Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MASERATI BOOMERANG CUMPRE MEIO SÉCULO

Sexta, 11 Março 2022 05:31 | Actualizado em Quarta, 22 Novembro 2023 12:00

MASERATI BOOMERANG CUMPRE 50 ANOS


 Um automóvel de sonho, um modelo extremo, futurista, quase irracional, definitivamente belo, e capaz de ficar impresso na memória de todo e qualquer apaixonado pelos automóveis: meio século passou sobre 9 de março de 1972, dia em que o Maserati Boomerang fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra. Um conceito criado pela reconhecida mão de Giorgetto Giugiaro e produzido pela Italdesign.

Maserati Boomerang: uma maquete fez uma fugaz aparição no Salão Automóvel de Turim de 1971, e apenas um exemplar alguma vez foi construído, o tal que apresentado na mostra suíça, em 1972, enquanto veículo matriculado e totalmente funcional. A base utilizada pela Italdesign (chassi e toda a mecânica) foi um Maserati Bora, com motor central traseiro de oito cilindros em V dispostos a 90° e 4719 cc de capacidade. Era capaz de disponibilizar 310 cv, para uma velocidade máxima próxima dos 300 km/h. A tração era traseira, e a caixa manual de cinco velocidades.

O coupé desportivo de dois lugares nunca entrou em produção. Ao invés, deixou um legado estilístico que continuou a viver não só em criações posteriores de Giugiaro, mas também noutros projetos, servindo como inspiração para vários outros fabricantes de automóveis na Europa e nos Estados Unidos da América.

A originalidade do Boomerang, do ponto de vista estético, foi demonstrada pela sua forma afilada, e pelas suas linhas expressivas e marcantes, que se conjugavam numa imagem de penetração, potência e velocidade.

O modelo foi concebido ao longo de uma linha horizontal que dividia o automóvel em dois, com um para-brisas inclinado e um teto panorâmico. Os originais vidros, especialmente nas duas portas, eram intervalados por uma faixa de metal. As óticas dianteiras quadradas retráteis destacavam-se na frente, juntamente com os farolins horizontais na traseira.

Era um automóvel extremamente moderno também em termos do seu interior, em que o painel de instrumentos estava montado no volante sem braços, e os bancos montados numa posição extremamente baixa.

O único espécime do Boomerang alguma vez produzido também fez outras aparições em competições internacionais. Mudaria de mãos entre diversos proprietários, acabando por ser protagonista de diversos leilões, e foi, inclusivamente, utilizado em anúncios publicitários.

O Maserati Boomerang, por muitos considerado uma genuína obra de arte, foi revolucionário, ao ponto de influenciar o design de sucessivos modelos, dando continuidade à tradição da Maserati enquanto marca capaz de criar conceitos automóveis únicos, modelos emblemáticos e vanguardistas que foram pioneiros em termos de tecnologia e estilo.

Agora, mais do que nunca, a Maserati é única pelo seu design e inovadora por natureza, com o superdesportivo MC20, o novo SUV Grecale SUV e o motor Nettuno, um sinónimo patenteado de revolução tecnológica.

 

Maserati S.p.A.

A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, imediatamente reconhecíveis pela sua extraordinária personalidade. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e ao seu caráter exclusivo inato, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, desde sempre tendo sido uma referência para a indústria automóvel global. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional.  Embaixadores deste legado são o topo de gama Quattroporte, a berlina desportiva Ghibli e o Levante, o primeiro SUV construído pela Maserati, todos modelos caraterizados pela utilização de materiais da mais elevada qualidade e de excelentes soluções técnicas. O Ghibli e o Levante estão agora disponíveis em versão híbrida, e são os primeiros automóveis eletrificados da marca do Tridente. Uma gama completa, equipada com motores V6 e V8 a gasolina, e híbridas de quatro cilindros, com tração traseira e integral. A Coleção Trofeo, composta pelo Ghibli, pelo Quattroporte e pelo Levante, equipados com o poderoso motor V8 de 580 cv, está ainda mais imbuída do ADN da marca do Tridente em termos de performance. O topo da gama é o superdesportivo MC20, animado pelo revolucionário motor V6 Nettuno, que incorpora tecnologias derivadas da F1, pela primeira vez disponíveis numa unidade motriz de um automóvel de produção em série.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos