Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - GOODYEAR É NOTICIA

Terça, 30 Novembro 2021 08:09 | Actualizado em Quarta, 06 Março 2024 19:14

INQUÉRITO DE REALIDADE SUSTENTÁVEL DA GOODYEAR REVELA QUE AS FROTAS ESTO A RESPONDER POSITIVAMENTE AOS DESAFIOS CLIMÁTICOS


  • 985 frotas na Europa respondem ao primeiro inquérito de realidade sustentável da Goodyear
  • 3 em cada 4 frotas reconheceram a redução da pegada de carbono como um tema importante
  • Maiores frotas estão a liderar o sector

O Pacto Verde Europeu de 2019 tinha como objetivo uma redução de 90% das emissões de gases com efeito de estufa oriundos do transporte, por comparação com os níveis de 1990, e as emissões de CO2 dos camiões pesados novos, segundo as medições pelo método VECTO, deverão reduzidas em 15% em 2025, e em 30% em 2030. Para mais, cada vez mais clientes finais e investidores optam por, e recompensam as, empresas com uma clara estratégia de responsabilidade social corporativa.

O primeiro Inquérito de Realidade Sustentável da Goodyear de 2021 propôs-se indagar acerca do que os parceiros do transporte estão, atualmente, a fazer para reduzir a sua pegada de carbono, e o que planeiam alcançar. As respostas ao inquérito sugerem que a sustentabilidade tem uma importância significativa para os operadores da indústria do transporte.

Transporte sustentável ocupa lugar de destaque na agenda

Empresas de todas as dimensões dão um peso acrescido à importância de mais práticas ambientais. Três quartos de todos os inquiridos reconheceram a sustentabilidade como um tema importante ou muito importante. Mais de metade dos inquiridos afirmou que é uma parte intrínseca dos valores da sua empresa.

“As respostas ao Inquérito de Realidade Sustentável da Goodyear de 2021 são muito animadoras, e sublinham que a sustentabilidade ambiental ocupa um lugar de destaque nas agendas da indústria. Além do maior enfoque na redução de emissões durante o fabrico de veículos novos, os gestores de frotas estão, claramente, a tomar medidas. Estão a responder aos desafios climáticos de uma forma positiva, para cumprir os objetivos de redução de carbono e apoiar o progresso rumo a um futuro climaticamente neutro," refere Maciej Szymanski, Director de Marketing de Commercial Business na Europa da Goodyear.

4 em cada 5 frotas têm objetivos claros para 2022

As frotas de mais de 500 veículos estão a liderar o caminho, ao incorporarem uma cultura centrada no meio ambiente nas suas operações diárias, e 70% das frotas de maior dimensão indicam que também definiram objetivos ecológicos claros. Para o outono de 2022, 4 em cada 5 frotas inquiridas indicam que contarão com indicadores-chave de desempenho em termos de sustentabilidade, o que representa um aumento de 38% por comparação com 2021.

“Embora a indústria avance rumo a um futuro mais verde, também se encontra num ponto crítico, dado que os fornecedores de transporte e logística de toda a Europa enfrentam flutuações na procura, e crescentes desafios operacionais marcados por pressões de tempo e custos, assim como por uma maior complexidade. Vemos uma clara necessidade de soluções simples, que cumpram os objetivos de sustentabilidade e eficiência. Para acelerar ainda mais esta mudança, é fundamental fazer da sustentabilidade um dado adquirido", afirma Maciej Szymanski.

Medidas mais populares e a importância dos incentivos

Uma das ações mais habituais que está a ser realizada é a renovação dos parques de veículos, com 68% dos operadores a renovaram a sua frota com opções mais limpas. Os grupos motopropulsores alternativos estão a aumentar, e, em frotas com mais de 500 veículos, 43% está a mudar para veículos elétricos, híbridos ou alimentados ​​por GNL.

Sessenta por cento das frotas já utiliza pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível. Nesse contexto, a Goodyear está a apoiar os fabricantes de camiões e as empresas de transporte no seu progresso rumo a um futuro mais ecológico. O pneu Goodyear FUELMAX ENDURANCE, recentemente apresentado, tem uma baixa resistência ao rolamento e atributos de durabilidade que ajudam as frotas nos seus objetivos de sustentabilidade, sem acrescentar complexidade às operações diárias.

Para reduzir ainda mais a pegada de carbono, as frotas estão a optar pela recauchutagem. Com a reutilização da carcaça do pneu, menos matérias-primas, menos desperdício e menos energia envolvida na produção, esta é outra solução simples para que as frotas reduzam a sua pegada de carbono. A recauchutagem da Goodyear utiliza bandas de rolamento da mesma qualidade que os seus pneus novos, o que oferece a mesma performance.

As medidas adicionais para melhorar a sustentabilidade ambiental da frota incluem a otimização dos comportamentos dos condutores, como as técnicas de condução ecológica. Cinquenta e cinco por cento dos operadores já empregam esta prática, e o estabelecimento de objetivos de consumo de combustível também está em marcha.

Das frotas inquiridas, 45% afirma estar familiarizado com a próxima legislação ambiental aplicável à indústria do transporte, incluídos os incentivos ambientais e os esquemas de impostos, além de outras regulamentações mais restritivas.

Os incentivos financeiros, como as isenções fiscais, são motivadores determinantes para 72% das frotas inquiridas. Um terço das empresas inquiridas vêm a sustentabilidade como uma forma de reduzir os custos operacionais.

Custo e complexidade põem travão à mobilidade verde

O principal obstáculo para tomar ainda mais ações de sustentabilidade é o custo: mais de 60% indicou que algumas soluções são demasiado dispendiosas. E setenta e nove por cento das frotas com mais de 500 veículos informa que os motivaria a efetuar maiores melhorias caso existissem incentivos financeiros disponíveis.

Quarenta e cinco por cento das empresas afirma que as soluções mais sustentáveis são demasiado complexas para serem integradas na sua atividade diária. Sem dúvida, os transportadores reconhecem o poder da inteligência de dados. 54% dos operadores empregam, agora, soluções telemáticas para ajudar a melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões.

O conjunto completo de soluções integrais de gestão de frotas e pneus da Goodyear pode ser facilmente integrado nas operações da frota. O Drive-Over-Reader e o DrivePoint da Goodyear proporcionam uma análise automatizada de pneus em segundos, de cada vez que um veículo visita o armazém. O Goodyear TPMS disponibiliza dados em tempo real aos operadores, e permite a conetividade total ao portfólio FMS (FleetManagementSolutions) da ZF daa marca Transics, que inclui uma solução de back-office baseada na Internet (TX CONNECT) e um portal que disponibiliza informação sobre a performance técnica e o estado do parque de reboques de uma flota (TX TRAILERFIT).


 

Sobre o inquérito de realidade sustentável

Ao abrigo do Inquérito de Realidade Sustentável, a Goodyear convidou as frotas de toda Europa a expressarem os seus pontos de vista acerca da sustentabilidade. 985 frotas de 36 países europeus participaram entre agosto e setembro de 2021. Em colaboração com a organização sem fins lucrativos TreeNation, foi plantada uma árvore por cada participante no inquérito, o que sublinha ainda mais o compromisso da Goodyear e o marco de responsabilidade corporativa Better Future.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos