Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - HOJE CONVERSAMOS - COM JOAQUIM TEIXEIRA

Sexta, 05 Março 2021 15:56 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 07:10

HOJE CONVERSAMOS – JOAQUIM TEIXEIRA

 

Eu pessoalmente gosto muito de montanha, palavras de Joaquim Teixeira

 

 

 

É sem dúvida alguma um dos pilotos com melhor experiencia em provas do Campeonato Portugal de Montanha, onde já conduziu grandes máquinas tais como Renault Mégane, Clio, Radical SR 3, Seat Leon, Cupra entre outros, sempre com  inúmeras victórias  e titulos. Hoje conversamos com Joaquim Teixeira que no seio do Campeonato Portugal Montanha JC Group, para além de piloto é também Presidente da Appam  esse será outra conversa a ter em breve), que nos falou do que foi a época de 2020, na qual pedimos para nos fazer um balanço, dizendo “As espectativas iniciais eram termos o melhor campeonato dos últimos anos mas depois devido à pandemia isso não foi possível, no entanto se tivermos em consideração os resultados obtidos na promoção, com base só em três provas consideramos satisfatório. “  A opção pelas provas de Montanha tem uma razão forte como logo nos explicou “Eu pessoalmente gosto muito de montanha, embora tivesse iniciado em velocidade após as perícias. Eu gostava de velocidade quando principalmente de trofeus porque eram andamentos muitos idênticos e boas lutas em pista. Atualmente isso já não acontece principalmente no Campeonato de Velocidade, porque as viaturas são muito diferentes com andamentos totalmente antagónicos e o numero de carros nas grelhas são muito reduzidos.”

 

 

 

Pedimos a Joaquim Teixeira que nos descrevesse como correram as três provas de 2020, “   a rampa de Murça correu muito bem foi a estreia do CUPRA e ganhei. Essa vitoria foi com mérito embora existisse quem pretendesse diminuir essa vitoria, mas basta ver que consegui o melhor tempo de sempre de viaturas turismos, TCR, e em GT´s só o Nogueira conseguiu melhor, por isso acho que foi por mérito próprio e não devido a infortúnios dos adversários. Sabes eu quando ganho considero que tenho mérito quando perco é porque foi mérito de quem ganhou nunca me desculpo com mecânicos ou problemas do carro, Faz parte do meu ADN de competição  .Na Serra da Estrela a prova foi o possível pois não consegui lutar pela vitoria, e na Arrábida também foi um resultado mau. Embora considero que não fossem as melhores provas para o CUPRA isso não serve de desculpa para não ter vencido.” Sobre o calendário de 2021, deu-nos a sua opinião “Penso que está bem distribuído, embora sabemos que pode ainda estar condicionado à evolução da pandemia. Temos de nos lembrar que não é fácil encaixar as oito  provas entre Abril e Setembro, porque temos de o concluir antes do Hill Climb Master em Outubro.” Quisemos saber se quando entra para o carro respeita algum ritual, o que logo replicou “ Não nada em especial. Algum silencio e tento desligar-me do ambiente exterior.” O que lhe vai na alma nos minutos que antecedem a entrada em pista e a largada para mais uma corrida , o que depois de reflectir um pouco disse-nos “ Ansiedade, e algum nervosismo o que considero normal. Acima de tudo concentração na prova.”

 

 

Mudando de assunto e como praticante  o que acha da politica da FPAK, com os desígnios de Ni Amorim ? Acha que tem sido feito um bom trabalho ? Quais as criticas a fazer a esse mesmo trabalho? Penso que no global tem sido feito um bom trabalho, embora nem sempre esteja de acordo com a politica e decisões que são tomadas. Penso que a nível de regulamentação deveríamos ter os regulamentos publicados até final do ano para podermos ter projetos atempadamente  .Temos de ter algum cuidado com os custos que alguns organizadores impõem aos pilotos porque isso nada ajuda a nível da formação e adesão de pilotos à grelha, e vamos ter infelizmente alguns exemplos este ano.  Como eu costumo dizer o Ni Amorim é uma excelente pessoa, bom ouvinte, ponderado. Sobre o resto dos assuntos permita-me primeiro fazer chegar a minha opinião ao presidente antes de a tornar publica até pelo respeito que ele e alguns diretores me merecem, mas acho que tem de se mudar alguns paradigmas que existem atualmente.”

 

 

 

 Voltando a falar do seu carro, já alguma vez chegou aos limites do mesmo?  Nessa altura é fácil de ir buscar o mesmo?  E sustos? Penso que sim em algumas situações acho que estive muito perto desses limites pois só assim consigo fazer tempo próximos de viaturas que são muito mais competitivas que a minha. Sustos apanhei alguns mas felizmente não com esta viatura.”

 

 Fale-nos da sua equipa. Quem é o preparador e os mecânicos que assistem o seu carro “A minha equipa é nova foi formada este ano, a nível de preparação é a JT Racing Team, e a nível de concorrente é a BOMPISO Racing Team. A preparação é feita por profissionais muito competentes que me vinham acompanhando ao longo dos anos na minha equipa anterior e que agora estão comigo neste novo projeto.

Neste momento sou autónomo pois temos viatura de assistência, atrelado e garagem própria”.

 

 Como é que chegou às corridas ? Fale-nos um pouco  de forma resumida como começou e quais os passos que deu até aos dias de hoje.”  Comecei nas perícias com um Mini, passei para trofeu Starlet, Taça Nacional de Velocidade com um Renault Mégane Ex troféu, Open de Velocidade ainda no Mégane e depois no Renault Clio RS, depois Montanha em BRS, Radicar,  Seat MKII, NORMA FC, Porsche GT4, Seat MK III, Renault Mégane Trophy , CUPRA TCR.”

 

 

Diga-nos quem são os seus patrocinadores, indicando os seus nomes,  BOMPISO, Município de Boticas, Intermarchê Alijo e Valpaços, Jacinto Oliveira, Potauco, CCT Construção Civil e Obras Publicas, PROEF, Ópticas Avenida, Publisher.  Para 2021 há perspetivas de aumentar o numero de patrocinadores”  Possivelmente manter ou trocar um de combustíveis e lubrificantes”

 

 

 Acha que a actual divulgação do nosso automobilismo em Portugal em termos de TV melhorou? Qual a sua opinião, e na sua opinião quais as principais falhas, e o que sugere para colmatar essas mesmas falhas “Penso que não melhorou. Penso que o que nos falta é conseguir cativar as televisões para coberturas em direto, e os resumos passarem em horário nobre e em canais de sinal aberto. A nível escrito penso que com a Web melhorou imenso mas ainda muito se pode fazer “ ,Qual a sua opinião, acha que as medidas de segurança para os pilotos existentes nas pistas , montanha rali  são suficientes ?E em termos de segurança pessoal sente-se seguro com o seu equipamento ?Acha que é necessário mais Só me vou pronunciar sobre montanha e circuitos. Em Montanha a realidade atual é totalmente diferente de alguns anos atrás, Hoje existe muito mais segurança nas pistas, e ainda se vai melhorar imenso. Aliás Portugal deve ser o país onde as provas de montanha são as mais seguras de toda a europa. Muitas vezes exigimos cá aquilo que a FIA não exige em Campeonatos Europeus. A nível de circuitos sim a evolução é enorme e existe condições de segurança em qualquer dos nossos circuitos permanentes e urbano”

 

A nossa conversa já ia longa e para terminar quisemos saber  Que evoluções tem previstas para a ´época de 2021 no seu carro, o que logo rematou “Nenhuma manter como está porque não posso fazer nada atendendo que também vou competir nos SUPERCARES IBERICO na Categoria TCR Ibérico, e temos regulamentos a respeitar.”

 

ENTREVISTA DE JOÃO RAPOSO

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos