a condução divertida. A nossa abordagem ao novo Qashqai eletrificado não admite cedências e isso é claramente evidente no 1.3 a gasolina, com tecnologia mild-hybrid, e na exclusiva opção e-Power», afirmou Matthew Wright, Vice-presidente de Design e Desenvolvimento de Grupos Motopropulsores no Nissan Technical Centre Europe.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS*

1.3 a gasolina
Mild-hybrid

e-POWER
(1.5 a gasolina)

6MT

6MT

Xtronic

2WD

2WD

2WD/4WD

2WD

Potência

CV (kW)

138 (103)

156 (116)

188 (140)

Binário

Nm

240

260

270

330

Tração

2WD

2WD

2WD/4WD

2WD

Comprimento total

mm

4425 (+35)

Altura total

mm

1635 (+10)

Largura total

mm

1838 (+32)

Distância entre eixos

mm

2666 (+20)

*sujeito a homologação

# # #

 

Sobre a Nissan em Portugal
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no FacebookInstagramTwitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos