Velocidade Online

Mundial - Autocross/Ralicross

CAMPEONATO MUNDO DE RALICROSS - LETÓNIA

Quinta, 13 Setembro 2018 09:38 | Actualizado em Terça, 18 Setembro 2018 07:43

SÉBASTIEN LOEB E O 208 WRX REGRESSAM
À LETÓNIA EM BUSCA DE NOVA VITÓRIA

 

15 e 16.09.2018 | 9º PROVA – RIGA (Letónia)

 

Menos de duas semanas depois de competir em casa, em Loheac, França, o Team PEUGEOT Total viaja para a Letónia, na esperança de obter novos sucessos naquela que será a 9ª jornada do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2018 (World RX), que terá lugar no próximo fim de semana. Recorde-se que foi aqui que, há dois anos, Sébastien Loeb conquistou a sua primeira vitória no ralicross. Timmy Hansen também espera alcançar o 1º lugar – depois de já ter subido ao pódio duas vezes nesta temporada – de forma a confirmar a performance do PEUGEOT 208 WRX EVO e recompensar o esforço incansável da equipa técnica da PEUGEOT Sport.

 

 

·         A prova de Loheac permitiu ao Team PEUGEOT fazer uma avaliação das mais recentes evoluções do seu 208 WRX EVO, estreadas há apenas dois meses na Suécia, e identificar diversos pontos que serão sujeitos a novas melhorias. Embora a equipa não tenha obtido o resultado que desejava nesta Final disputada em casa, isso só veio aumentar a determinação de todos em regressar ao pódio e alcançar vitórias: o objetivo definido pela PEUGEOT para este que é o seu primeiro ano de participação oficial no World RX.

 

·         Quanto ao circuito de Bikernieki, este localiza-se apenas a 15 minutos do centro da capital da Letónia, Riga, uma proximidade que garante uma grande afluência de espectadores, tendo em conta que o ralicross é um dos desportos motorizados mais populares no país. O nome do circuito, que tem origens em 1962, resulta da floresta circundante, que integra a secção de terra da pista. No total, o circuito tem 1,294 km de extensão, com 60% em asfalto e 40% em terra. Com um traçado exigente e uma grande variedade de curvas, o recorde da pista (45,831 segundos) está atualmente na posse do norte-americano Ken Block.

 

·         Com 4 provas por disputar até ao final da temporada do Mundial FIA de Ralicross, o Team PEUGEOT Total ocupa o 3º lugar no Campeonato de Equipas. No Campeonato de Pilotos, Timmy Hansen está em 4º lugar e Sebastien Loeb em 5º, apenas a 9 pontos do 3º e 6º lugares, respetivamente. Kevin Hansen ocupa o 8º posto.

 

 

Kenneth Hansen, Diretor do Team PEUGEOT Total

Cada circuito de ralicross tem a sua personalidade e Riga não é exceção: é um circuito apertado e técnico, com barreiras e rails muito próximos à pista, pelo que não há margem para erros. Sabemos bem como é, pois foi neste circuito que testámos antes da prova canadiana, mas é importante não esquecer que todas as outras equipas também o conhecem bem e também prepararam os seus carros com afinco. Vamos, portanto, ter de esperar para ver se a pista ainda nos é favorável como já o foi antes. Esta corrida surge no final do verão, pelo que a meteorologia acaba por ser uma incógnita, mas, ainda que chova, continua a ser uma pista com bastante aderência. Depois da última prova, em Loheac, fizemos um balanço e uma análise exaustiva de forma a perceber o que podíamos ter feito melhor. Somos uma equipa ainda jovem nestas andanças, é a nossa primeira temporada conjunta neste campeonato – que é uma novidade para a PEUGEOT – e temos ainda muito potencial para desenvolver. Antes de partirmos para Riga, tivemos uma sessão de testes em França para chegarmos à Letónia o mais preparados possível.”


 

 

Sébastien Loeb, PEUGEOT 208 WRX #9

“A minha primeira vitória no Campeonato do Mundo FIA de Rallicross foi alcançada em Riga, em 2016, pelo que é natural que este seja um local de que gosto particularmente e que me traz boas recordações. Nos testes que lá fizemos no verão, demonstrámos uma boa performance e constatamos que o nosso PEUGEOT 208 WRX Evo se adaptou bem ao circuito, o que é encorajador. E mais não posso dizer. Em Loheac, andámos bem e fomos rápidos, mas as coisas não nos correram bem. À parte da Semi-Final, não tive uma única corrida ‘limpa’. Na Final, estava, mais uma vez, com um bom andamento. Tinha a volta mais rápida, à frente do Johan Kristoffersson, mas não consegui arrancar bem e dei comigo em 6º na primeira curva. Isto resume bem o quão difícil é o ralicross: temos de ter tudo controlado do princípio ao fim. Em Riga, espero que as coisas nos sejam mais favoráveis desde o início das hostilidades.”

Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX #21

“Estou ansioso por Riga: a corrida é mesmo perto da cidade e estamos sempre rodeados por multidões de fãs do ralicross. Sempre gostei desta pista onde, como equipa, já tivemos bons resultados, portanto vamos ver como as coisas vão correr. A principal caraterística de Riga é que tem mesmo muita aderência, sendo um circuito muito técnico: tirar o melhor partido da pista é um verdadeiro desafio para os pilotos. O cenário é também muito bonito, em pleno parque florestal. Como equipa, tivemos muito para analisar desde Loheac e vamos tentar colocar em prática as lições que de lá trouxemos. Sei que temos todos os ingredientes para sermos bem sucedidos.”

Kevin Hansen, PEUGEOT 208 WRX #71

“Depois da verdadeira loucura que foi a nossa corrida em casa, em Loheac, com muitas sessões dedicadas aos fãs e à imprensa, acho que Riga vai ser um fim de semana um pouco mais tranquilo, uma corrida mais normal. Mas isso não torna a prova menos especial. Sinto que estou sempre a aprender em todas as provas com o meu 208 WRX amarelo, carro com que começo, agora, a sentir-me bem mais à vontade. Mais uma vez, em Loheac estive bem perto de chegar à Final e percebi que tínhamos dado o nosso máximo. Temos de nos manter nesta curva ascendente, sendo esse o nosso objetivo para Riga. No ano passado, estive muito perto da Final, por isso, acho que temos boas possibilidades para o próximo fim de semana.”

 


CAMPEONATO DE PILOTOS (após 8ª prova de 12)

1. Johan KRISTOFFERSSON / Volkswagen Polo R - 224 pontos

2. Andreas BAKKERUD / Audi S1 - 165

3. Petter SOLBERG / Volkswagen Polo R – 160

4. Timmy HANSEN / PEUGEOT 208 WRX - 158

5. Mattias EKSTRÖM / Audi S1 - 157

6. Sébastien LOEB / PEUGEOT 208 WRX - 151

7. Niclas GRÖNHOLM / Hyundai i20 - 95

8. Kevin HANSEN / PEUGEOT 208 WRX - 86

9. Janis BAUMANIS / Ford Fiesta - 68

10. Timur TIMERZYANOV / Hyundai i20 - 66

CAMPEONATO DE EQUIPAS (após 8ª prova de 12) 

1. PSRX Volkswagen Sweden - 384 pontos

2. EKS Audi Sport - 322

3. Team PEUGEOT Total - 309

4. GRX Taneco - 161

5. GC Kompetition - 103

6. Olsbergs MSE - 67

 

 

 

 


informationsSABIA QUE…

informationsBikernieki já foi a principal estrutura dedicada ao desporto automóvel em toda a União Soviética (quando esta integrava, também, a Letónia), acolhendo provas de automóveis e de motos em duas pistas individuais. Foi, também, palco de outras formas invulgares de competição motorizada: em 1974, foi construído um estádio junto à reta da meta, para a prática de motoball, basicamente um jogo de futebol disputado por duas equipas de cinco elementos em motos. Em Bikernieki não se praticam apenas desportos motorizados, já que no frio inverno local, o circuito transforma-se num complexo de esqui nórdico (cross-country) a dois passos de Riga. A presença da PEUGEOT na Letónia é assegurada pelo importador KW Bruun Group.

WORLD RX: A CATEGORIA, AS CORRIDAS E AS REGRAS

Saiba tudo sobre o World RX - a categoria, as corridas e as regras: https://bit.ly/2rZlFxb
Veja os episódios da série PEUGEOT “WRX Racing Test” em
https://bit.ly/2qN7LgU

informationsO WRX NA TV

No ano passado as provas do Campeonato do Mundo FIA WRX foram vistas na TV por mais de 24 milhões de pessoas, dos quais 17 milhões na Europa, números que têm vindo a crescer de forma constante. Em complemento, são mais de 32 milhões de minutos de filmagens vistas no YouTube que, combinadas com as imagens de Instagram e Facebook, fazem com que o alcance digital do ralicross seja superior a 34 milhões de visualizações. Entre as principais emissoras de televisão incluem-se a SportTV (Portugal), L'Equipe (França), CBS (EUA), RTBF (Bélgica) e SVT (Suécia).

A jornada de Riga será transmitida no domingo (16 setembro), na Sport TV 5, a partir das 16h30 (hora em Portugal Continental).


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos