Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - STOCK CAR - BRASIL

Quinta, 12 Maio 2022 20:43 | Actualizado em Quarta, 18 Maio 2022 20:43

Stock Car: Freios serão decisivos no Velocitta

Quarta etapa da temporada 2022 chega ao interior de São Paulo. Na pista localizada em Mogi Guaçu, de características bastante técnicas, o piloto passa 25% do tempo de volta freando

Daniel Serra chega ao Velocitta na liderança (apertada) do campeonato (Vanderley Soares/P1 Media Relations)
Velocitta recebe a quarta etapa da temporada da Stock Car neste domingo (15) (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Velocitta recebe a quarta etapa da temporada da Stock Car neste domingo (15)
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Thiago Camilo foi o último vencedor da pista do Interior de SP (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Thiago Camilo foi o último vencedor da pista do Interior de SP
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Traçado técnico do Velocitta é exigente com os discos e pastilhas de freio (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Traçado técnico do Velocitta é exigente com os discos e pastilhas de freio
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Daniel Serra chega ao Velocitta na liderança (apertada) do campeonato (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Daniel Serra chega ao Velocitta na liderança (apertada) do campeonato
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Atual campeão, Gabriel Casagrande agora é o vice-líder, a um ponto de Serra (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Atual campeão, Gabriel Casagrande agora é o vice-líder, a um ponto de Serra
(Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Resumo do conteúdo

- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado do Velocitta (com explicação de Matías Rossi, piloto da Vogel-A.Mattheis): baixar via WeTransfer ou via YouTube;

- Um ponto separa o líder Daniel Serra do vice-líder Gabriel Casagrande;

- Largada da primeira corrida acontece às 13h40 deste domingo (15) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais


O interior de São Paulo vai receber a quarta etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series. O Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), será o palco das disputas da principal categoria do automobilismo nacional neste final de semana e reserva grandes emoções para os fãs, em uma pista na qual os freios desempenham papel fundamental nas disputas, por se tratar do traçado em que eles são usados por mais tempo ? cerca de 25% do tempo de volta, ou algo em torno de 22 segundos.

O circuito do interior paulista é um dos que mais exige do sistema de freios no atual calendário. A pista do Velocitta, considerada das mais travadas da temporada, tem como freada mais forte na aproximação para a curva 1, no final da reta principal e uma freada em descida, para a sequência do ?saca-rolhas?, uma seção que traz uma sequência de três curvas ? esquerda-direita-esquerda ? em um acentuado declive.

Como há pouco espaço e tempo para que as rodas recebam para o resfriamento do sistema de freios, a temperatura é um fator determinante na pilotagem, especialmente quando os carros andam muito próximos uns dos outros. No entanto, as pastilhas de freio que a Fras-le fornece para todas as equipes são projetadas para suportarem temperaturas de até 840ºC, enquanto os discos fornecidos pela Fremax aguentam temperaturas constantes de até 720ºC sem prejuízos ao desempenho e à segurança do conjunto.

Para adicionar mais tempero à equação, a previsão do tempo aponta boa possibilidade de chuva para o domingo da disputa da quarta etapa. De acordo com o AccuWeather, as temperaturas devem variar entre 14ºC e 26ºC, com 80% de chance de chuva no período da manhã.

Daniel Serra lidera o campeonato com 99 pontos, um a mais do que o atual campeão Gabriel Casagrande. A diferença é resultado do ponto extra obtido pelo tricampeão Serra pela pole position no GP do Galeão, no Rio de Janeiro, que confere dois pontos ao autor. Não fosse isso, Serra estaria um ponto atrás do paranaense. A programação da quarta etapa da Stock Car conta com a classificação no sábado (14) e a corrida dupla no domingo (15).

Na temporada passada, o Velocitta recebeu a Stock Car em dois finais de semana, para as etapas 3, 4 e 10. Pela terceira etapa, o pole position foi Ricardo Zonta, com Gabriel Casagrande vencendo a primeira prova da etapa e Lucas Foresti vencendo a corrida 2. No mesmo fim de semana, mas pela quarta etapa, o pole position foi Rubens Barrichello, que também venceu a primeira corrida da etapa. Ricardo Zonta foi o vencedor da segunda prova. Na segunda data, valendo pela 10ª etapa, o pole position foi Guilherme Salas, que também venceu a primeira prova e Thiago Camilo vencendo a segunda corrida.

Mudança de calendário na Stock Car
Na última semana a Vicar, promotora da Stock Car Pro Series, comunicou uma alteração no calendário da temporada 2022. A quinta e sexta etapas do campeonato, incialmente previstas para Brasília (DF), foram alteradas para o Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A data segue inalterada, nos dias 3 e 4 de julho.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
O Velocitta é uma pista muito linda, gosto muito do circuito. Tem muitas curvas; o piloto praticamente não relaxa em nenhum momento, está todo o tempo focado em fazer as curvas. A frenagem mais importante é na curva 1, ao final da reta principal, que é o ponto de maior velocidade, onde se freia muito, e antes da chicane na reta oposta, que é uma reta em descida, que se desce freando, e dobrando um pouco à esquerda para a segunda perna do S da chicane. São dois pontos muito importantes para uma volta rápida. Para a corrida, é uma pista que exige muito dos freios, porque se freia muito, e estando atrás de outro carro há que se tomar cuidado com a temperatura dos freios.
(Matías Rossi, Vogel-A.Mattheis, Toyota Corolla #117)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX
?Como o Velocitta é um autódromo que tem freadas em descidas, isso acaba exigindo bastante do freio dianteiro com freadas fortes e temperaturas elevadas por conta disso. O freio tem uma grande importância por conta disso, então ele pode ser decisivo para os resultados, já que esse pode ser o diferencial para conseguir boas ultrapassagens em um circuito difícil de passar.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Calendário Stock Car Pro Series 2022
Etapa 4 ? 15/05 ? Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapas 5 e 6 ? 03/07 ? Velopark (Nova Santa Rita, RS)
Etapa 7 ? 31/07 ? Interlagos
Etapa 8 ? 04/09 ? Local a definir 
Etapa 9 ? 25/09 ? Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapas 10 e 11 ? 23/10 ? Goiânia
Etapa 12 ? 20/11 ? Brasília ? Super Final BRB

4ª Etapa ? Stock Car Pro Series 2022
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo do Velocitta
Extensão:
 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (8 à esquerda e 4 à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 2012
Previsão climática: Mínima de 14ºC e Máxima de 26ºC, com 80% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (Etapa 3)/Rubens Barrichello e Ricardo Zonta (Etapa 4)/Guilherme Salas e Thiago Camilo (Etapa 10).

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 13 de maio
08h20 ? Stock Car Pro Series ? Shakedown
11h05 ? Stock Car Pro Series ? Treino dos Rookies
14h10 ? Stock Car Pro Series ? 1º treino, 1º Grupo
14h50 ? Stock Car Pro Series ? 1º treino, 2º Grupo
Sábado, 14 de maio
10h30 ? Stock Car Pro Series ? 2º treino, 1º Grupo
11h10 ? Stock Car Pro Series ? 2º treino, 2º Grupo
13h25 ? Stock Car Pro Series ? Classificação
Domingo, 15 de maio
13h40 ? Stock Car Pro Series ? Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
14h15 ? Stock Car Pro Series ? Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos