Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - CAMINHO DE SALOMÃO BRIDGESTONE FIRST STOP TT INSPIRADOR

Terça, 09 Julho 2024 19:35 | Actualizado em Quinta, 11 Julho 2024 15:33

Caminho de Salomão Bridgestone First Stop, TT inspirador!

 

A terceira edição do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão realizou-se no último fim de semana e cumpriu a sua missão. Uma animada caravana de participantes oriundos de todo o país acompanhou as pegadas do elefante ao longo de uma viagem por fora de estrada seguindo de perto as páginas do livro “A Viagem do Elefante” do Nobel José Saramago. A paisagem, os monumentos e a gastronomia dos Territórios do Côa foram privilegiados num percurso mais compacto onde entre várias dezenas de veículos 4x4 destacaram-se os modelos Suzuki, marca oficial do evento.

De Castelo Novo a Castelo Rodrigo com passagem em Belmonte, Sortelha, Guarda, Almeida, Mêda e Cidadelhe, a caravana percorreu caminhos e trilhos com vários tipos de dificuldade com visitas a castelos, monumentos e museus. Nunca esquecendo o carimbo digital do Passaporte da Rota Literária Viagem do Elefante.

Desta forma, ao longo das três edições do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão, iniciado em 2022 com o Clube Escape Livre, mais de 300 pessoas passaram a ser embaixadores desta rota literária.

Com o carimbo de passagem em Castelo Novo, a caravana instalou-se no Alambique Hotel Resort & Spa e usufruiu do excelente Golden Rock Spa. Na ligação Fundão – Guarda, destaque para a visita ao Museu dos Descobrimentos em Belmonte, o passeio pela aldeia histórica de Sortelha e a subida ao Castelo do Sabugal antes de uma paragem para convívio e uma bebida nas Termas do Cró. Na Guarda, uma noite fria não afastou os entusiastas que desfrutaram de uma visita encenada ao centro histórico da cidade pelo grupo de teatro Hereditas.

De regresso ao fora de estrada, o dia seguinte ligou a Guarda a Trancoso tendo como ponto alto a paragem e visita a Almeida e, já nas terras das bodas de Dom Dinis, visita à Casa do Bandarra e à Mercearia do Fradinho. Aqui houve a oportunidade de alguns participantes serem entrevistados para a RTP demonstrando que o voto em mobilidade foi útil e importante para lhes permitir cumprir um dever cívico e simultaneamente participar neste evento do Clube Escape Livre. A noite não terminou sem que Jorge Pina, um dos participantes, animasse o serão com as suas canções acompanhadas à guitarra.

A última etapa amanheceu com chuva em Trancoso, mas ao longo do dia a caravana fugiu entre os “pingos da chuva” e foi mais um dia de verão que acompanhou a etapa até Castelo Rodrigo com paragem no magnífico espaço Vinhos e Eventos, na Mêda, e na Casa Forte de Cidadelhe. Os corta-fogos da Serra da Marofa constituíram o último obstáculo, superado com distinção por todos os 4x4 e, no caso da armada Suzuki, bastando utilizar o “drive mode Select” e subir e descer trilhos de cortar a respiração com toda a segurança.

Para Ana Guerreiro, responsável pela Suzuki Portugal, “esta terceira edição do Caminho de Salomão permitiu mais uma grande experiência a quem conduziu os modelos Suzuki. Foi uma viagem inesquecível.”

Nádia Duarte, a representar a Bridgestone e a First Stop, frisou que “é um privilégio explorar este território tão diversificado e manter o patrocínio ao Clube Escape Livre que privilegia a utilização das nossas várias gamas de pneus para cumprir com êxito o seu trabalho no terreno.”

Para Catarina Moura, coordenadora da Associação Territórios do Côa, “este turismo literário ajuda-nos, também, a trazer gente ao território. E como se vê nesta organização do Clube Escape Livre, há gente de todo o país.”

Por outro lado, Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, lembrou que “património edificado e natural, são para nós os luxos do Séc. XXI. O turismo de luxo não é só as praias. Este nosso interior tem o turismo do silêncio e da segurança!”

Já Luís Celínio destacou que “um grande esforço ao longo dos três últimos anos permitiu recriar de Belém a Castelo Rodrigo e, nesta edição, com forte aposta nos Territórios do Côa, um evento que atraiu à região centenas de pessoas e é um excelente cartaz turístico.”

Os troféus SPAL arrecadados pelos participantes vão ser memória futura de um fim de semana bem passado e onde a roda da Valorpneu passou a mensagem para a reciclagem dos pneus, oferecendo vários prémios.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos