Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2023 - ANTEVISÃO DA PIRELLI PARA O GRANDE PRÉMIO DE MIAMI JÁ ESTE FIM DE SEMANA

Quinta, 04 Maio 2023 17:42 | Actualizado em Quinta, 25 Abril 2024 11:14

GRANDE PRÉMIO DE MIAMI: ANTEVISÃO


MARIO ISOLA - DIRETOR MOTORSPORT DA PIRELLI

 

"No próximo fim de semana, em Miami, realiza-se a primeira das três corridas da Fórmula 1 da temporada nos Estados Unidos, as outras sendo o já tradicional evento de Austin e a tão esperada corrida de Las Vegas. Não é a primeira vez que o campeonato terá três Grandes Prémios realizados nos Estados Unidos no mesmo ano, mas nunca o desporto causou um impacto tão junto do público americano, e isso deve-se em grande medida ao compromisso assumido pela Liberty Media. Na primeira corrida realizada no Hard Rock Stadium, no ano passado, os pneus tiveram um comportamento de acordo com o que se esperava, num asfalto de características bastante particulares, sobretudo devido a uma “rugosidade micro” muito elevada. Sabemos que a pista já se encontra completamente repavimentada e teremos de verificar se houve alterações significativas nas suas características, durante a habitual inspeção que antecede o início do fim-de-semana. A pista de Miami requer níveis médios de downforce, pois apresenta uma grande variedade de curvas, mas também uma reta muito longa. Assim, trouxemos os pneus médios da gama (C2, C3 e C4), também pelo facto serem esperadas temperaturas muito altas: no ano passado o asfalto chegou quase aos 60°C."

OS PNEUS NA PISTA

 

  • Foram escolhidos os compostos C2 (Zero duro), C3 (P Zero médio) e C4 (P Zero macio) para o Grande Prémio de Miami.
  • A pista, com 19 curvas, predominantemente lentas, e três retas, colocará exigências moderadas sobre os pneus. A escolha dos três compostos do meio da gama, em vez de conjuntos mais macios, deve-se principalmente às temperaturas geralmente altas da pista, que no ano passado chegaram aos 59°C.
  • Os compostos mais utilizados na corrida de 2022 foram o médio e o duro. A maioria dos pilotos disputou o Grande Prémio realizando apenas uma paragem. A corrida foi neutralizada por duas vezes, por um safety car e um safety car virtual, o que permitiu que algumas equipas realizassem um segundo pit stop.
  • O circuito de Miami estreou-se no calendário em 2022 e está montado em torno do Hard Rock Stadium, onde este ano será instalado o paddock: as unidades de hospitalidade das equipas serão montadas no campo de futebol americano, casa dos Miami Dolphins.
  • Os organizadores do Grande Prémio repavimentaram os 5,41 quilómetros de pista para a prova de 2023. A nova superfície apresenta várias incógnitas e será analisada pelos técnicos da Pirelli durante uma inspeção da pista realizada na quarta-feira.
  • Estes serão os primeiros fins de semana de corrida consecutivos do calendário da Fórmula 1 do presente ano. A viagem é particularmente exigente devido à diferença horária de oito horas entre Baku e a costa atlântica dos Estados Unidos.
  • Ao contrário do que aconteceu em Baku, onde as equipes tiveram pouco tempo de treinos para testar as atualizações dos seus monolugares, devido à estreia do novo formato Sprint, em Miami estamos de regresso a uma programação mais tradicional, com três treinos livres antes da qualificação e da corrida.
  • O clima na costa de Miami é muito variável. Em 2022 a corrida foi poupada pela chuva, que caiu apenas durante a formação da grelha de partida, contudo, as altas temperaturas fizeram com que a pista secasse, ainda antes do início da corrida. A possibilidade de chuvas torrenciais deve ser tida em consideração.

Oliver Bearman foi a estrela das duas corridas em Baku, com o piloto da Prema Racing a vencer a Corrida ao Sprint e a Feature Race. O inglês dividiu o pódio da corrida de sábado com o companheiro de equipa Frederik Vesti e Jak Crawford (Hitech Pulse-Eight). Enzo Fittipaldi (Rodin Carlin) terminou em segundo na corrida de domingo, à frente de Theo Pourchaire (ART Grand Prix).

A PIRELLI NO AUTOMOBILISMO

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas, agora reconhecida em todo o mundo pela sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade dos seus produtos. O automobilismo sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, com a filosofia da ‘corrida para a estrada’. A empresa está envolvida no automobilismo há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli tem uma preocupação constante com a utilização cada vez mais eficiente de recursos naturais e energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

A Pirelli é parceira global de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece outros campeonatos, incluindo a Fórmula 2 e a Fórmula 3 da FIA, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, o Campeonato Mundial de Ralis da FIA e o GT World Challenge, além de inúmeras séries nacionais.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos