Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MICHELIN E A FÓRMULA E

Quarta, 02 Fevereiro 2022 10:28 | Actualizado em Sábado, 25 Novembro 2023 03:12

MICHELIN E FÓRMULA E: O MELHOR LABORATÓRIO DE TESTES PARA OS PNEUS MICHELIN PILOT SPORT EV


  • Oitava temporada da ABB FIA Fórmula E arranca nos dias 28 e 29 de janeiro, em Ad Diriyah (Arábia Saudita), com um calendário composto por dez rondas e dezasseis e-Prix
  • Desde a estreia do campeonato, em 2014, Michelin colocou em pista três gerações do seu pneu de competição sustentável, o MICHELIN Pilot Sport EV.
  • Fruto da experiência acumulada na Fórmula E, Michelin lançou no mercado, em 2021, o MICHELIN Pilot Sport EV, especificamente concebido para veículos desportivos elétricos

Michelin e Fórmula E: parceiro fundador

A Michelin entrou como parceiro fundador da Fórmula E em 2013, um campeonato que teve a sua primeira temporada em setembro de 2014, em Pequim (China), com três objetivos principais. Por um lado, demonstrar o compromisso da Michelin com a mobilidade sustentável, afetando importantes recursos ao desenvolvimento de pneus específicos para automóveis elétricos. Em segundo lugar, mostrar a capacidade de inovação da Michelin, concebendo um pneu de competição revolucionário, aproveitando a oportunidade para introduzir soluções como a utilização de jantes de 18 polegadas para os monolugares de competição, uma medida inovadora, destinada a potenciar a transferência de tecnologia da competição para os automóveis de estrada. E, em terceiro lugar, voltar a utilizar a competição como o banco de testes mais exigente, para transferir essas aprendizagens para os pneus de estrada.

Volvida praticamente uma década, a eletrificação da indústria automobilística registou um considerável impulso, e a Fórmula E possui a chancela oficial de Campeonato do Mundo por parte da FIA, o que comprova o pensamento visionário da Michelin. Para mais, a revolução tecnológica que a Michelin desencadeou, com a sua participação na Fórmula E, está em linha com os planos do Grupo para reduzir a sua pegada de carbono e proteger o meio ambiente.

A Michelin utilizou a Fórmula E como laboratório de testes para o desenvolvimento de novas tecnologias, por forma a conceber novos pneus para o futuro. Desde a sua estreia, em 2014, foram colocadas em pista nada menos do que três gerações dos pneus MICHELIN Pilot Sport EV desenvolvidos para o campeonato de monolugares elétricos.

MICHELIN Pilot Sport EV: um pneu de competição revolucionário

Desde o primeiro momento, o MICHELIN Pilot Sport EV foi concebido como um pneu de competição muito diferente. Além de ser o primeiro pneu de 18 polegadas para um campeonato do mundo de monolugares, assemelhava-se muito a um pneu de estrada de produção em série, com desenho na banda de rolamento, e duas dimensões muito comuns nos automóveis de estrada: 245/40R18 para o eixo dianteiro, e 305/40R18 para o traseiro. Porém, apesar das suas similitudes com um pneu de estrada, o MICHELIN Pilot Sport EV está repleto de tecnologias que permitem aos pilotos da Fórmula E cumprir e-Prix completos, desde os treinos livres e a qualificação até à própria corrida, independentemente das condições climatéricas.

Este avanço permitiu que apenas fosse necessário fabricar 200 pneu para cada e-Prix desde o início do campeonato, quantidade muito reduzida por comparação com outras disciplinas da competição automóvel, que necessitam de uma produção, do transporte e da reciclagem de vários milhares de pneus por evento. Atualmente, os pilotos dispõem de um máximo de oito pneus (dois jogos) por cada e-Prix (12 pneus nos fins de semana com corridas duplas), pelo que a Fórmula E é o campeonato mundial da FIA que menos pneus utiliza. O que significa que é necessário fabricar, transportar e reciclar, após a respetiva utilização, menos pneus.

MICHELIN Pilot Sport EV2: umais uma volta por corridas graças a sua superior eficiência

O MICHELIN Pilot Sport EV2 foi para a pista na terceira época do campeonato, estabelecendo um novo padrão de eficiência energética no automobilismo. Mais de 25% do consumo de energia de um automóvel é utilizado para superar a resistência ao rolamento. Com a segunda geração deste pneu de competição, os engenheiros da Michelin conseguiram oferecer não só uma performance superior, mas também reduzir a resistência ao rolamento em 16%. Uma melhoria equivalente à capacidade de percorrer mais uma volta utilizando a mesma energia – para um mesmo circuito e nas mesmas condições –, por comparação com as duas primeiras temporadas do campeonato.

MICHELIN Pilot Sport: a terceira geração, mais leve e mais eficiente

Com a temporada de 2018/2019 chegou a nova geração dos monolugares elétricos, denominada Gen2, carros mais potentes, mais rápidos e com uma autonomia superior, que necessitavam de um pneu que lhes permitisse beneficiar deste potencial melhorado. Os datos recolhidos no decurso das quatro primeiras temporadas permitiram à Michelin desenvolver o novo MICHELIN Pilot Sport, que representou um passo em frente em duas áreas decisivas: leveza e eficiência.

  • Extremamente leve. Por comparação com a primeira geração dos pneus Michelin parala Fórmula E, os MICHELIN Pilot Sport para os eixos dianteiro e traseiro pesam 2,0 e 2,5 quilos menos, respetivamente, o que representa uma diminuição total de, aproximadamente, 9 kg por cada jogo de pneus, o equivalente ao peso de um pneu dianteiro.
  • Superior eficiência energética. Relativamente ao seu predecessor, o Pilot Sport EV2, a construção do MICHELIN Pilot Sport permite melhorar a resistência ao rolamento, o que proporciona aos monolugares elétricos uma autonomia extra, mantendo, e, inclusivamente, melhorando, o nível de performance e de segurança.

Concebido para realizar e-Prix completos, este pneu mais leve e eficiente confirmou o compromisso da Michelin com a proteção do meio ambiente.

Michelin Pilot Sport EV para automóveis elétricos de estrada de altas prestações

Depois de dar resposta, durante mais de 130 anos, às necessidades sempre em mutação dos automobilistas, a Michelin volta a ser pioneira com a criação de um novo segmento de pneus para automóveis elétricos de altas prestações, tornando-se no único fabricante de pneus que está presente nos sectores tanto de equipamento de origem como de substituição, com o MICHELIN Pilot Sport EV, e com uma gama de medidas para diâmetros de jantes que vão das 18 às 22 polegadas.

O MICHELIN Pilot Sport EV, caraterizado pelo seu baixo nível de ruído de rolamento e pelo seu desenvolvimento eco-responsável, com um balanço neutro de emissões de COno momento da compra, beneficia dos progressos que a marca realizou durante a sua participação na Fórmula E. A mais recente é a incorporação da tecnologia ElectricGrip CompoundTM, que recorre a um composto de borracha de alta rigidez na parte central da banda de rolamento, para proporcionar a máxima aderência de modo a lidar com a transmissão do binário do motor entregue pelos automóveis desportivos de propulsão elétrica. Por outro lado, os flancos da gama MICHELIN Pilot Sport EV incorporam a marcação com o acabamento aveludado que realça o visual desportivo do pneu.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV também reduz em 20% o ruído de rolamento(1), graças à tecnologia AcousticTM, constituída por uma espuma específica de poliuretano colada no interior do pneu, que amortece a ressonância do ruído percebido no interior do veículo. E a sua reduzida resistência ao rolamento proporciona até mais 60 km de autonomia(2).

Para conseguir um balanço neutro de carbono(3) ao longo de toda a vida útil do pneu, e satisfazer, assim, as exigências dos proprietários de automóveis desportivos elétricos, a Michelin comprometeu-se a neutralizar as emissões de CO2 associadas ao processo de fabrico do pneu e ao seu transporte até ao ponto de venda. Tal implica o investimento em fundos de carbono Livelihoods, dedicados a compensar e absorver as emissões residuais de CO2 associadas à produção de pneus, até que seja possível eliminá-las por completo.

O MICHELIN Pilot Sport EV comprova a capacidade de inovação da marca num contexto cada vez mais competitivo, uma vez que, até 2024, pretende multiplicar por oito as suas vendas neste mercado em grande crescimento.

 

Calendário do Campeonato do Mundo ABB FIA Fórmula E 2021/2022

28-29 janeiro: Ad Diriyah (Arábia Saudita)

12 fevereiro: Cidade do México (México)

9-10 abril: Roma (Itália)

20 abril: Mónaco

14-15 maio: Berlim (Alemanha)

4 junho: Jakarta (Indonésia)

2 julho: Vancouver (Canadá)

16-17 julho: Nova Iorque (USA)

30-31 julho: Londres (Reino Unido)

13-14 agosto: Seul (Coreia do Sul)

 

(1) Medição de ruído interno, realizada em 2016 na medida 245/45 R19, num KIA Cadenza. Os resultados podem variar segundo o veículo, a gama e a dimensão dos pneus, a velocidade e as condições da estrada.

(2) Estudo interno sobre a resistência ao rolamento, realizado em 10/2020, na medida 255/45 R19, comparando o MICHELIN Pilot Sport EV com o MICHELIN Pilot Sport 4 SUV. Resultado para um veículo elétrico com uma massa de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km.

(3) A Michelin reduziu as emissões de CO2 das suas instalações industriais em 25% desde 2010, e prevê a sua neutralidade de carbono para 2050. A Michelin participa no financiamento de projetos concebidos para absorver ou evitar as emissões de CO2, e recorre aos créditos de carbono derivados destes projetos ao nível das emissões residuais vinculadas à produção de pneus MICHELIN Pilot Sport EV (desde a extração das matérias-primas à entrega dos pneus ao cliente).

 

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123 600 pessoas e dispõe de 71 centros de produção de pneus, que, em 2020, fabricaram 170 milhões de pneus (www.michelin.pt).

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos