Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - IDADE MINIMA DE CONDUÇÃO A NÍVEL MUNDIAL

Quinta, 25 Novembro 2021 09:07 | Actualizado em Quarta, 01 Dezembro 2021 03:10

Idade mínima de condução

É geralmente aceite que as pessoas têm de ter 18 anos para conduzir um veículo a motor nas estradas - mas não em todos os países.
Os peritos em aluguer de automóveis da StressFreeCarRental.com exploraram a orientação em todo o mundo e descobriram alguns lugares interessantes onde a idade é menor - e por vezes maior.
 
Por exemplo, não se pode chegar ao volante de um carro até aos 23 anos de idade no Niger, na África Ocidental. Entretanto, no Reino Unido, existem algumas regras interessantes em torno da idade de condução para quadriciclos, ciclomotores e tractores.
 
Os países com as idades mais baixas de condução (17 ou menos) incluem a Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Bahamas. Em alguns estados dos Estados Unidos e no Canadá, os condutores podem ter até 14 anos - com supervisão parental.
 
Vale a pena notar também que muitas empresas que alugam automóveis exigem que as pessoas tenham entre 21 e 25 anos de idade para poderem reservar veículos para aluguer - particularmente na Europa.
 
Um porta-voz da StressFreeCarRental.com afirmou: "É útil descobrir que países têm leis diferentes para idades mínimas de condução, especialmente se as pessoas procuram viajar para o estrangeiro.
 
"Existem algumas diferenças interessantes não só entre as idades mínimas que os jovens podem começar a conduzir - frequentemente com a supervisão de um adulto qualificado - mas também o tipo de veículo que estão autorizados a conduzir".
 
A maioria dos países reconhece as cartas de condução que são emitidas por outra jurisdição. Isto pode levar a que um jovem que obtenha uma carta de condução num país com uma idade mínima de condução baixa, seja autorizado a conduzir numa jurisdição que normalmente tem uma idade de condução mais elevada. 
 
Uma excepção a isto são os Estados Unidos, onde muitos estados proíbem condutores com idade inferior à sua idade mínima de condução, mesmo que sejam titulares de licenças ou cartas de condução emitidas por outro estado.
 
Os peritos da StressFreeCarRental.com compilaram um mapa e uma página web dedicada para destacar algumas das diferenças de idade de condução que pode encontrar aqui.
 
Deixamos em baixo alguns dos países em que a idade mínima para conduzir é inferior a 18 anos. Os exemplos seguintes referem-se à idade mínima de condução de um veículo automóvel ligeiro (tipicamente com menos de 3.500 kg), motocicleta ou outro veículo, onde observado.
 
África: 
Nos Camarões, Zâmbia e Zimbabué, a idade mínima para conduzir automóveis é de 16 anos. No Niger, as pessoas devem ter 23 anos para conduzir qualquer veículo. 
Na África do Sul, a Lei Nacional de Trânsito Rodoviário especifica que um condutor tem de ter 17 anos para obter legalmente uma carta de condução para todos os veículos motorizados com menos de 3.500 kg. Esta é também a idade em que alguém pode obter uma carta de condução para poder conduzir enquanto supervisionado por um motorista que tenha a sua carta há mais de um ano. 
 
Ásia:
Tanto o Iraque como Israel permitem aos jovens de 16 anos conduzir motociclos, enquanto em Israel é possível conduzir um carro aos 16 anos e nove meses, se for acompanhado por um professor de condução. 
Na Ásia, pode conduzir carros aos 17 anos no Sri Lanka, Indonésia e Malásia, e neste último país também pode conduzir motociclos aos 16 anos. 
 
Na América Central e do Sul:
Na América Central, pode conduzir com supervisão aos 15 anos em El Salvador, e aos 16 anos com aprovação dos pais na Guatemala e Panamá.
Entretanto, na América do Sul, é necessária a aprovação dos pais na Argentina e no Chile para conduzir automóveis aos 17 anos.
Nas Caraíbas, pode conduzir nas Bahamas e na República Dominicana aos 16 anos de idade, e na mesma idade com uma licença de aprendizagem em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas. A idade para conduzir é de 17 anos em Trinidad e Tobago.
 
Europa:
A idade mínima para conduzir um carro é 16 anos na Ilha de Man, e 16, com supervisão parental, na Macedónia do Norte.
Os jovens de 15 anos na Dinamarca podem conduzir motos de neve (só é possível obter uma licença de condução de motos de neve na Gronelândia), mas são 24 anos para conduzir um "autocarro pesado" na Dinamarca. Os quadriciclos devem ser legalmente 14 na Polónia e 15 em Espanha.
No Reino Unido, os jovens de 16 anos podem conduzir quadriciclos semelhantes a automóveis - veículos que parecem e conduzem como um carro, mas não são mais potentes do que um ciclomotor e não podem andar mais rápido do que 28mph (45km/h). Com a mesma idade, podem conduzir ciclomotores e tractores tanto no Reino Unido como na Suécia, embora no Reino Unido existam limites rigorosos no tamanho das máquinas incluídas, dependendo da idade, e devem possuir uma qualificação de categoria F.
 
América do Norte:
Podem conduzir no México com supervisão parental aos 15 anos, enquanto que nos Estados Unidos existem leis para diferentes estados.  Geralmente é necessário ter entre 14 e 16 anos para obter uma carta de condução e entre 16 e 17 anos para obter uma carta de condução restrita.
Especificamente, pode obter uma licença de aprendizagem aos 14 anos de idade nos seguintes estados: Alasca, Arkansas, Iowa, Kansas, Dakota do Sul e Wyoming. São necessários apenas mais alguns meses, com 14 anos e seis meses em Idaho, Montana e Dakota do Norte e 14 anos e oito meses no Michigan.
 
Oceana:
No Território da Capital Australiana, a idade mais jovem permitida, pode ver adolescentes com 15 anos e nove meses de idade, obter uma carta de condução de automóvel ou motociclista para lhes permitir conduzir sob supervisão. Todos os outros estados e territórios australianos exigem que os condutores principiantes tenham 16 anos de idade ou mais, e podem conduzir sem supervisão ao progredirem para uma carta provisória após 12 meses, excepto nos Territórios do Norte onde podem progredir para uma carta provisória após seis meses.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos