Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - HOJE CONVERSAMOS COM O PRESIDENTE DA APPAM - JOAQUIM TEIXEIRA

Terça, 09 Março 2021 10:56 | Actualizado em Sexta, 26 Janeiro 2024 20:46

HOJE CONVERSAMOS

 

JOAQUIM TEIXEIRA – PRESIDENTE DA APPAM

 

 

“A APPAM é a Associação de Pilotos de Automóveis de Montanha, formada por associados de varias disciplinas de automobilismos”, palavras de Joaquim Teixeira

 

Foi um dos responsáveis pelo nascimento da APPAM , uma associação de pilotos que nasceu há uns anos a esta parte e que tem o piloto Joaquim Teixeira como seu presidente, e a primeira questão que colocamos era que nos explicasse o que é a APPAM; o que logo começou por nos dizer “A APPAM é a Associação de Pilotos de Automóveis de Montanha, formada por associados de varias disciplinas de automobilismos porque embora o nosso principal objetivo de formação fosse a vertente de Automobilismos de Montanha, também defendemos e acompanhamos a defesa dos interesses de outros associados que estão em varias modalidades.” Sobre data da sua fundação e objectivos Joaquim Teixeira disse-nos “ Foi fundada em 2014, e os seus objetivos é a defesa dos interesses do automobilismo em geral e em particular das modalidades onde os nossos associados participam.” Mas para ser membro da APPAM  o que é necessário “ A associação está aberta a pilotos, navegadores e equipas.”

 

A evolução do Nacional de Montanha, foi notória com a APPAM.  Faça-nos um resumo de todo o trabalho feito, e quais os objectivos em termos de futuro, o que depois de reflectir um pouco disse “O trabalho nasceu com uma parceria entre a APPAM e a Sportv para a divulgação do Campeonato de Montanha, e mais tarde depois de nos unirmos em parceria com todos os clubes organizadores de provas de montanha, adquirimos os direitos de imagem, promoção e divulgação do Campeonato, tendo a partir dessa data feito diversas parcerias com empresas e comunicação social escrita e televisiva, com um único objetivo, proporcionar melhores condições aos pilotos e equipas e melhorar o campeonato com um maior numero de participantes o que temos vindo a conseguir.” O aumento do numero da rampas não está nos horizontes da  Appam, como nos foi explicado pelo nosso entrevistado de hoje “Não. Achamos que não podemos aumentar porque isso é contraproducente pois iria acarretar mais custos para os pilotos e equipas e tornaria o campeonato mais fraco porque em algumas provas o numero de inscritos seria muito reduzido por falta de verbas dos pilotos. Estamos abertos a novas candidaturas de novas provas mas sempre em sistema de substituição após avaliação de uma entrada por uma saída. O melhor campeonato não é aquele que tem muitas provas mas sim aquele que tem provas de qualidade com muitos participantes.” E provas mais espalhadas por Portugal, como por exemplo no Algarve (pois estamos a falar dum Campeonato Nacional), nunca esteve nos planos, o que logo exclamou “Essa não é uma competência nossa porque tem de ser as Autarquias e os clubes a apresentar novas candidaturas para serem aprovadas. Claro que gostávamos de ter provas em todos as varias geografias do pais, e até nas ilhas mas isso não é fácil. Nós estamos abertos a colaborar com todos que apresentem propostas validas de novos projetos de traçados para novas provas. Mas como disse para uma entrar terá de ter melhor classificação na prova de candidatura que a pior classificada do Campeonato.” E uma prova na ilha da Madeira e Açores “ Sim claro mas com contrapartidas idênticas aos ralis no apoio a deslocação das equipas e viaturas.”

 

Quais as grandes novidades para esta época de 2021, a ter o seu inicio dentro de um mês ? “A nível de provas nenhuma novidade serão os mesmos traçados que já faziam parte do calendários em anos anteriores. “ E quais as perspectivas da vinda de novas máquinas “ Penso que vão aparecer novas viaturas e algumas bastante interessantes o que vai acrescentar maior visibilidade e competitividade para o Campeonato.”

 

Está  satisfeito com o nível de segurança que as rampas alcançaram em Portugal? O que pode ser feito mais neste aspecto?”O nosso campeonato acho que é o melhor a nível europeu em questões de segurança nos traçados. Claro que todos os anos cada autarquia e clube terão de melhor essas condições, até para poderem receber as novas taças. Mas também é importante que os pilotos melhorem a sua segurança nos equipamentos que utilizam. Por outro lado acho que se deveria acabar com provas nos mesmos traçados dos campeonatos, onde não se exige o cumprimento das questões de segurança das viaturas e equipamentos de segurança do piloto. A segurança é o mais importante e não vejo o motivo por que um piloto se correr com uma viatura  XPTO no CPM tem de ter baquet, capacete, cintos etc homologados e se correr com a mesma viatura XPTO numa rampa regional já não necessita de ter. O risco não é o mesmo? Acho que a FPAK tem de uma vez por todas de olhar para este assunto, e não é só na montanha mas também em outras disciplinas.”

 

 O que poderá ser feito para a melhoria dos parques de assistência em algumas rampas, falo por exemplo do caso  da Rampa de Murça”Não é fácil mas a autarquia já começou a criar uma nova plataforma antes da partida que poderá resolver grande parte desse problema mas só em 2022. “Em termos regulamentares o que temos de novidades para 2021 “Criou-se duas novas taças, uma para viaturas de Kartcross e uma para monolugares, mas estes últimos neste momento a nível de questões de segurança só farão quatro provas, Boticas nacional e Europeu, Sta. Marta, Serra da Estrela. Também nos turismos existe uma redução do numero de divisões e em vez das quatro que existiam passa a existir três divisões. Uma para viaturas de 4WD, uma para viaturas 2R até 2000cm3, e uma para viaturas de 2 R acima de 2001 cm3.”

 

A primeira prova do Campeonato Portugal Montanha JC Group 2021, tem data marcada para 10 e 11 de Abril com a Rampa de Murça.

 

Entrevista de João Raposo - WWW.VELOCIDADEONLINE.COM

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos