Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - SEGUNDO A INFORMAÇÃO DO CRÉDITOYCAUCION

Quinta, 13 Fevereiro 2025 13:34 | Actualizado em Domingo, 23 Março 2025 21:10

Aumentam os riscos para as perspetivas do Brasil

A seguradora de crédito antecipa novos aumentos nas taxas de juros oficiais no Brasil para 12% no primeiro trimestre do ano, em resposta à inflação e à desvalorização da moeda.
 
A economia brasileira provou ser mais resistente do que o esperado em 2024, mas espera-se que o crescimento desacelere nos próximos anos. De acordo com as últimas Perspetivas Económicas divulgadas pela Crédito y Caución, o regresso ao aperto da política monetária irá atenuar a procura interna em 2025 e 2026, elevando o crescimento do PIB para cerca de 2% ao ano.

A governabilidade continua a ser o principal desafio para as perspetivas económicas do Brasil e piorou após as eleições de meio do mandato em 2024. A atual administração brasileira depende de uma ampla coligação que abarca diferenças significativas. Embora tenham sido adotadas importantes reformas estruturais, especialmente relacionadas com a simplificação fiscal, é mais improvável que se chegue a acordo sobre medidas progressivas de aumento das receitas fiscais para cumprir os objetivos orçamentais.

Os gastos sociais do atual governo, um dos principais impulsionadores da forte procura das famílias, geraram incertezas económicas que pesam sobre as perspetivas de crescimento do Brasil. A moeda brasileira sofreu forte pressão de queda, perdendo 16% de seu valor em relação ao dólar americano em 2024. Isso reacendeu as pressões de preços no Brasil, empurrando a inflação para valores acima do limite máximo de 4,5% estabelecido pelo banco central.

Em resposta, o banco central brasileiro iniciou um ciclo de aperto monetário em setembro de 2024. O relatório da seguradora de crédito prevê novos aumentos para até 12% no primeiro trimestre de 2025. Isso limitará o crescimento económico futuro, permitindo que o banco central comece a cortar as taxas no segundo semestre de 2025, potencialmente terminando o ano em 11%.


Sobre a Crédito y Caución
 
Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. A nossa actividade consolida-se no GCO
O que é o seguro de crédito?
 
O seguro de crédito constitui um sistema integral de gestão de crédito que protege as empresas seguradas dos incumprimentos de pagamento dos seus clientes, melhora o seu acesso ao financiamento, bem como as suas capacidades de prospeção comercial em qualquer mercado, interno e externo. Contribui decisivamente na mitigação dos riscos de crédito em processos de internacionalização. A efetividade da sua proteção baseia-se em três garantias:

Prevenção. Realizamos um seguimento permanente dos clientes dos nossos segurados. As nossas linhas de crédito comercial abrangidas por essa análise em todo o mundo superaram os 893.000 milhões de euros no final do último exercício.

Indemnização. As nossas opiniões sobre a capacidade de pagamento dos clientes encontram-se cobertas pelo seguro. No caso de não pagamento, os segurados recebem uma indemnização pelas perdas vinculadas às suas operações comerciais.

Cobrança. O não pagamento ativa mecanismos orientados à recuperação dos créditos não pagos em qualquer mercado do mundo, mesmo depois de paga a indemnização.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos