Velocidade Online

Nacional - Montanha

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA JC GROUP 2024 - RAMPA DA ARRÁBIDA 2024 FOI APRESENTADA

Segunda, 26 Fevereiro 2024 13:53 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 05:34

Rampa da Arrábida abre época 2024 sob o signo da ambição
Desde o seu regresso em 2017, sob a batuta do Clube de Motorismo de Setúbal e, principalmente, desde a sua inclusão no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, a Rampa da Arrábida voltou a assumir por pleno direito a sua chancela de prova icónica, merecendo os favores do público e dos pilotos. Edição 2024 com várias novidades.
“Esta edição de 2024 é dedicada ao tecido empresarial de Setúbal”, revelou Fernando Matias, Presidente do Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), logo no arranque da sua intervenção durante a Apresentação Oficial da Rampa da Arrábida, que decorreu no Roof 61, o 6º andar do Fórum Municipal Luisa Todi.
“Quando pensamos reeditar esta prova, a nossa intenção era devolver todo o fulgor da rampa à cidade e ao concelho. E, desde 2017, que as instituições e as empresas setubalenses têm sido essenciais para que o CMS consiga montar uma prova, respeitando os altos padrões de exigência que colocamos, sobretudo desde que entramos para o Campeonato de Portugal de Montanha (CPM). Obviamente, estendemos a nossa homenagem aos parceiros e a patrocinadores de fora do concelho, que têm tido considerado ter a rampa um impacto mediático nacional tão forte, que vale bem a pena o seu apoio. Tudo faremos para que assim continua a ser!”
O dirigente máximo do CMS destacou “o trabalho que temos vindo a fazer desde este regresso da prova, assumindo melhorias significativas continuas no traçado da rampa. Foram instalados, até hoje, 1700 metros de novos rails de proteção e foi renovado o asfalto numa extensão de 1500 metros, indo de encontro a uma atenção sempre presente com a segurança, mantendo assim a rampa no mais alto padrão das exigências técnicas colocadas para a prática da modalidade”.
Por outro lado, o clube organizador tem também tido um especial cuidado “com a formação de novos elementos para a organização. Este ano teremos cerca de três dezenas de comissários em formação que vão auxiliar durante a prova, depois de terem participado num curso de formação”. Fernando Matias realça ainda o facto “de todos os formandos serem de Setúbal”.
Dois dias de competição com “Casa Cheia”
E é enorme a expectativa para esta Rampa da Arrábida.
A prova tem honras de abertura do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, competição que, nos últimos anos, se tem assumido como uma das mais populares e espetaculares do desporto motorizado português, com uma média de 72 participantes por prova em 2023.
Quanto ao programa competitivo, a grande novidade prende-se com o regresso da Rampa Regional, este ano denominada Super Subida Meliã. A prova suporte ao CPM JC Group vem assim “satisfazer os inúmeros pedidos que tínhamos de pilotos que desejavam participar na rampa. De tal forma era a vontade que o número de inscritos que disponibilizamos está já preenchido!”.
A Super Subida Meliã terá as suas duas subidas de treinos logo na manhã de sábado, a partir das 9.30, com as duas subidas de prova a acontecerem durante a tarde, intervalando as três subidas do CPM JC Group aprazadas para este dia inaugural de competição, sendo que duas destas serão de treinos, a que se junta a 1ª Subida de Prova, que fechará a jornada.
O domingo será integralmente dedicado às lides do CPM JC Group, com uma subida inaugural de aquecimento às 10 da manhã, seguindo-se nova sessão de treinos oficiais. A partir das 13.00 horas decorrerão a 2ª e a 3ª Subidas de Prova, normalmente decididas para o alinhamento classificativo final.
O Parque de Assistência continuará a estar instalado no parque junto à entrada das instalações industriais da Secil Outão. Já as verificações técnicas e administrativas mudam de local, passando a ser realizadas no Parque do Aterro, junto ao Cais Marítimo da Secil. Na sexta-feira acontecerão as verificações da Super Subida Meliã, podendo também as equipas do CPM JC Group optar por as realizar nesse dia, embora tal seja facultativo, pois o período obrigatório de verificações para o CPM JC Group acontecerá na manhã de sábado.
Transmissão em livestreaming com mais de 10 horas de duração
A organização volta a apostar forte numa “produção cuidada da transmissão em direto de todos os momentos competitivos da rampa. Serão cerca de 10 horas ao longo dos dois dias de competição. O nosso clube, juntamente com os nossos patrocinadores, está a fazer um enorme esforço para reforçar a qualidade do produto final, com a produção a utilizar 9 câmaras e dois drones”, realça Fernando Matias que destaca “o retorno tremendo que obtivemos nas edições anteriores. Basta aquilatar nas mais de meio milhão de visualizações que obtivemos em 2023, marca que tudo faremos para ultrapassar este ano”.
Para além do livestreaming que estará disponibilizado nas redes sociais oficiais do clube organizador e do campeonato, em negociação está um pacote de 4 horas de emissão televisiva em canal aberto.

Fotos de João da Câmara - www.velocidadeonline.com
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos