Velocidade Online

Portugueses no estrangerio -

PORTUGUES NO ESTRANGEIRO - XAVIER LAZARO EM DESTAQUE

Domingo, 19 Junho 2022 20:05 | Actualizado em Quinta, 25 Abril 2024 20:15

Xavier Lázaro Esteve em Franciacorta Para Prosseguir Evolução

A etapa inaugural do Campeonato Italiano de Karting está dentro do caderno de encargos do piloto português.


Prosseguindo a sua adaptação a a nível internacional na categoria Mini, Xavier Lázaro esteve no passado fim de semana em solo transalpino, para correr em Franciacorta a primeira etapa do Campeonato Italiano de Karting. Sem qualquer ambição em termos de resultados e com o foco na acumulação de quilómetros ao volante do DR, o piloto português registou alguns bons momentos em pista, algo que o deixa motivado para o resto da temporada.

Começando pela parte má da notícia, Xavier Lázaro não conseguiu qualificar-se para a Repescagem da Mini e muito menos para a Pré-Final. Ainda que o objetivo para este fim de semana fosse acumular experiência em corrida, a verdade é que apenas foi possível ao piloto da Várzea de Sintra estar presente nas quatro mangas de qualificação.

Bons Indicadores nos Treinos Livres e Qualifying

Com o Franciacorta Karting Track a revelar-se um desafio com algumas semelhanças com o Kartódromo Internacional do Algarve, Xavier Lázaro depressa se adaptou à melhor forma de levar o DR a bom porto nas sessões de treinos livres. O piloto português, de longe o mais novo a competir na Mini durante o fim de semana, esteve sempre em crescendo nas várias sessões de treinos livres de 6ª feira, mostrando-se confortável e no mesmo ritmo que os mais rápidos, chegando a ser numa das sessões o 12º mais veloz de entre os 40 da sua bateria. Esse bom momento de forma teve também sequência no Qualifying, com Xavier Lázaro a ser o 14º mais rápido do seu grupo.

Lotaria das Corridas Não Pendeu Para o Português

Com a 14ª posição do seu grupo, Xavier Lázaro saiu para as mangas de Qualificação no meio do pelotão, situação que ainda se vai apresentando uma novidade para o português, habituado a uma menor quantidade de pilotos em pista, quando a correr em Portugal.

As duas primeiras corridas disputadas pelo Xavier terminaram da pior maneira. Na primeira viu-se envolvido num acidente para o qual não colaborou, na segunda a tentar desviar-se de um toque à sua frente, acabou por perder o controlo do kart, despintando-se. Com estas duas contrariedades consecutivas, as chances de chegar à Repescagem depressa se esfumaram, pelo que nas duas restantes corridas, o Xavier tentou apenas terminar, não se envolvendo em disputas. Em ambas, terminou fora do top 20.

“Este foi mais um fim de semana de aprendizagem, com bons indicadores mas também alguns desgostos à mistura”, disse Vasco Lázaro, pai do jovem piloto de oito anos. “Quando aqui chegámos, o Xavier depressa se fez à pista e foi mostrando competitividade. Nas sessões de treinos livres, andou ao nível dos melhores, mas as corridas são sempre um momento tenso para ele, a sair no meio ‘do barulho’, algo que ainda é uma novidade. Teve azar na 1ª manga e na segunda cometeu um erro. Faz parte, está a aprender e é com os erros que mais evoluímos. Ainda não foi desta que se conseguiu colocar na Repescagem mas estou certo que em breve ele estará lá.”

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos