Velocidade Online

Comércio e Industria - Hoje Conduzimos

COMÉRCIO & INDUSTRIA - SWIPCAR

Quarta, 11 Março 2020 21:48 | Actualizado em Domingo, 20 Abril 2025 18:52

Swipcar, a start-up que traz o renting de veículos aos clientes particulares, implementa o seu modelo de negócio em Portugal
A Swipcar desenvolveu um portal de marketplace onde se pode obter um veículo de renting de forma rápida, fácil e sem obstáculos.  ● Este modelo permite reduzir o período médio de tempo que decorre desde o primeiro contacto com o futuro comprador e a assinatura do contrato final e, atualmente, é de apenas 15 dias. ● O seu modelo de negócios é uma referência entre particulares e profissionais liberais, num sector tradicionalmente focado no âmbito corporativo. 
 
 

 
A start-up de renting de veículos online Swipcar iniciou as suas operações em Portugal após a abertura da sua sede em Lisboa e a nomeação de um Country Manager, Mário Morais. “Para a Swipcar, o mercado português é estratégico no seu plano de posicionamento internacional, pois como sucede em França e Itália, em Portugal, o mercado de renting a particulares é um segmento em crescimento”, apontou Mário Morais. Precisamente, o modelo de negócios da Swipcar baseia-se no seu extenso catálogo de veículos, que em Portugal tem mais de 20 referências; no estabelecimento de acordos com as principais empresas financeiras do sector, como a ALD Automotive (Société Générale) ou a LeasePlan, e numa plataforma web onde as pessoas interessadas possam chegar ao veículo em que estão interessadas em dois simples cliques. 
 
“Na entrada em novos mercados por parte da multinacional, acreditamos que é imprescindível desenvolver uma estratégia de negócios própria e específica. Para Portugal estamos a trabalhar com a nossa equipa portuguesa, pois são especialistas no mercado e nas tendências de consumo do país”, afirma o cofundador e CEO Julio Ribes. Este plano de expansão internacional é um dos eixos que sustentam a atual captação de investimentos internacionais em que a empresa está focada, destinada a proporcionar um capital de 2 milhões de euros.
 
// Modelo "tudo incluído" A Swipcar-Portugal iniciou as suas atividades em Portugal com um catálogo de 20 veículos diferentes, com propostas contratuais com mensalidades inferiores a 200 euros com tudo incluído (seguro completo, revisões anuais, substituição de pneus, etc.). “O conforto é um dos elementos diferenciadores do modelo Swipcar: oferecemos um sistema completo com

 
uma gama de veículos de todas as marcas, um verdadeiro centro multimarcas, desenvolvido para que a necessidade de ter um carro seja simplificada ao máximo durante os anos em que o contrato esteja em vigor, sem a necessidade de negociar com o seguro e sem custos extra com revisões ou trocas de pneus. O cliente tem um número de telefone no porta-luvas para resolver qualquer incidente”, explica Mário Morais, gerente geral da Swipcar.
 
// Um mercado multimarcas O compromisso multimarcas da Swipcar baseia-se nas alianças que a empresa alcançou com as principais empresas financeiras especializadas em financiamento de veículos. Estes acordos permitem que o catálogo de veículos incorporados na página web ascenda a mais de 20 referências de modelos ativos e contratáveis dos principais fabricantes (Seat, Citroën, Opel, Volkswagen, Peugeot, Toyota, Ford, Nissan ou Audi, entre outros). Entre estes encontram-se desde pequenos veículos utilitários até veículos de alta gama, e todos os tipos de propulsão (diesel, gasolina, híbridos, elétricos ou GNL).
 
Além das alianças estratégicas, parte da estratégia desenvolvida pela Swipcar para alcançar os seus objetivos de conversão foi baseada numa eficiente ação de posicionamento online fundamentada em dois eixos: “desde o início, sabíamos que era fundamental desenvolver uma plataforma web intuitiva e utilizável que permitisse aos utilizadores facultarem-se rapidamente para se converterem em leads no momento chave da conversão, quando estão prestes a contratar um serviço de renting. Estas linhas de trabalho foram reforçadas por meio de campanhas publicitárias que, no momento de desenvolvimento empresarial em que estamos atualmente, operam com os níveis de conversão mais eficientes do sector”, afirma Julio Ribes, cofundador e CEO da Swipcar.  
 
Com este modelo, conseguiram estabelecer-se num segmento do mercado que, até o momento em que o modelo Swipcar entra, não é significativo: o dos particulares. "Estes podem representar atualmente 60% dos negócios nos mercados onde a Swipcar já se encontra presente e a previsão é de que em Portugal esse número seja semelhante", diz o CEO da Swipcar.
 
Os fundadores da empresa são os jovens empreendedores Julio Ribes, Pablo Pascual e Blas Gil, que perceberam que o mercado de renting online oferecia oportunidades de negócios muito significativas.
 
// Um componente de valor ambiental agregado Entre as oportunidades identificadas, está a realidade de como o conceito de propriedade de veículos está a alterar-se (o meu carro na minha garagem). “A ideia de carro está a transfigurar-se e está a deixar de ser um bem sujeito a uma proposta de valor de marca (com o componente muito forte de posicionamento de gama ou modelo, que existia até há alguns anos) para ser o que os ingleses chamam de commodity”, indica Julio Ribes, para quem “o conceito de mobilidade é uma matéria-prima”.
 
Neste sentido, Ribes aponta mais um fator: “Cerca de 25% do catálogo de veículos que temos é híbrido e, em muitas cidades, são os mais procurados, a ponto de, com o modelo SwipCar, estarmos a contribuir para transformar o parque automóvel que circula pelas
cidades para poluir muito menos”, afirma Julio Ribes. Numa análise mais profunda, o CEO da Swipcar tem a perceção de que “a consciencialização ambiental, que é um fenómeno que surge tanto da discriminação positiva na mente do cliente, quanto de regulamentações cada vez mais restritivas nos principais centros urbanos, é um dos elementos a considerar para analisar o sector”.
Acerca da Swipcar Swipcar é o principal Marketplace de viaturas de renting para particulares, profissionais liberais e empresas, cujo funcionamento responde ao sistema de agência de broker de renting. A Swipcar baseia o seu principal negócio na intermediação do fecho de operações. Os seus clientes são as grandes financeiras que ativam viaturas nas suas frotas vivas. Constituida em 2018 pelos emprendedores Julio Ribes, Blas Gil e Pablo Pascual, a empresa ostenta uma posição de liderança no sector do renting online em Espanha e iniciou o seu processo de internacionalização em Portugal, Itália e França

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos