Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MUDANÇA NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA SYMINGTON

Quinta, 13 Fevereiro 2025 13:45 | Actualizado em Terça, 25 Março 2025 14:02

Johnny Symington, Presidente do Conselho de Administração da Symington, reforma-se após 40 anos na empresa e passa

o testemunho aos seus primos e à próxima geração

 

  • Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates desde 2019, reforma-se após 40 anos a trabalhar ao lado de membros da 3.ª, 4.ª e 5.ª gerações da sua família

 

  • O seu primo, Rupert, até agora CEO, sucede-o como presidente. Outro primo, e diretor de produção, Charles, foi designado co-CEO, juntamente com Rob, da 5.ª geração

 

 

Johnny Symington irá reformar-se formalmente no final de fevereiro de 2025. Rupert Symington, produtor de vinho de 4.ª geração assumiu, entretanto, o lugar de Presidente do Conselho de Administração da Symington Family Estates, tendo ocupado até aqui o cargo de CEO. O seu primo, Charles, foi nomeado CEO conjunto e continuará responsável por toda a área de produção de vinhos da família. Rob Symington, da 5.ª geração, foi nomeado CEO conjunto e terá a seu cargo a orientação da área comercial, enoturismo, people and culture e sustentabilidade. Juntam-se-lhes seis outros elementos da 5.ª geração: Charlotte, Harry, Anthony, Vicky, Teresa e Hugh, com responsabilidades nas áreas de marketing, vendas e enoturismo.

 

A Symington Family Estates passou por enormes transformações ao longo dos últimos 40 anos desde a entrada de Johnny Symington na empresa. As quatro marcas históricas de vinho do Porto da família: Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, lançaram um conjunto excecional de produtos premium com abordagens concebidas para fortalecer a relação com consumidores existentes, bem como atrair novas gerações.

 

A família estreou-se na produção de vinhos tranquilos em 1999 e, ao longo dos últimos 25 anos, desenvolveu um amplo e rico portfólio de vinhos elaborados nas regiões do Douro, Alentejo e Vinho Verde, além da produção de vinho espumante em Hampshire, Reino Unido.

 

Também o pilar de enoturismo foi alvo de forte expansão, particularmente nos anos mais recentes sob a liderança de Johnny Symington. Este crescimento incluiu a abertura de dois novos restaurantes na Quinta do Bomfim (uma das propriedades da família no Douro), um centro de visitas na Quinta da Fonte Souto no Alentejo e um novo e aliciante projeto na baixa do Porto, a estrear brevemente.

 

‘Estes últimos 40 anos constituíram um período de progresso, inovação e crescimento incríveis. A nossa empresa atravessou grandes e sucessivas transformações nestas décadas, o que lhe permitiu tornar-se mais relevante e bem-sucedida num mercado em acelerada mudança e altamente competitivo. O que mais me tem impressionado ao longo destes anos são as pessoas que fazem as coisas acontecer. Apesar das constantes mudanças, a sua motivação, adaptabilidade e empenho moldaram a nossa empresa para o melhor. A resiliência e coragem durante a pandemia do covid-19 foi verdadeiramente impressionante. Tenho enorme confiança naqueles que me vão suceder, bem como no futuro da empresa. Estou convicto que o nosso duradouro legado e reputação de qualidade e confiabilidade irão perdurar. Manteremos a nossa capacidade de adaptação a um mundo que muito provavelmente mudará nos próximos 40 anos tanto ou mais que nos últimos 40.’ – Johnny Symington.

 

Johnny Symington nasceu no Porto em 1960, fazendo parte da 4.ª geração da família criada no seio do setor do vinho do Porto, embora a sua linhagem no vinho do Porto remonte a mais de três séculos e 13 gerações, a meados do século XVII, pelo lado da bisavó paterna, Beatriz Leitão de Carvalhosa Atkinson. Após concluir os estudos em Portugal e Inglaterra, trabalhou em Londres numa empresa tecnológica ligada ao ramo farmacêutico antes de regressar a Portugal em 1985 para ingressar na empresa familiar. Passado algum tempo, foi designado diretor comercial e, em 1994, foi nomeado diretor geral conjunto. Nestes cargos, o seu dinamismo, visão e empenho constituíram - ao lado do seu pai, tios e primos - um contributo notável para o extraordinário ciclo de crescimento e sucesso da Symington Family Estates. Foi cônsul-honorário do Reino Unido no Porto entre 2005 e 2013 e, pelos serviços em prol da comunidade britânica no norte de Portugal, foi condecorado com a ordem MBE pela Rainha Isabel II. Em 2019, ascendeu ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da Symington Family Estates.

 

 

 

Sobre a Symington Family Estates:

Os Symington de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão para produzir vinhos do Porto e vinhos tranquilos de elevada qualidade com um forte compromisso com a região e as suas pessoas.

Hoje, nove Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de vinho do Porto: Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, bem como nos seus vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e na parceria Prats & Symington (Chryseia), além dos mais recentes projetos da Quinta da Fonte Souto no Alto Alentejo e da Casa de Rodas em Menção e Melgaço (Vinho Verde). Estão também presentes nos vinhos espumantes, Vértice (Caves Transmontanas) e Hambledon, no Reino Unido, detendo 50% de cada um destes produtores.

A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro com 25 quintas que totalizam mais de 2 500 ha, dos quais 1 050 de vinha. A empresa familiar foi uma das fundadoras da Primum Familiae Vini, uma associação de 12 famílias europeias produtoras de vinho.

Todas as vinhas são geridas sob regimes sustentáveis, e 110ha têm certificação biológica — a maior área de vinha biológica no norte de Portugal. A família tem efetuado investimentos significativos em I&D na viticultura para adaptação às alterações climáticas e promove um ambicioso plano de sustentabilidade que integra um conjunto de metas públicas.

A empresa possui a certificação B Corporation, primeiro produtor de vinhos em Portugal a dar este importante passo, juntando-se a uma comunidade global empresarial auditada segundo os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, com o compromisso de usar o negócio como uma força para o bem. Em 2023, a empresa foi a primeira do país a obter a certificação no Referencial Nacional de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola o e no ano seguinte foi nomeada Empresa Verde do Ano nos Drinks Business Awards 2024.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos