Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDSUTRIA - CUSTOS DE MANUTENÇÃO

Quinta, 25 Novembro 2021 09:15 | Actualizado em Quarta, 01 Dezembro 2021 02:25

Qual é o custo total da manutenção de um veículo ao longo da sua vida útil?

A Acierto.com estimou o custo médio das reparações e visitas à oficina.
Os custos de possuir um carro vão além do preço do veículo e podem ser um verdadeiro luxo para muitas famílias, razão pela qual o comparador financeiro Acierto.com oferece alguns conselhos sobre como reduzir operações tais como manutenção, impostos, custos de combustível, seguros e reparações.

A primeira das despesas que encontramos é o custo de aquisição, que durante o último ano foi de 20.647 euros, incluindo o imposto de registo, um valor que representa um aumento significativo em relação a 2019, quando era de cerca de 18.000 euros. O segundo seriam os quilómetros que percorremos, uma vez que isto tem um impacto nos custos de combustível e manutenção. Em Espanha, a quilometragem média de um automóvel particular é de cerca de 12.600 quilómetros, e a idade média da frota de veículos é de 13,1 anos; por outras palavras, cerca de 165.000 quilómetros são percorridos neste período de tempo.

O preço médio por litro de gasolina em Espanha é de 1,48 euros e 1,36 euros para o gasóleo (a média é de 1,42). Se o consumo médio de um carro novo for de 5 l/100 km, um custo por quilómetro é de 0,068 euros, ou 11.500 euros para 165.000 km.

MANUTENÇÃO: 0,06 EUROS/KM

Relativamente à manutenção, estima-se que cada quilómetro custa cerca de 0,06 euros em reparações. O cálculo foi obtido tendo em conta as reparações estimadas por quilómetro e o seu preço médio. No total, 9.900 euros.

Quanto ao preço da apólice, como aponta o comparador de seguros Acierto.com, este dependerá do tipo de seguro e não é o mesmo para uma apólice totalmente abrangente que para uma apólice de terceiros. Assim, o preço médio é de cerca de 400-500 euros por ano, o que significa um mínimo de 5.200 euros.

A isto há que acrescentar o custo dos impostos e da IPO, cerca de 1.000 euros durante os 13 anos de vida do veículo, bem como os custos de estacionamento, portagens, limpeza, juros, se decidimos financiá-lo, e assim por diante.

COMO POUPAR

Existem formas de poupar na compra de automóveis, combustível e custos de seguro, entre outros. Por exemplo, ao comprar um carro, é importante comparar diferentes concessionários, considerar se é necessário comprar um carro novo ou se um carro em segunda mão será suficiente, e assim por diante. Uma boa alternativa, por exemplo, é escolher um modelo que está prestes a desaparecer do mercado (são normalmente 20% mais baratos do que os seus sucessores).

Escolha o motor e o combustível adequados às suas necessidades. Equipar o carro sabiamente é também essencial. Quanto ao financiamento, é importante verificar a TAEG e todas as condições. Para se ter uma ideia ao avaliar a oferta, a TAEG média para empréstimos ao consumo com um prazo entre 1 e 5 anos tem sido entre 7,50 e 8,20, segundo o Banco de Espanha. A verificação dos esquemas de apoio governamental é outro ponto que não deve ser negligenciado.

Onde abastecer também é importante; pode haver diferenças de mais de 20%, dependendo da estação de serviço. Felizmente, existem aplicações específicas que nos ajudam a detectar quais são as mais baratas.

VISITAS À OFICINA

Outro aspecto básico é assegurar-se de que não perde uma visita à oficina. Uma boa manutenção dos veículos evitará avarias graves e grandes problemas, especialmente tendo em conta que estamos a falar de veículos com uma duração de vida superior a 10 anos. Para poupar dinheiro na oficina, podemos verificar preços, pedir cotações e ver peças sobressalentes, entre outras coisas. É também aconselhável verificar a pressão dos pneus, planear as suas viagens e não levar o carro para tudo.

Por outro lado, não há necessidade de recordar que o seguro automóvel é obrigatório e que é um perigo real conduzir sem ele. Também é importante tentar poupar na cobertura, porque por vezes, se escolher uma apólice demasiado básica, não estará bem apoiado no caso de um acidente. Para poupar no seguro automóvel, a melhor coisa a fazer é comparar, pois permite poupar até 50%. Outras dicas da Acierto.com são: não minta à companhia, não pague em prestações se possível e tente ser um bom condutor (quanto menos e menos graves forem os sinistros, menor é o risco para a seguradora).

Finalmente, também pode poupar enquanto conduz, ajustando a sua velocidade para ser mais eficiente, desligando o motor quando parado, evitar acelerar, mudando de velocidade somente quando necessário, tirar partido da inércia ou ligar o aquecimento ou o ar condicionado somente quando necessário. Do mesmo modo, estacionar à sombra no Verão e ao sol no Inverno e não sobrecarregar o veículo irá ajudar.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos