Velocidade Online

Portugueses no estrangerio -

PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO - BERNARDO PINHIERO NOS LMP 3 EM 2024

Sexta, 27 Outubro 2023 19:35 | Actualizado em Sexta, 17 Maio 2024 22:52

Bernardo Pinheiro nos LMP3 em 2024

Evolução e rapidez do portimonense levou ao convite do Team Virage 

Um ano depois de ter começado a competir nas pistas do European Le Mans Series Bernardo Pinheiro irá em 2024 competir na categoria LMP3 na mesma série que serve de ante-câmara para as 24 Horas de Le Mans. Segundo classificado na Ligier European Series em 2023 ao volante do Ligier JSP4 com as cores do Team Virage o portimonense irá em 2024 alinhar nas grelhas de partida da classe LMP3 ao volante do Ligier com as cores da equipa que integrou este ano, sendo mesmo o primeiro piloto a ser anunciado pela estrutura criada em 1998 e por onde passaram enquanto academia de preparação nomes sonantes como Sergio Perez, Vitaly Petrov ou Giedo Van der Garde.

A performance evidenciada ao longo do primeiro ano de competição, as suas capacidades técnicas e toda a evolução revelada atraíram as atenções de muitas equipas e naturalmente que perante todo o potencial revelado os responsáveis da formação com sede em Valência não tiveram dúvidas em convidar Bernardo Pinheiro para se juntar a eles em 2024 com o objectivo de lutar pela corôa na classe.

‘O Bernardo era o ‘benjamim’ da equipa e em poucos meses surpreendeu-nos a todos ao tornar-se num sólido candidato a vencer em todas as corridas. Foi isto que nos levou a decidir enfrentar este desafio em conjunto e competir a tempo inteiro no European Le Mans Series no seu segundo ano de competição. É um desafio grande mas muito inspirador.’ Afirma Philippe Gautheron, o director técnico da equipa e fundador da mesma que conta já com diversos títulos no seu palmarés e que tem no piloto do Autódromo Internacional do Algarve a sua primeira contratação face a 2024. 

Para Bernardo Pinheiro…‘Subir ao European Le Mans Series é um passo grande mas estamos preparados para o fazer e vamos encarar o desafio com a mesma vontade e energia com que estivemos em pista em 2023, um ano que foi também de aprendizagem das pistas e de todo o ‘paddock’. A equipa é competitiva, tem muita experiência e vai com toda a certeza ajudar-me nesta estreia no European Le Mans Series e nas corridas com quatro horas de duração.’

Logo após o final da temporada Pinheiro esteve ao volante do seu novo carro durante o Rookie Test promovido pela organização do campeonato e onde voltou a sentar-se ao volante do chassis Ligier equipado com o motor Nissan V8 com 455 cavalos que é comum a todos os carros que alinham na categoria na European Le Mans Series.

‘O Rookie Test foi positivo, para mim não foi uma novidade conduzir o LMP3 pois já tinha realizado uma corrida com esse carro em Navarra ao longo do ano, mas foi bom voltar a ter essas sensações, muito diferente do Ligier JSP4 com que competi em 2023. Foram dois dias onde acima de tu procurei melhorar a minha condução e ‘encaixar’ o mais possível todas as diferenças face ao JSP4, utilizámos sempre pneus usados porque o que queríamos mesmo era fazer o maior número de quilómetros possível.’

O piloto algarvio – que ainda não tem colegas de equipa definidos - irá competir em 2024 em seis provas distintas, entre elas o final de época no Autódromo Internacional do Algarve, provas às quais se junta o prólogo a realizar antes da ronda inaugural na Catalunha. Novidade no calendário será a penúltima prova do ano no circuito de Mugello, uma estreia no alinhamento da European Le Mans Series.

Calendário 2024
8 e 9 de Abril: Prólogo Barcelona (Espanha)
14 de Abril: 4 Horas de Barcelona (Espanha)
5 de Maio: 4 Horas de Le Castellet (França)
7 de Julho: 4 Horas de Imola (Itália)
25 de Agosto: 4 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
29 de Setembro: 4 Horas de Mugello (Itália)
19 de Outubro: 4 Horas de Portimão (Portugal)

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos