Que estreia de Rui Madeira e Paula Madeira no Rally de Asturias Histórico – Carlos Sainz Tribute. A dupla portuguesa protagonizou uma exibição de enorme nível nas exigentes estradas asturianas, terminando no 3.º lugar da classificação geral e conquistando ainda o 2.º posto na Categoria Post-2001, aos comandos do Mitsubishi Lancer EVO X R4 da MPRO Professionals.

Perante um verdadeiro plantel de luxo, Rui Madeira voltou a mostrar porque continua a ser uma referência do automobilismo português. Numa prova que reuniu nomes como Carlos Sainz, aos comandos de um Ford Puma Rally1, Sébastien Loeb e François Delecour, ambos em Peugeot 306 Maxi, o “mundialista” lusitano andou desde cedo entre os mais rápidos e terminou a primeira fase competitiva no 4.º lugar absoluto, imediatamente atrás desses três gigantes da história do Campeonato do Mundo de Ralis.

Com o desenrolar da prova e o abandono de Sébastien Loeb devido a um problema mecânico no Peugeot, Rui Madeira e Paula Madeira subiram ao 3.º lugar, posição que souberam defender até final, garantindo um pódio de enorme significado na estreia da dupla numa prova de características completamente novas. A vitória pertenceu a Carlos Sainz e Luis Moya, com François Delecour e Fabrice Gordon em segundo, enquanto os portugueses fecharam o pódio a 3m22,5s dos vencedores.

“Rali espetacular! Terceiros da geral e segundos na Categoria Post-2001. Regressamos das Astúrias com o coração cheio!”, resumiu Rui Madeira no final, visivelmente satisfeito com uma participação que superou as expectativas inicialmente traçadas para a estreia.

O piloto português fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pela estrutura que tornou possível uma prestação deste nível: “Obrigado à nossa equipa MPRO, que fez um esforço incrível para termos o carro sempre a 100% e podermos lutar pelos primeiros lugares, e à minha navegadora, pelo empenho de 110% num rali muito difícil. Imaginem competir pela primeira vez em troços com características semelhantes às de Sintra, mas com um grau de dificuldade ainda superior”, sublinhou.

Num percurso extremamente técnico, rápido e exigente, com zonas de aderência reduzida, nevoeiro e constantes mudanças de ritmo, Rui Madeira adaptou-se rapidamente e conseguiu colocar o Mitsubishi Lancer EVO X R4 entre as máquinas mais rápidas da prova, confirmando também as excelentes indicações que o carro já havia deixado nas anteriores participações.

“Queremos igualmente agradecer à organização pelo trabalho muito difícil no controlo de tanto público, aos nossos companheiros de corrida e a todos os espectadores que nos apoiaram sempre com enorme euforia. Foi uma experiência fantástica”, acrescentou o piloto.

Para Paula Madeira, o fim de semana teve uma carga emocional particularmente forte. Na sua primeira competição fora de Portugal, a navegadora portuguesa encontrou-se num palco que reuniu alguns dos maiores nomes de uma geração dourada dos ralis mundiais.

“Foi um rali difícil, com troços muito bonitos, rápidos, encadeados, muito escorregadios e com bastante nevoeiro durante a noite. Tivemos direito a tudo aquilo que pode desafiar um piloto e um navegador. Mas foram precisamente esses fatores que nos deram a adrenalina para fazer um bom rali e acabar com sucesso”, explica.

E houve um momento particularmente especial quando a dupla portuguesa subiu ao pódio absoluto ao lado de dois nomes que dispensam apresentações. “Estar no pódio ao lado do Sainz e do Delecour é um momento que vou guardar para sempre. Eu e o Moya estávamos emocionados e já nem sabíamos se havíamos de rir ou chorar… dois chorões!”, confessa, com humor.

Paula Madeira não esconde também o orgulho pela prestação do marido numa prova que ambos disputavam pela primeira vez. “É de enaltecer mais uma vez o Rui. Sem conhecer este rali, chegou aqui e foi único. Os espanhóis estavam impressionados com os tempos dele, sabendo que nunca tínhamos feito esta prova”, destaca.

A navegadora resume a experiência com uma frase que traduz bem o sentimento da dupla: “Regressamos de coração cheio pela forma como fomos recebidos nas Astúrias. O apoio e o carinho foram extraordinários e trazemos daqui amigos que vão ficar connosco”.

No meio de uma constelação de campeões e máquinas lendárias, Rui e Paula Madeira chegaram às Astúrias para descobrir um dos grandes templos dos ralis espanhóis e regressaram a Portugal no pódio absoluto. Uma verdadeira “faena”.