Velocidade Online

Diversos - Desportos Nauticos

DIVERSOS - DESPORTOS NAUTICOS - LIGA MEO SURF - CANDIDATOS

Sábado, 01 Outubro 2022 07:13 | Actualizado em Domingo, 27 Novembro 2022 02:45

Candidatos a campeões nacionais da Liga MEO Surf: João Moreira, Afonso Antunes e Francisco Almeida
O título nacional masculino de surf vai decidir-se no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf português. Uma etapa que promete muita emoção para a decisão final de uma luta que se prevê muito renhida. Após quatro etapas disputadas, há ainda 12 surfistas com possibilidades matemáticas de serem o campeão nacional de 2022.

Candidatos ao título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022
  • Líder do Ranking: Guilherme Ribeiro
  • Restantes Candidatos: Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro e Frederico Morais
  • Não Elegíveis: Halley Baptista e Arran Strong
Com Guilherme Ribeiro a partir na liderança e com a licra amarela Go Chill, há muitos adversários nesta luta particular que prometem dar tudo por terminar na frente do ranking. Alguns mais experientes nestas andanças, outros em estreia. Vários estão a pouca distância da liderança, enquanto outros têm uma matemática mais complicada pela frente. Mas todos com o sonho vivo na luta pelo maior troféu do surf nacional.

Aqui ficam cinco minutos de conversa com três desses candidatos ao título: João Moreira, Afonso Antunes e Francisco Almeida. 

João Moreira - Percurso Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 3.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 9.º lugar
Liga#3 Ericeira – 5.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 9.º lugar
Ranking atual: 6.º lugar com 2340 pontos e a 260 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º ou 2º lugar em Peniche / depende de resultados de terceiros

Afonso Antunes - Percurso Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 9.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 1.º lugar
Liga#3 Ericeira – 17.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 17.º lugar

Ranking atual: 8.º lugar com 2300 pontos e a 300 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º, 2º ou 3º lugar em Peniche / depende de resultados de terceiros

Francisco Almeida - Percurso Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 3.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 13.º lugar
Liga#3 Ericeira – 9.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 17.º lugar
Ranking atual: 9.º do ranking com 2080 pontos e a 520 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º lugar em Peniche / depende de resultados de terceiros

ANS - Estás surpreendido por chegarem tantos surfistas à etapa final na luta pelo título? Em que posição te colocas nesta luta?

João Moreira - As minhas expectativas para esta última etapa da Liga MEO Surf são altas. O tipo de ondas que a praia de Supertubos nos pode vir a proporcionar são onde eu me sinto mais à vontade para mostrar o meu surf.

Afonso Antunes – Sinceramente, não estou com grandes expectativas para a etapa de Peniche. Tirando a etapa do Porto e Matosinhos, os últimos campeonatos têm corrido muito mal a nível pessoal. Penso que coloquei demasiada pressão em cima de mim desde o início do ano. No Porto tirei um pouco essa pressão e deu logo um bom resultado. Por isso, em Peniche vou apenas estar focado em desfrutar e divertir-me ao máximo.  

Francisco Almeida – As minhas expectativas não são grandes, pois, na realidade, vai ser muito difícil ser campeão nacional, apesar de estar dentro das contas. Vou estar mais preocupado em mostrar o meu surf e tentar fazer um bom resultado, talvez o melhor do ano. É verdade que comecei com um 3.º lugar, mas, depois, não consegui manter a consistência. Vou tentar apresentar-me bem e ajudar o máximo ao espetáculo.

ANS - Qual o surfista que consideras a maior ameaça nesta luta e qual o que mais gostavas de ver como campeão?

João Moreira - O Guilherme Ribeiro, para mim, é a maior ameaça e também o meu surfista preferido para vencer o título.

Afonso Antunes – Considero que o surfista que mais tem surpreendido este ano é o Guilherme Ribeiro e acredito que talvez vá ser ele o campeão nacional. Penso que vai ser entre ele e o Guilherme Fonseca, porque estão os dois muito próximos e são ambos excelentes surfistas. Que ganhe o melhor!

Francisco Almeida – Considero que qualquer dos surfistas nesta disputa tem qualidade, por isso penso que vai ser uma grande disputa, com todos entretidos para saber quem vai levar a melhor. Gostava de ver o Guilherme Ribeiro ser campeão. É um dos surfistas da minha geração e tem sido uma grande revelação ao longo do ano. Está numa fase muito boa, a surfar bem, e por isso a minha escolha vai para ele.

ANS - Como vai ser ter esta luta alargada num local como Peniche?

João Moreira – Peniche para mim tem algumas das melhores ondas do nosso país. Terminar este ano com ondas épicas em Supertubos seria a cereja no topo do bolo!

Afonso Antunes – É especial esta decisão acontecer em Peniche. Supertubos é uma das melhores ondas de Portugal e penso que deveríamos ter mais campeonatos em Peniche. Apenas temos da Liga MEO Surf e o WCT. É uma onda de nível mundial, por isso não vejo razão para não tentarem fazer mais campeonatos lá, como do circuito WQS, por exemplo.

Francisco Almeida – Peniche é uma etapa que gosto muito. No ano passado tivemos um dia muito bom durante a etapa. Esperava que este ano tivéssemos três dias de gala em Supertubos. Seria lindo. E ganhar esta última etapa era o que queria. Vamos ver como corre, mas na altura em que vai ser tem tudo para ser um campeonato com boas condições.

Além dos surfistas visados na luta pelo título máximo do surf português, Halley Baptista e Arran Strong estão matematicamente na corrida para vencerem a Liga MEO Surf 2022, não estando legalmente habilitados para serem campeões por não terem cidadania portuguesa. Quanto a Frederico Morais e Vasco Ribeiro, ambos são presenças não confirmadas em Peniche.

Relativamente aos requisitos indicados para cada surfista obter o título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022, apresenta-se o cenário mais admissível face à multiplicidade de possibilidades que se podem vir a verificar pelo facto do grupo de candidatos ser bastante alargado.

A 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 28 a 30 de Outubro em Peniche.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Figueira da Foz, Porto e Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos