Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS

Quarta, 15 Maio 2024 06:46 | Actualizado em Segunda, 27 Maio 2024 09:47

Preparação para as provas e exames: como ajudar os mais novos a manter o foco

 

  • Com o aproximar da época de exames e provas de aferição, o impacto que a tecnologia tem no quotidiano dos mais novos faz-se sentir com maior relevância

  • Os pais podem criar mecanismos que ajudem os mais novos a manterem o foco

  • Controlo parental nos equipamentos é uma das ferramentas mais importantes no meio digital

 

 O mês de maio dá início às últimas semanas do ano letivo e com elas vêm também os momentos finais de avaliação, as provas de aferição e os exames nacionais, e que têm impacto nos estudos desde o 1º ciclo ao secundário. Assim, é um momento chave para muitas crianças e jovens que têm que se focar ao máximo para concluir com sucesso mais uma fase do seu percurso escolar. Os pais e encarregados de educação são, assim, confrontados com momentos de maior stress, mas também de preocupação pelos conteúdos que os mais novos consultam online e como a tecnologia pode ser uma distração para eles.

Uma imagem com texto, captura de ecrã, multimédia, Computador tablet

Descrição gerada automaticamente

“Como pais preocupamo-nos muito com o percurso de estudos dos nossos filhos, como provedores de soluções para os mais novos, preocupamo-nos com dar ferramentas aos outros encarregados de educação para que consigam ajudar os mais novos nesta reta final do ano letivo” diz Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

 

A pensar nos mais novos e nos adultos, a SaveFamily deixa algumas sugestões para organizar o estudo desta época do ano:

  • Planificar os estudos: criar um horário de estudos é fundamental para conseguir distribuir melhor os esforços dos mais novos nesta altura. Para os alunos do primeiro ciclo, que com apenas 7 ou 8 anos já são confrontados com tais responsabilidades, é importante mantê-los focados, mas sem os deixar demasiado stressados com o tempo disponível;

  • Priorizar por calendário: ao organizar os estudos, deverão ser consideradas as datas de realização dos diferentes momentos de avaliação. O IAVE disponibilizou já o calendário completo de todas as provas e exames do ensino básico e secundário, de fácil consulta, o que permite organizar melhor o tempo;

  • Determinar momentos de descontração: para uma boa prestação é essencial um estudo organizado, mas também compreender que as crianças precisam de momentos de descontrair e relaxar, de forma a que quando regressem ao estudo, estejam mais motivados para se focarem adequadamente;

  • Apoiar: o suporte que os pais podem dar aos mais novos é essencial para o sucesso nas provas e exames. Para além do contributo único dos professores, os pais e encarregados devem apoiar e motivar os mais pequenos, seja ajudando a estudar e esclarecendo dúvidas, seja com simples palavras de apoio e motivação.

Além do apoio e organização que os pais podem ajudar os mais novos a criar, é também essencial criar estratégias de foco para que o estudo tenha sucesso.

 

O uso da tecnologia pelos menores de idade tem vindo a ser debatida de forma bastante ativa no último ano e se, nos últimos meses, mais e mais escolas estão a proibir o uso de equipamentos como smartphones nas escolas, é importante que em casa o reforço do controlo dos conteúdos seja mais ativo por parte dos pais.

 

Neste sentido, os tablets da SaveFamily permitem um maior controlo dos conteúdos que os pequenos consultam online, assim como ajudam a controlar o tempo de ecrã dos mais novos. Os pais têm acesso remoto aos equipamentos, e numa altura de estudos, conseguem perceber se os pequenos estão efetivamente a estudar ou distraídos com outros conteúdos. Com o controlo parental é possível definir o acesso a conteúdos, por exemplo, específicos da matéria que os pequenos devem estar a estudar nesse momento e para a próxima prova ou exame.

 

Sobre a SaveFamily

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos