Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - NISSAN ARIYA PRONTO PARA AVENTURA ÉPOCA

Sexta, 10 Fevereiro 2023 20:29 | Actualizado em Terça, 23 Abril 2024 20:07

Nissan Ariya pronto para aventura épica: a primeira expedição em automóvel elétrico desde o Polo Norte ao Polo Sul

 Nas paisagens da Islândia, com condições semelhantes ao Ártico, a equipa de expedição Polo a Polo e a Nissan revelaram a versão final do Crossover 100% elétrico Nissan Ariya que vai percorrer os 27.000km que separam o Polo Norte magnético do Polo Sul.


Um Nissan Ariya e-4ORCE, especialmente preparado, levará Chris e Julie Ramsey numa aventura elétrica que pretende demonstrar as capacidades dos VEs e constituir-se um exemplo positivo contra a crise climática. Trata-se da primeira expedição em automóvel elétrico desde o Polo Norte ao Polo Sul.Nas paisagens da Islândia, com condições semelhantes ao Ártico, a equipa de expedição Polo a Polo e a Nissan revelaram a versão final do Crossover 100% elétrico Nissan Ariya que vai percorrer os 27.000 km que separam o Polo Norte magnético do Polo Sul.

Durante esta aventura épica, prevista para arrancar em março deste ano, o Ariya terá de lidar com terrenos e ambientes de tirar o fôlego, mas extremos, incluindo campos de gelo, neve profunda, subidas íngremes de montanha e dunas inóspitas do deserto. A Arctic Trucks, especialista em veículos para expedições polares, tem colaborado com as equipas de design e engenharia da Nissan para preparar o Ariya para estas condições difíceis.

ARIYA E-4ORCE ASSUME

A DERRADEIRA EXPEDIÇÃO ELÉTRICA

O Nissan Ariya e-4ORCE e a equipa Chris e Julie Ramsey preparam-se para o inédito desafio da primeira expedição elétrica do Polo Norte magnético ao Polo Sul nas paisagens geladas da Islândia.

As modificações introduzidas pelas equipas de engenharia foram intencionalmente mínimas. O Nissan Ariya e-4ORCE manteve a sua motorização elétrica original, com a configuração de dois motores elétricos e o inovador e exclusivo sistema de tração integral da Nissan, o e-4ORCE, desenvolvido exclusivamente para as motorizações elétricas e eletrificadas da marca.

Quando associadas ao e-4ORCE, estas modificações permitirão ao Ariya enfrentar terrenos extremos, mantendo o conforto e controlo necessários para chegar ao Polo Sul. As alterações exteriores conferem-lhe também um visual ainda mais robusto e personalizado, a que não são alheios a suspensão elevada e arcos de rodas alargados para acomodar os enormes pneus todo-o-terreno de 39 polegadas, essenciais para garantir que a expedição do Ariya possa enfrentar as condições e terrenos mais desafiantes da viagem.

Ao lado de um deslumbrante design exterior e um interior acolhedor, o Ariya da expedição tem mais um equipamento importante: uma máquina de café expresso embutida para garantir aos aventureiros Chris – um amante confesso de café – e sua esposa Julie, o conforto necessário na sua viagem até ao Polo Sul.

«Uma das coisas que sustenta todas as aventuras que fazemos é que utilizamos sempre um automóvel elétrico de produção normal e fazemos alterações mínimas, apenas as realmente necessárias, para demonstrar claramente as capacidades reais e quotidianas dos VEs, independentemente de onde são conduzidos. O nosso Nissan Ariya não é diferente, uma vez que o motor e a bateria do automóvel permanecem os de origem, demonstrando o quão capaz e versátil é a versão de produção do Ariya», comentou Chris Ramsey.

«Modificámos a suspensão e alargámos os arcos das rodas para que possamos beneficiar de uma plataforma estável em terrenos mais acidentados e do suporte dos pneus BF Goodrich de 39 polegadas. Estou incrivelmente entusiasmado por estar ao volante do que já era um automóvel brilhante, mas agora sente-se equipado para unir as pontas do mundo em grande estilo», sublinhou Chris Ramsey.

UNIDADE DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PORTÁTIL

Enquanto a cafeína ajudará Chris e Julie a focarem-se nas partes longas e isoladas da viagem, o casal também pode capturar a beleza destes ambientes espetaculares usando um drone, que podem lançar diretamente a partir da plataforma existente sobre o tejadilho.

Uma outra inovação é a unidade de energias renováveis portátil que será usada para carregar o Ariya nas regiões polares. O reboque protótipo inclui uma turbina eólica e painéis solares leves que irão aproveitar os ventos fortes e longas horas de luz do dia para fornecer carga para a bateria do Ariya quando Chris e Julie pararem para descansar.

Julie Ramsey, copiloto do Polo ao Polo, referiu que «o planeamento e preparação da viagem tem sido uma grande parte das nossas vidas nos últimos quatro anos, por isso estou ansiosa por começar a expedição em março».

«Vamos encontrar-nos ao longo da viagem com muitas iniciativas interessantes de comunidades e indivíduos que estão a tomar medidas positivas contra as alterações climáticas e estou entusiasmada por partilhar estas experiências e histórias com todos os que seguirem a nossa viagem. Estamos a fazer algo que nunca foi tentado antes, um feito inédito, e, em última análise, é isso que torna tudo tão excitante», acrescentou Julie Ramsey.

«Com o Ariya, a nossa equipa de design global despejou os seus corações e almas no automóvel e concebeu este produto muito especial. Desenhámos este automóvel com uma visão de que iria cumprir o seu papel em muitos e variados ambientes», comentou Matthew Weaver, vice-presidente da Nissan Design Europe.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos