Velocidade Online

Portugueses no estrangerio -

PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO - GUILHERME OLIVEIRA EM FOCO

Sexta, 02 Setembro 2022 17:54 | Actualizado em Quinta, 23 Maio 2024 20:12

Jovem português de 17 anos, Guilherme Oliveira, é candidato ao título no European Le Mans Series

 

Aos 17 anos, o português Guilherme Oliveira venceu, pela segunda vez consecutiva, uma prova da ELMS (European Le Mans Series), as 4 Horas de Barcelona, assumindo-se, definitivamente, como um dos principais candidatos ao título da categoria LMP3.

 

Há um jovem piloto português a “dar cartas” numa das mais importantes competições do desporto automóvel internacional! Com apenas 17 anos, Guilherme Oliveira tem-se destacado no European Le Mans Series (ELMS), após dois triunfos consecutivos na categoria LMP3, o último dos quais no passado fim-de-semana, nas 4 Horas de Barcelona. E tudo naquela que é apenas a sua segunda época nos automóveis…

Após quatro provas disputadas, o piloto de Vila Nova de Gaia, que defende as cores da equipa Inter Europol, ao volante de um Ligier JS P320, juntamente com o norte-americano Charles Crews e o chileno Nico Pico, está a apenas cinco pontos da liderança do campeonato ELMS (LMP3). Uma competição que, até hoje, só um português (Pedro Lamy) conseguiu vencer, mas na categoria GT.

Sendo, na atualidade, o piloto português claramente mais novo a lutar por um título internacional de desporto automóvel, Guilherme Oliveira não se podia mostrar mais satisfeito: “Nunca pensei estar na luta por um Campeonato da Europa, com apenas dois anos de carreira nos automóveis. Estou muito orgulhoso, claro, e só espero estar à altura do desafio que é lutar pelo título do ELMS. Estamos a apenas cinco da liderança da competição. Faltam duas provas até ao final do ano, sendo a última em Portimão! Duas corridas imprevisíveis, pois para além das lutas em pista, o tráfego e as diferenças de andamento entre os carros das várias categorias em pista são dificuldades extra. Mas estou confiante de que é possível concretizar esse objetivo. A equipa tem feito um excelente trabalho, o ambiente entre todos é fantástico, pelo que estou otimista. Quero agradecer à equipa, mas também à Synergy Driver Performance e aos meus patrocinadores, sem os quais, nada disto seria possível. A motivação é grande e estamos prontos para a luta.”

Jornada vitoriosa em Barcelona

A duas provas do final do campeonato, a rapidez e maturidade do piloto luso ficou, mais uma vez, provada, no evento do último fim-de-semana, depois de mais um excelente desempenho nas 4 Horas de Barcelona.

Em jeito de balanço, Guilherme Oliveira explica: Depois da vitória em Monza, chegámos a Barcelona com a motivação em alta. Na qualificação, conquistámos o segundo melhor tempo da categoria LMP3. Na corrida, os meus colegas de equipa terminaram os dois primeiros turnos na liderança da categoria, mas quando chegou a minha vez de assumir o volante, a equipa recebeu a informação de que tínhamos sido penalizados em 10 segundos, por termos ultrapassado os limites da pista, numa das curvas do circuito, em diversas ocasiões. Ou seja, entrei na corrida com uma margem muito reduzida em relação aos mais diretos adversários. A pressão foi muito grande, sobretudo nos últimos 15 anos de corrida, devido ao tráfego em pista, ao muito calor e ao desgaste dos pneus, mas felizmente consegui gerir todas essas dificuldades e ser rápido. Uma vitória com um sabor muito especial: pelas dificuldades, por ser a segunda consecutiva e por permitir assumir a candidatura ao título.”

No próximo dia 25 de setembro realiza-se a quarta prova do calendário do ELMS, no circuito belga de Spa-Francorchamps, antes do fecho do campeonato, que acontecerá em Portugal, no circuito de Portimão, a 16 de outubro.

 

Sobre Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira é um dos grandes nomes da nova geração do automobilismo português. Depois de uma carreira de sucesso no karting, em 2021, o jovem piloto ascendeu à Fórmula 4 espanhola, como chefe de fila da equipa FA Racing by Drivex de Fernando Alonso e Miguel Angel de Castro. No ano de estreia, cometeu a proeza de subir ao pódio, daí que o seu talento lhe tenha aberto as portas do European Le Mans Series, o mais prestigiado e competitivo de protótipos disputado na Europa. 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos