Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - NOVO VOLKSWGAEN ID.BUZZ

Sexta, 20 Maio 2022 08:37 | Actualizado em Domingo, 10 Dezembro 2023 16:10

O novo ID. Buzz1 e o ID. Buzz Cargo1: Um design puro de linhas clássicas para a mobilidade atual

Volkswagen ID. Buzz

Jozef Kabaň, Chefe de Design da Volkswagen, com o ID. Buzz e o T1.

  • Os designers do ID. Buzz fazem declarações exclusivas

  • Jozef Kabaň, Chefe de Design da Volkswagen: "Transferimos os genes do primeiro VW Bus para a era da eletromobilidade e da sustentabilidade"

  • Design exterior simples e funcional, secção frontal icónica e faróis com um toque humano

  • Interior confortável e espaçoso, do tipo lounge, com materiais sustentáveis

O ícone está de volta! Com o ID. Buzz1 e o ID. Buzz Cargo1, a Volkswagen traz o ADN do Pão de Forma original para o presente e para o futuro. Tal como o primeiro Bus de 1950, os novos modelos foram desenhados de forma simples e funcional, ao mesmo tempo que despertam uma série de emoções. Mas como é que isso foi conseguido? Os designers da Volkswagen falam em exclusivo do seu trabalho.

“A T1 foi um ícone dos anos 50”, afirma Jozef Kabaň, Chefe de Design da Volkswagen. “Com o ID. Buzz, estamos a transportar o seu ADN para a era da eletromobilidade. Trata-se da transmissão dos genes e dos elementos de ‘design’ do ícone para a era digital. O ID. Buzz é intemporal, sustentável e extremamente funcional ao mesmo tempo. São estas qualidades que o tornam único. O que traz muita simpatia e sentimento de união para a estrada."

Com o ID. Buzz, a Volkswagen está a entrar num novo segmento de mercado e, ao fazê-lo, está a acelerar a sua chegada em modo elétrico a todas as classes de veículos, como parte da sua estratégia ACCELERATE. Até 2030, pelo menos 70 por cento das vendas da Volkswagen na Europa deverão ser de automóveis totalmente elétricos. Ou seja, mais de um milhão de veículos. Na América do Norte e na China, a quota de automóveis elétricos deverá ser de pelo menos 50 por cento.

 

Caráter simples. Com as suas linhas únicas, o ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo – a versão de 5 lugares e a de carga, respetivamente – estão a seguir o seu antecessor. “Um ícone está muito ligado à simplicidade”, diz Marco Antonio Pavone, Chefe de Design de Exteriores da Volkswagen. “Todas as crianças podem desenhar um veículo como o T1 com apenas algumas linhas. E quando vejo o ID. Buzz, posso dizer: ‘Wow, aqui está, perfeito’”, acrescenta Roland Faller, Chefe de Design de Exterior da Volkswagen Veículos Comerciais. “O ID. Buzz Cargo não é apenas prático. É, igualmente, uma inovação notável, com o seu ‘design’ expressivo e um elevado grau de funcionalidade", continua.

Volkswagen ID. Buzz

Os designers da Volkswagen falam de cada detalhe do ID. Buzz - aqui na parede LED.

 

O design frontal em forma de V e o grande logótipo VW. A secção frontal mostra o quanto os dois novos modelos estão a assumir o ADN de design do modelo antigo e, por isso, vão colocar um sorriso no rosto das pessoas. O capot em forma de V, grande e com o proeminente logótipo VW, dá um aspeto carismático à dianteira, enquanto uma faixa de luz une os faróis. As secções lateral e traseira prolongam a separação do design numa zona superior e numa zona inferior. Isto torna-se especialmente marcante com a pintura opcional em dois tons, mais uma vez, reminiscente do histórico T1.

 

Proporções harmoniosas e excelente aerodinâmica. As proporções pragmáticas da carroçaria da mais recente interpretação do Bus, agora com zero emissões, são fascinantes. As grandes rodas estão colocadas nos extremos da carroçaria para utilizar de forma ideal o espaço disponível na sua compacta pegada. O coeficiente aerodinâmico, que é especialmente importante para a eficiência de um veículo elétrico, é de apenas 0,285 no ID. Buzz. No clássico T1 era de 0,44.

 

Jantes de duas partes. As jantes são, também, particularmente importantes. Apresentam o seu próprio design inovador e, ao mesmo tempo, são importantes para a eficiência e autonomia do veículo. "As jantes são de facto muito importantes para um veículo elétrico", explica Ranbir Kalha, o designer responsável pelas jantes e rodas. "Têm de satisfazer muitas exigências técnicas. A questão principal é a aerodinâmica, sem dúvida, e uma segunda questão é o peso. Especialmente para o ID. Buzz, as jantes parecem ser feitas de uma só peça, mas na realidade são jantes híbridas. São compostas por duas partes e, por conseguinte, são muito leves. Este tipo de jante está a ser utilizado pela primeira vez no ID. Buzz", continua Kalha, acrescentando: "Para além disso, as novas jantes enaltecem o aspeto individual do ID. Buzz, indo do funcional, ao desportivo, ao elegante, dependendo do gosto de cada um."

A maior distância entre eixos da plataforma MEB. A versão de 1950 do Bus, com a designação exata Type 2 T1, tinha uma carroçaria autoportante, especialmente desenvolvida, um comprimento de 4,28 metros e uma distância entre eixos de 2,40 metros. O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo são uns bons 40 centímetros mais longos. Assentam sobre a versátil plataforma modular elétrica (MEB) da Volkswagen. A sua distância entre eixos é de 2,99 metros e é a mais longa de todos os modelos MEB. O designer de exteriores, Einar Castillo Aranda, salienta que "a plataforma com os seus componentes de tração compactos permitiu-nos colocar as rodas dianteiras mais à frente e colocar o condutor numa posição mais avançada e relativamente mais alta no veículo. O resultado é uma silhueta monolítica com um capot integrado de forma harmoniosa."

Volkswagen ID. Buzz

Discussão intensaEmbora o ID. Buzz não esteja equipado com um motor de combustão, que normalmente ocupa muito espaço nos modelos convencionais, a sua secção dianteira dispõe de muita tecnologia, desde o sistema de aquecimento e ar condicionado até ao servofreio elétrico. Para tal, foram feitos muitos estudos. "O espaço onde se encontram instalados os faróis é muito estreito. Discutimos esta questão com os nossos colegas do Desenvolvimento, de modo a poder manter o volume do carroçaria próximo das rodas. Também aqui, o principal objetivo era manter a silhueta monolítica", explica Aranda.

Palavra-chave: faróis. Como todos os modelos ID., o ID. Buzz recorre exclusivamente a LEDs, com a iluminação IQ. LIGHT disponível a pedido. Os seus faróis de matriz LED conferem uma personalidade muito forte ao veículo, tal como Urs Rahmel, Chefe de Iluminação e Design de Jantes, observa: "Era importante para nós usarmos iluminação com animação para dar uma característica humana ao veículo. Como consequência, o ID. Buzz interage de forma inteligente com o ambiente que o rodeia". Sandra Sturmat, colega de Rahmel, explica: "Como membro da família ID., o ID. Buzz inicia uma animação de boas-vindas quando o condutor se aproxima dele. Parece que o veículo está a abrir os olhos, como se estivesse à procura de contato visual. Pensamos que esta interação irá criar uma ligação emocional."

Volkswagen ID. Buzz

Os designers examinam o modelo de pré-produção do ID. Buzz

Interior com linhas suaves. Através da sua simplicidade, o design do ID. Buzz e do ID. Buzz Cargo segue a genética do clássico T1, na sua versão moderna. Esta filosofia torna-se evidente no interior, por exemplo, no tablier linear - como no T1 - com os seus elementos discretamente dispostos, incluindo o inteligente conceito de controlos com o volante multifunções e com os dois ecrãs digitais.

Muito espaço. O compacto sistema de propulsão elétrica e a bateria integrada no piso do veículo traduzem-se num espaço aberto e num conceito espacial amplo que privilegia ainda mais as pessoas e as suas necessidades. Tem uma grande habitabilidade, diversas zonas de armazenamento, interfaces acessíveis ao condutor e aos passageiros, bem como uma sensação de espaço que é ampla, leve e arejada. Jozef Kabaň, declara: "Desenvolvemos uma configuração de veículo com um conceito interior muito lógico e intuitivo, bem como com uma utilização variável do espaço". Os bancos da frente no ID. Buzz estão posicionados a um nível relativamente alto, típico do Bus original, e equipados com apoios de braços. O modelo topo de gama dos bancos, com as suas inúmeras opções de configuração, foi distinguido pela sua ergonomia pela associação alemã Aktion Gesunder Rücken (AGR).

Um lounge com estilo e charme. O interior do ID. Buzz é, simultaneamente, de alta qualidade, elegante e acolhedor, tal como uma moderna sala de estar. Tomasz Bachorski, Chefe de Design de Interiores da Volkswagen, explica: "O nosso objetivo era trazer a casa dos nossos clientes para o interior do veículo. E isto em todos os seus aspetos, desde os materiais até ao equipamento digital a que se está habituado em casa." Foi dada muita atenção à conjugação de funções, cores e materiais. Nos interiores, é de série o pack "Style" que acrescenta exclusividade, as cores correspondem à da pintura exterior e o volante em "Electric White" acrescenta um toque interessante. Um detalhe especial e cativante pode ser encontrado nas laterais e no acabamento dos bancos, onde são embutidas silhuetas estilizadas do ID. Buzz em relevo. A iluminação ambiente de trinta cores é de série (pack Style).

Em perfeita harmonia. Design e função têm de combinar na perfeição em cada detalhe, como explica Doreen Langner da CAD Interior Design, usando a luz ambiente como exemplo. "Verificámos, com a ajuda de dados de ‘design’ no computador, a forma como a luz será distribuída pelo veículo. E se esta for refletida no para-brisas, temos de ajustar o desenho do painel de instrumentos para que a luz seja absorvida e não perturbe o condutor”.

The new ID. Buzz and the ID. Buzz Cargo: Clean design along classic lines for modern-day mobility

Ao escolher os materiais, o tópico da sustentabilidade teve um papel importante para as designers de interiores

 

Tecidos de material reciclado. A sustentabilidade teve um papel importante na escolha de materiais para o ID. Buzz. Não há qualquer tipo de couro animal no seu interior. Alguns dos revestimentos serão fabricados com um tecido cujo fio será feito a partir de garrafas PET recicladas e plástico que foi recuperado do mar.

Vídeo sobre o exterior, aqui: https://youtu.be/OrHp6PjDbaI
Vídeo sobre o design do interior, aqui: https://youtu.be/7sPd0fVgd5M

 

1. ID. Buzz/ID. Buzz Cargo – Os veículos são unidades concept de pré-produção e não estão ainda disponíveis para venda.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos