Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL RALIS 2022 - PAULO NETO COM CEM PARTICIPAÇÕES EM RALIS

Sexta, 29 Julho 2022 09:36 | Actualizado em Sábado, 27 Abril 2024 00:59

Paulo Neto atinge marco de 100 provas no Campeonato de Portugal de Ralis

 

 

» Um dos mais respeitados pilotos privados do Campeonato de Portugal de Ralis prepara-se para atingir uma marca histórica no próximo Rali Vinho da Madeira: 100 provas no principal escalão dos ralis nacionais.

 

» Paulo Neto parte motivado para o evento madeirense e com uma novidade absoluta no Skoda Fabia Rally2 Evo: o navegador tricampeão nacional absoluto, António Costa.

 

Poucos pilotos portugueses fora das equipas oficiais conseguem atingir a marca de 100 participações no Campeonato de Portugal de Ralis. Paulo Neto, que começou a sua carreira na década de 1990, vai atingir essa efeméride no emblemático Rali Vinho da Madeira, a disputar entre 4 e 6 de agosto.

 

Adicionalmente, o piloto de Sintra estreia um novo navegador a seu lado, o tricampeão nacional absoluto António Costa, que assim regressa pontualmente à modalidade, para ocupar a bacquet do lado direito do Skoda Fabia Rally2 Evo.

“Olhando para trás, é de facto um marco significativo atingir 100 provas no CPR, pois sempre fomos uma equipa privada, com projetos montados ano após ano com grande esforço pessoal, económico e logístico”, analisa Paulo Neto. “Este é um desporto que apaixona muita gente em Portugal, mas sinto que a modalidade está cada vez mais cara e fechada a pilotos privados como eu. Talvez a FPAK devesse assumir, de uma vez por todas, se quer continuar neste rumo e ter um CPR só para dois ou três grandes projetos, ou se quer, efetivamente, abrir a modalidade a outros pilotos, sobretudo aos jovens. Estou orgulhoso pelo que consegui ao longo destes anos, mas talvez não seja sustentável continuar por muito mais tempo. Comecei em 1990 nos Iniciados, com um Opel Kadett, portanto já atravessei diferentes eras dos ralis em Portugal. É também uma feliz coincidência festejar estes 100 ralis no CPR na Madeira, uma das minhas provas preferidas, e onde conquistei o título de campeão nacional RC3 em 2014”, recorda Paulo Neto, que também abordou a estreia de António Costa a seu lado, na Madeira.

 

“Em primeiro lugar, quero agradecer ao Vítor Hugo por todo o empenho e dedicação ao longo destes anos em conjunto. A vida profissional do Vítor não lhe permite, neste momento, ter disponibilidade total para os ralis, mas sei que ele vai continuar envolvido neste desporto e será sempre um bom amigo. Quero também agradecer ao António Costa, pela confiança que demonstrou em mim para este Rali Vinho da Madeira. Será um experiência pontual, mas tenho a certeza que toda a experiência e a capacidade do António serão valiosas para este rali e não só”, afirmou o piloto do Fabia Rally2 Evo.

 

António Costa, por outro lado, tem toda uma carreira de sucesso nos ralis, principalmente integrado na equipa ARC Sport, onde ajudou Ricardo Moura a conquistar três títulos nacionais absolutos e mais três de Grupo N. "Este ano tinha decidido fazer uma pausa na minha carreira nos ralis, por motivos profissionais, mas surgiu este convite para ajudar o Paulo (Neto) no Rali Vinho da Madeira, que é sempre uma prova muito especial e característica”, referiu António Costa. “O Paulo é um piloto extremamente empenhado e sério no que faz, construiu uma carreira que todos devemos respeitar. Espero conseguir introduzir um ou outro método que o ajude a evoluir na Madeira e para o futuro”, concluiu o consagrado navegador, natural de Amarante.

 

A edição de 2022 do Rali Vinho da Madeira começa na quinta-feira, 4 de agosto, com a tradicional Super Especial na Avenida do Mar. Depois, na sexta-feira e sábado, disputam-se mais 15 classificativas de asfalto, que perfazem os 174,8 quilómetros cronometrados do percurso.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos