Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - ESTUDO JORNALISTICO CURIOSO

Sexta, 19 Agosto 2022 08:33 | Actualizado em Sábado, 13 Janeiro 2024 13:18

Desinformação e fact-checking” é o mote para inquérito a jornalistas

 

Iniciativa do MediaTrus.Lab, projeto em curso na Universidade da Beira Interior (UBI), pretende estudar a desinformação em contextos mais locais, o processo de verificação de informação e a potencial participação do público.

 

“A circulação de conteúdos enganosos nas redes sociais, com maior ou menor nível de fabricação e intenção, tem vindo a crescer. A preocupação em torno desta problemática é generalizada e a própria Comissão Europeia está muito comprometida na procura por soluções”, começa por referir Pedro Jerónimo, investigador responsável pelo MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas.

 

“Desinformação e fact-checking” é o título do inquérito agora lançado e que tem por objetivo auscultar os jornalistas em Portugal, de modo a conhecer perfis, condições laborais e desafios que enfrentam perante a desinformação e como desenvolvem a verificação de fatos (fact-checking). “Embora o MediaTrust.Lab se centre nos media regionais, nos seus jornalistas e também nas comunidades locais, não quisemos perder a oportunidade de alargar a iniciativa e ouvir todos os jornalistas”, justifica o também investigador do LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da UBI onde está sediado o projeto.

 

O MediaTrust.Lab é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/COM-JOR/3866/2020), do qual fazem parte a UBI e a Universidade de Coimbra. Decorrerá, previsivelmente, até julho de 2024.

 

Link para inquérito: https://ls.uc.pt/index.php/569922

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos