Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS TRA 2022

Quarta, 16 Novembro 2022 10:23 | Actualizado em Quarta, 03 Abril 2024 20:22

Lisboa dá as boas-vindas à TRA 2022, a maior conferência de investigação e desenvolvimento europeia sobre mobilidade
Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e presidente da ANI - Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça, presidiram à cerimónia de abertura da TRA 2022. Conferência conta com 2.000 participantes registados.
 
A 9.ª edição da TRA - Transport Research Arena teve início hoje no Centro de Congressos de Lisboa. 

A cerimónia de abertura contou com uma intervenção inicial de Joana Mendonça, presidente da ANI (uma das entidades responsáveis pela organização da TRA 2022), lançando a discussão dos próximos quatro dias. Para a responsável da ANI, é de extrema importância transferir conhecimentos entre as diversas modalidades de transportes e adotar uma abordagem holística perante os desafios do setor - objetivos para os quais a TRA 2022 constitui uma valiosa oportunidade. 

A tecnologia não é um problema, temos muita tecnologia disponível, mas há muitos problemas, como quadros regulamentares ou modelos de negócio. Não temos de ser inteligentes apenas na tecnologia, precisamos de encontrar modelos mais inteligentes e melhores. Para mim, trabalhar em conjunto é a forma mais inteligente de abordar esta questão. A tecnologia não é o principal entrave à transição verde”, referiu Joana Mendonça, presidente da ANI. 

 
Seguiu-se a intervenção do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que abordou alguns dos temas em debate na conferência. Pedro Nuno Santos falou sobre a necessidade de colocar as estruturas de mobilidade ao serviço dos cidadãos, designadamente as que estão abandonadas, com o objetivo de diminuir a utilização dos transportes privados. O ministro abordou também questões relacionadas com a economia circular e o impacto que esta pode ter nas soluções sustentáveis. 

Descarbonizar a mobilidade não significa simplesmente substituir carros a gasolina por carros elétricos e a hidrogénio. Os automóveis elétricos podem demorar até 9 anos a compensar o CO2 emitido durante a sua produção. Precisamos de investir em mais circularidade e em novos materiais”, referiu o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. 

À distância, a diretora-geral interina da Direção Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Signe Ratso, falou ao auditório sobre os temas centrais da conferência, desde os transportes e a mobilidade à logística e produção industrial, reforçando a necessidade de uma mudança de paradigma.

Decorreu, ainda, uma mesa-redonda, subordinada ao tema “O futuro da mobilidade na Europa”, com a participação de Joana Mendonça (presidente da ANI), Mary Lombardo (vice-presidente de Applied Research & Technology na Collins Aerospace), René Berkvens (presidente da SEA Europe), Sérgio Tomázio (diretor da Customer Service Business Unit da Siemens Mobility for Southwest Europe) e Sigrid de Vries (diretora-geral da ACEA – European Automobile Manufacturers' Association). 

Durante a conversa, alicerçada na questão dos transportes, discutiram-se temáticas como as soluções inteligentes, os combustíveis sustentáveis e as infraestruturas necessárias para a tornar o transporte público mais atrativo. Houve espaço ainda para debater a importância de uma indústria competitiva numa conjuntura caracterizada pela crise energética e pela tensão política. 

A manhã do primeiro dia da TRA 2022 foi também marcada pela inauguração da zona de exposição, com a presença da presidente da ANI e do ministro das Infraestruturas e da Habitação. Com 7.000 m², esta zona será, ao longo dos quatro dias de evento, a casa de grandes referências nacionais e internacionais do setor da mobilidade. A zona de exposição inclui vários espaços, incluindo uma área interativa para projetos inovadores, startups e parceiros internacionais e um espaço dedicado exclusivamente a empresas nacionais, denominado Portugal Corner. 

A TRA 2022 decorre no Centro de Congressos de Lisboa até ao dia 17 de novembro. Aquela que é a maior conferência europeia dedicada à investigação e tecnologia em matéria de mobilidade e transportes reúne os principais especialistas nacionais e internacionais do setor para discutir o presente e o futuro da mobilidade. 

O que não perder no segundo dia da TRA 2022

Focado no tema “A mobilidade verde e a descarbonização”, o segundo dia da conferência (15 de novembro) arranca com Sessões Técnicas e Científicas, com a apresentação de trabalhos científicos ligados à área, e Sessões Convidadas. Às 10h30, terá lugar a Sessão Plenária do dia sob o tema "Mobilidade Verde e Descarbonização", que juntará Charlotte Huebner (diretora de EG Public and Regulatory Affairs da Maersk), Francisco José Cardoso dos Reis (presidente da  International Union of Railways), Joaquim Guerra (administração da CP), Luca Bedon (líder de R&T da AvioAero - GE Aviation Business), Patrick Child (vice-diretor da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e gestor da Cities Mission) e Peter Lehnert (vice-presidente da BMW). O dia contará, ainda, com três Sessões Estratégicas, entre as 13:15 e as 14:30. A tarde será ocupada por Sessões Técnicas e Científicas e por Sessões Convidadas.

Mais informações sobre o programa da TRA 2022 em: https://traconference.eu/programme-overview/

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos