Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO&INDUSTRIA - ERROS NAS LAVAGENS DO SEU CARRO

Quarta, 21 Julho 2021 17:29 | Actualizado em Terça, 27 Julho 2021 15:25

Não manter uma limpeza regular do automóvel, não respeitar todas as fases de lavagem, eliminar as manchas a seco e usar produtos  não adequados são alguns dos principais erros destacados pelos peritos.

 

Erros habituais nas lavagens durante o verão que podem danificar o veículo

 

  • Não remover de imediato os resíduos de maresia, areia, insetos, dejetos e sujidade pode provocar danos irreversíveis na pintura, pelo que se recomenda, no mínimo, uma limpeza semanal.

  • Aconselha-se uma lavagem regular com cera na fase final da operação para proteger a pintura e outros componentes. Também não deverá ser ignorada a limpeza das palhetas dos limpa para-brisas.

  • A utilização de produtos hidroalcóolicos não é adequada para a higienização interna do automóvel, pois resseca o material dos acentos e afeta a tela táctil e  plásticos.

  • A ISTOBAL recorda que é proibido lavar o carro na via pública e que a limpeza manual em âmbito doméstico com mangueira produz um maior consumo de água, além de contaminar o meio ambiente.

 

 Não manter uma limpeza regular do automóvel, não respeitar todas as fases da lavagem, eliminar as manchas a seco e usar produtos não adequados são alguns dos erros habituais cometidos durante as lavagens de verão que podem danificar o veículo. Assim foi enfatizado  hoje pela ISTOBAL, grupo espanhol especializado em soluções de lavagem e cuidados para automóveis, que aconselhou a realização de, pelo menos, uma limpeza semanal nesta época do ano para proteger o veículo.  

A empresa destaca que a sujidade acumulada na lataria  deteriora a pintura, afeta a própria tonalidade da cor e provoca uma perda do brilho. Consequentemente, os peritos recordam que a limpeza dos resíduos de areia, maresia ,  resina, insetos e dejetos de pássaros deve realizar-se o mais rapidamente possível, uma vez que o calor e a exposição solar aceleram o processo de corrosão e podem produzir danos irreversíveis na pintura, oxidar ou  riscar  diferentes partes do veículo. 

De igual modo, a ISTOBAL recomenda que sejam respeitadas todas as fases da lavagem (pré-lavagem, lavagem, passagem por água, enceramento e secagem), dado que em muitas ocasiões costuma ignorar-se a pré-lavagem.  Na opinião da empresa, a pré-lavagem é conveniente – mesmo quando o veículo não apresenta muita sujidade – com o objetivo de eliminar todo o tipo de sujidade , pó e resíduos orgânicos, além de proteger assim  a lateria  do automóvel e outros componentes.

Antes de iniciar a pré-lavagem, a empresa aconselha a realização de uma passagem por água rápida para arrefecer a superfície do carro, caso esteja muito quente. Da mesma forma, recomenda o uso de Shampoo  antimosquitos e de ceras de polimento a fim de resguardar a carroçaria dos raios ultravioleta e manter o carro limpo durante mais tempo.

Nos centros de lavagem a pressão, recomenda ainda que se mantenha uma distância mínima de 30 cm desde a ponta da lança até ao veículo, de modo a evitar uma pressão de água excessiva sobre o carro. No momento da limpeza dos pneus, deve evitar-se a incidência no mesmo ponto durante mais de 5 segundos, assim como diretamente entre a roda  e o pneu, para não danificar as juntas. Também não é conveniente aplicar o jato de água de alta pressão diretamente sobre os componentes elétricos.

Assim, a empresa adverte que a remoção das manchas do veículo a seco pode danificar o automóvel, e é aconselhável a utilização da escova com um programa de lavagem com água e um produto de limpeza adequado. Adverte também, que o  uso de produtos inadequados, como trapos e esponjas velhas e abrasivas, podem danificar a superfície do veículo.

Ignorar a limpeza das palhetas  dos limpa para-brisas é  um outro dos erros frequentes referidos pela ISTOBAL. Estas borrachas se deterioram  com frequência devido ao calor e é aconselhável umedecê-las periodicamente para evitar que sequem, além de se utilizar um pano de microfibras para eliminar quaisquer substâncias e facilitar a sua secagem posterior.

Erros mais comuns na limpeza interior

              Para a limpeza interna, a ISTOBAL aconselha o uso de produtos específicos e recomendados para a limpeza destas superfícies. Nesse sentido, destaca que o uso de produtos hidroalcóolicos para a limpeza e higienização interna pode provocar inconvenientes ainda mais com as altas temperaturas, ressecando o painel e danificando a tela táctil  ou plásticos.

Não planejar a aspiração é outro dos erros habituais que impede um acabamento ideal e provoca uma perda de tempo adicional desnecessária. Por esse motivo, é conveniente retirar em primeiro lugar os resíduos do habitáculo (papéis, garrafas...), retirar os tapetes e esvaziar o porta  malas antes de aspirar, utilizar o soprador para remover o pó acumulado nos cantos e não esquecer a aspiração dos tapetes antes de os introduzir no lava-tapetes.

Lavar o carro na rua é motivo de multa

A ISTOBAL também ressalta que é proibido lavar o carro na rua, sendo um dos motivos para a aplicação de multa. Assim, adverte que a limpeza manual domestica com mangueira é a opção que gera maior consumo de água, além de poluir  o meio-ambiente. Nesse sentido, recorda que podem desperdiçar cerca de 500 litros de água por carro, de acordo com os dados da Fundación Ecologia y Desarrollo (ECODES), além de que os produtos e detergentes não são submetidos a tratamento antes de aplicados.

A ISTOBAL indica os pórticos e os centros de lavagem de alta pressão como os métodos que produzem menor consumo de água. Assim, a tecnologia utilizada nos centros de lavagem oferece um serviço completo com um consumo médio entre 40 e 60 litros. Por sua vez, nos pórticos de lavagem aplica-se uma média de 160 litros de água por programa de lavagem, dos quais pode chegar-se a reutilizar 100% da água, graças aos sistemas avançados de reciclagem.

ISTOBAL, líder no setor dos cuidados de veículos

 

              A ISTOBAL é um grupo multinacional localizado em Valência, líder no design, fabricação e comercialização de soluções para a lavagem e cuidado de veículos. Com mais de 70 anos de história, a ISTOBAL coloca a inovação e a alta tecnologia à disposição de produtos e serviços que geram grande rentabilidade ao negócio das lavagens e um elevado valor agregado para os clientes.

 

              O Grupo exporta os seus produtos para mais de 75 países, trabalhando com uma ampla rede de distribuidores no mundo inteiro. Conta com dez filiais e quatro unidades produtivas na Europa, América e Ásia.  Atualmente, 70% da sua produção corresponde às vendas internacionais.

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos