Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL RALIS 2023 - RALI DA FINLANDIA SEGUNDO A PIRELLI

Terça, 08 Agosto 2023 19:00 | Actualizado em Sábado, 04 Maio 2024 00:25

RALI DA FINLÂNDIA: EVANS VENCE COM TRANQUILIDADE 


 Foi um rali que correu sem surpresas do ponto de vista dos pneus, com os pneus Pirelli Scorpion macios a demonstrarem um grande desempenho. Em sentido inverso, não faltaram surpresas ao longo do desenrolar da prova. No primeiro dia, nota para os sucessivos incidentes e imprevistos que reduziram para metade o grupo de pilotos do Rally 1 e eliminaram alguns dos que pareciam ser os principais candidatos a vencer aquele que é conhecido como o GP da Finlândia. Ott Tanak, Esapekka Lappi e Kalle Rovanpera, além de Pierre-Louis Loubet, que mais tarde regressou à corrida foram as vítimas da imperdoável prova finlandesa. No final, foi Elfyn Evans, piloto da Toyota, a superiorizar-se a todos os outros, sobrevivendo à perseguição de Thierry Neuville, da Hyundai. 

A chuva contribuiu fortemente para o desfecho a prova, tendo promovido a criação de poças e sulcos, tornando os troços imprevisíveis e perigosos. Como previsto, os pneus macios assumiram um papel de preponderância, e garantiram aderência até nas situações mais desafiantes. 

Aos registos de velocidades média e máxima foram notáveis, com Rovanpera a vencer a etapa mais rápida da prova (SS3 Lankamaa 1) a uma velocidade média de 143 quilómetros por hora. 



CITAÇÃO PIRELLI 

Terenzio Testoni, responsável Pirelli pelas atividades de Rali: "Os pneus Pirelli Scorpion macios voltaram a demonstrar os seus níveis de aderência, desempenho e também de grande durabilidade, anulando qualquer possibilidade de diversificação estratégica por parte das equipas. É por isso que estamos a trabalhar com a FIA e a WRC Promoter para tornar obrigatória a utilização de um conjunto de pneus opcionais, duros ou macios, em todos os ralis. Pensamos que desta forma as corridas podem tornar-se mais animadas e interessantes, elevando o nível do desafio para pilotos e equipas. Para a próxima ronda, na Grécia, voltam os pneus duros de gravilha, para enfrentar desafios completamente distintos dos que vimos nas últimas três provas do campeonato."
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos