Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2022 - GRANDE PRÉMIO DO AZERBEIJÃO - SEGUNDO A OPINIÃO DA PIRELLI

Sexta, 10 Junho 2022 04:51 | Actualizado em Terça, 30 Abril 2024 06:39

GRANDE PRÉMIO DO AZERBAIJÃO: ANTEVISÃO


 

OS PNEUS NA PISTA

 

  • Para o incomparável circuito de Bacu, que combina a complexidade do Mónaco com as velocidades de Monza, a Pirelli transportou os três pneus mais macios da gama de F1: C3 (duros), o C4 (médios) e C5 (macios). É a mesma seleção do ano passado, mas com os novos pneus de 18" da Pirelli.
  • Bacu é um circuito de rua com uma personalidade própria, combinando retas rápidas com algumas secções extremamente estreitas e técnicas como curva 9, no centro histórico da cidade. Como resultado, ao contrário das configurações de altos níveis de downforce do Mónaco, as equipas deverão optar por uma configuração baixa a média em Bacu, na procura pelo equilíbrio entre aderência, para enfrentar as curvas apertadas, e velocidades altas, necessárias para facilitar as ultrapassagens nas retas rápidas. Em 2016, Valtteri Bottas, então piloto da Williams, ultrapassou os 378 km/h em Bacu (com pneus Pirelli, como é claro): um recorde não oficial da F1 que ainda hoje persiste.
  • Esperam-se temperaturas ambiente altas e temperaturas de pista acima dos 50 graus. As sombras projetadas no circuito, provenientes dos vários edifícios em torno do circuito, significam que a temperatura irá variar ao longo do percurso.

"Até ao aparecimento de Jeddah, Bacu era o circuito de rua mais rápido do calendário. As exigências deste circuito citadino são relativamente baixas, já que nenhuma das curvas consome muita energia dos pneus, devido aos baixos níveis de abrasão e às cargas laterais contidas, o que justifica a mesma escolha da que foi realizada para o Mónaco. Dito isso, as altas velocidades de Bacu constituem o verdadeiro desafio para os pneus. O ponto principal é, portanto, a tração, pelo que as equipas terão o desafio de encontrar o equilíbrio certo entre os eixos traseiro e frontal, sendo necessário atingir uma temperatura suficiente nos pneus dianteiros para gerar aderência, apesar das longas retas que provocam arrefecimento, mas não muito calor na traseira, caso contrário será fácil sobreaquecê-los nas zonas de tração. A temperatura da pista em Bacu é também muito inconsistente ao longo do traçado, sendo uma pista bastante particular com alguns desafios técnicos distintos."


Para esta corrida de Bacu foram escolhidos os compostos médio e supermacio, sendo a mesma escolha do ano passado, apesar de o supermacio ter sido renovado em 2022. Os pilotos receberão dois conjuntos do supermacios e três conjuntos de médios para usar no fim de semana, que inclui uma corrida ao sprint de 21 voltas no sábado, e uma corrida longa com duração de 29 voltas no domingo (onde deverão ser utilizados os dois compostos).

  • F1
    O programa de testes de pneus da Pirelli para a época de Fórmula 1 de 2023, continuou na semana passada. Os pilotos da Ferrari Charles Leclerc e Carlos Sainz testaram os pneus slick e de chuva em Fiorano, Itália.
  • GT
    A corrida Paul Ricard 1000km, que faz parte do GT World Challenge Europe e que também conta com a Pirelli como fornecedor exclusivo de pneus, decorreu no passado fim de semana. Daniel Serra, Davide Rigon e Antonio Fuoco, da Lynx Ferrari, foram os grandes vencedores. 
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos