Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA E - MASERATI ESTROU-SE NA CIDADE DO MÉXICO

Quarta, 18 Janeiro 2023 13:55 | Actualizado em Sexta, 26 Abril 2024 23:28

MASERATI MSG RACING ENTRA NUMA NOVA ERA NA CIDADE DO MÉXICO


Maserati MSG Racing completa a primeira corrida da era Gen3 da Fórmula E

 

A Corrida em Números

Edoardo Mortara

1ºs Treinos Livres // 6º

2ºs Treinos Livres // 19º

Qualificação // 16º [1:13.618, Grupo B]

Corrida // DNF

Lugares Ganhos // N/A

Volta Mais Rápida // 1:14.648

Posição no Campeonato // 19º [0 pontos]

 

Maximilian Günther

1ºs Treinos Livres // 10º

2ºs Treinos Livres // 16º

Qualificação // 17º [1:13.742, Grupo A]

Corrida // 11º

Lugares Ganhos // +6

Volta Mais Rápida // 1:14.754

Posição no Campeonato // 11º [0 pontos]

 

Maserati MSG Racing

Posição no Campeonato // 8º [0 pontos]

 

O Relato

A Maserati MSG Racing acelerou rumo a nova era para a Fórmula E no E-Prix da Cidade do México, com a equipa a falhar por pouco o Top 10 no Autódromo Hermanos Rodríguez.

No advento da Gen3, os pilotos Edoardo Mortara e Maximilian Günther obtiveram dados de valor inestimável durante a prova inaugural da Temporada 9, e deram mostras de um prometedor ritmo inicial, no seguimento de um encorajador teste de pré-temporada.

Uma desafiante sessão de qualificação – em que ambos os pilotos falharam os Duelos – deixou o duo perante uma exigente recuperação na corrida, que iniciou nos 16º e 17º lugares.

Edoardo Mortara ascendeu ao 15º posto na volta inaugural, ao ultrapassar o McLaren de Rene Rast, embora a corrida rapidamente tenha sido suspensa, quando uma colisão de Robin Frijns fez sair o Safety Car.

O regresso à ação teve lugar na quinta volta, mas, uma vez mais, a prova foi interrompida, uma volta mais tarde, quando o Jaguar de Sam Bird ficou parado em pista com um problema técnico. O pelotão recebeu a bandeira verde, para poder voltar a correr, na volta nove.

Edoardo Mortara e Maximilian Günther ultrapassaram um penalizado Dan Ticktum durante o reinício, ao passo que este último também passou Rene Rast, que ativou o Modo de Ataque, para ascender à 15ª posição.

Na volta 18, um infeliz pião e uma colisão, causados por uma súbita subviragem, forçaram Edoardo Mortara a desistir, deixando Maximilian Günther como o único representante da equipa para o que restava da corrida.

Com uma tardia ativação do Modo de Ataque, o piloto germânico registou um bom progresso, ameaçando chegar aos pontos nas derradeiras voltas, e ultrapassou o DS Penske de Jean-Eric Vergne na última volta, para terminar no 11º lugar.

A nona temporada da Fórmula E prosseguirá a 27 e 28 de janeiro, com um evento duplo no Circuito Citadino de Riad, na Cidade Património da Humanidade da UNESCO de Diriyah.

 

Nas Suas Palavras

James Rossiter, Team Principal, Maserati MSG Racing

“Foi um dia difícil, mas, nos desportos motorizados, aprendemos a sério nos nossos dias maus – não nos bons. Uma má qualificação colocou-nos na cauda da grelha de partida, mas, na corrida, pudemos recuperar em força, com Maximilian Günther a lutar para subir de 17º a 11º, e terminando à beira dos lugares pontuáveis. Edoardo Mortara estava a exibir um ritmo muito forte durante a corrida, e o seu incidente na Curva Um foi um infortúnio. É pena, uma vez que o seu ritmo era realmente fantástico. Temos muito a aprender, e há muitos dados que precisamos de processar a partir deste fim de semana, para que possamos estar em melhor posição para a próxima corrida, em Diriyah”.

 

Edoardo Mortara, Piloto, Maserati MSG Racing

“Este fim de semana não foi o nosso melhor. Depois do ritmo que alcançámos em Valência, tive dificuldade em encontrar um bom ritmo no carro, especialmente numa só volta. Consegui recuperar na corrida, e, até ao acidente, penso que estávamos em boa posição, especialmente com o nosso ritmo e em termos de energia. Foi bastante desafiante encontrar um bom equilíbrio nos pneus, e uma súbita subviragem levou a que saísse na primeira curva. Globalmente, há alguns pontos positivos a levar em consideração, mas iremos examinar atentamente os nossos dados, entender o que aconteceu e recuperar em Diriyah”.

 

Maximilian Günther, Piloto, Maserati MSG Racing

“Este fim de semana foi duro para nós enquanto equipa. Com a elevada altitude, foi bastante difícil colocar os pneus no seu ponto ideal de funcionamento, o que teve impacto no nosso ritmo na qualificação. Partindo de trás, o nosso ritmo na corrida foi muito melhor, e a nossa eficiência e a nossa estratégia provaram ser competitivas. Consegui ganhar vários lugares, mas, lamentavelmente, ficamos mesmo à porta do Top 10. Obtivemos imensos dados durante este fim de semana, e, agora, precisamos de analisar a nossa performance, focarmo-nos no nosso progresso, e de voltarmos mais fortes em Riad”.

 

Giovanni Sgro, Head of Maserati Corse

“A Maserati está de volta à competição, e, mesmo que o resultado não tenha sido aquele que esperávamos, ainda assim, tornou o E-Prix da Cidade do México emocionante e memorável para todos nós. O desporto automóvel é imprevisível. Antes de mais, e acima de tudo, estamos aliviados por Edoardo Mortara estar bem. E que corrida tão competitiva para Maximilian Günther, uma vez que lutou para subir do 17º lugar até terminar mesmo à aporta dos pontos, no 11º posto. Esta primeira corrida tem sido uma excelente experiência de aprendizagem, e, agora, centramos a nossas atenções e a nossa determinação na Arábia Saudita”.

 

Maserati MSG Racing
A Maserati MSG Racing é uma das equipas fundadoras do Campeonato do Mundo de Fórmula E da FIA, e, em dezembro de 2013, tornou-se no primeiro fabricante a aderir à primeira categoria totalmente elétrica do desporto motorizado. Enquanto um dos poucos totalistas desde a temporada inaugural de 2014/15 do campeonato, a MSG Racing cresceu e evoluiu de forma constante, e, em 2021, saboreou o êxito do Vice-Campeonato do Mundo com Edoardo Mortara, antes de completar, em 2022, a sua mais bem-sucedida temporada até à data, terminando a época como Vice-Campeã do Mundo de equipas.

Liderada pelo  Chairman & Managing Partner, Scott Swid, e pelo Team Principal, James Rossiter, a marca monegasca é a equipa mais diversificada em termos de género da Fórmula E, e está na vanguarda da sustentabilidade, da promoção dos princípios de equidade, diversidade e inclusão, da inovação técnica e da excelência. Para mais informação, por favor, visite o nosso website. Para acesso à mediateca e a conteúdos isentos de direitos, por favor, registe-se aqui.

 



Maserati S.p.A.

A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, imediatamente reconhecíveis pela sua extraordinária personalidade. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e ao seu caráter exclusivo inato, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, desde sempre tendo sido uma referência para a indústria automóvel global. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional. Os embaixadores deste legado são o topo de gama Quattroporte, a berlina desportiva Ghibli, o Levante – o primeiro SUV construído pela Maserati, e o Grecale, o novíssimo SUV “everyday exceptional”, todos modelos caraterizados pela utilização de materiais da mais elevada qualidade e de excelentes soluções técnicas. O Ghibli, o Grecale e o Levante estão, também, disponíveis em versões híbridas. Uma gama completa, equipada com motores híbridos de quatro cilindros, e V6 e V8 a gasolina, com tração traseira e integral, que incorpora o ADN de performance da marca do Tridente. O topo da gama é ocupado pelo superdesportivo MC20 e pelo descapotável MC20 Cielo, animados pelo revolucionário motor V6 Nettuno, que incorpora tecnologias derivadas da F1, pela primeira vez disponíveis numa unidade motriz destinada a um automóvel de produção em série. Os novos modelos desportivos GranTurismo – disponíveis tanto com motores a gasolina de alta performance, como com uma cadeia cinemática 100% elétrica a bateria – projetam a Casa do Tridente no futuro: o primeiro automóvel da gama elétrica Maserati Folgore. A partir de 2025, todos os modelos da Maserati serão propostos numa versão totalmente elétrica, e toda a gama da Maserati será movida apenas a eletricidade a partir de 2030.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos