Velocidade Online

Mundial - Outras Fórmula

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA E - MASERATI COM BOM DESEMPENHO NAS DUAS JORNADAS NA ARÁBIA SAUDITA

Terça, 30 Janeiro 2024 19:18 | Actualizado em Quinta, 02 Maio 2024 14:14

MASERATI MSG RACING MASERATI MSG GARANTE PONTOS EM DIRIYAH COM SÉTIMO DE MAXIMILIAN GUNTHER


Equipa mantém bom momento ao terminar no Top 10 na primeira parte da dupla jornada de Diriyah

A corrida em números

Maximilian Günther

1ºs Treinos Livres // 9º

2ºs Treinos Livres // 2º

Qualificação // 8º [1:12.892, Quartos de Final 3]

Corrida // 7º

Lugares conquistados// +1

Volta mais rápida // 1:11.647

Lugar no Campeonato // 7º [18 pontos]

Jehan Daruvala

1ºs Treinos Livres // 20º

2ºs Treinos Livres // 21º

Qualificação // P21º [1:14.054, Grupo B]

Corrida // 20º

Lugares conquistados // +1

Volta mais rápida // 1:12.180

Lugar no Campeonato // 18º [0 pontos]

Maserati MSG Racing

Lugar no Campeonato // 7º [18 pontos]

Em detalhe

A Maserati MSG Racing regressou ao T10 na primeira parte do Diriyah E-Prix de 2024, com Maximilian Günther a lutar pelo sétimo lugar na primeira de duas corridas na cidade Património Mundial da UNESCO.

A equipa monegasca foi para a primeira dupla jornada da época com o ânimo em alta, depois de ter começado a campanha deste ano com um competitivo quarto lugar na Cidade do México, no início de janeiro.

Enquanto Max e o seu companheiro de equipa, Jehan Daruvala, maximizaram o seu tempo disponível em pista nos treinos, a constante evolução da pista surgiu como um fator chave da performance ao longo do dia de sexta-feira, com os tempos por volta a baixarem de sessão para sessão.

Na qualificação, Max avançou com sucesso para as fases de duelo, ao ser o segundo mais rápido no Grupo B, ao passo que um erro de Jehan durante a sua última tentativa impediu o jovem de 25 anos de avançar.

Infelizmente, Max falhou por pouco um lugar nas meias-finais, mas ficou em boa posição para terminar nos pontos ao garantir o oitavo lugar na grelha.

A dupla teve uma excelente prestação durante a corrida, e, enquanto Max manteve a sua posição de largada, Jehan lutou por avançar no pelotão, ultrapassando Dan Ticktum e Sacha Fenestraz na primeira volta.

Enquanto estabeleciam o seu ritmo, ambos os pilotos começaram a pressionar os seus rivais mais próximos, com Max a perseguir continuamente Nick Cassidy, e a trocar momentaneamente de posição com o Jaguar na volta 17.

Na volta 22 de 37, Max lançou os dados ao desencadear uma reação em cadeia estratégica no seio do Top 10, ativando o seu primeiro de dois Modos de Ataque ao mesmo tempo que mantinha a posição em pista de forma crucial.

Ultrapassou Sergio Sette Camara pouco depois, e, ao passar o piloto da ERT, ativou o seu segundo Modo de Ataque para consolidar a sétima posição, antes de perseguir e aproximar-se de Norman Nato.

Faltando-lhe voltas para ultrapassar, Max foi o sétimo a ver a bandeira de xadrez, para averbar seis pontos, enquanto Jehan ficou em 20º, ganhando inestimáveis tempo em pista e experiência apenas na sua segunda corrida na Fórmula E.

 

Nas suas palavras

Maximilian Günther, Piloto, Maserati MSG Racing

Sétimo foi o máximo que conseguimos fazer hoje, mas foi uma boa corrida. Ultrapassar nesta pista é extremamente difícil, e tentámos, de facto, dar o nosso melhor com a estratégia. Penso que a executámos ao máximo. O carro estava bom, ganhei um lugar, marquei alguns pontos bons e sólidos, e quase consegui a volta mais rápida da corrida. Já estou ansioso por amanhã”.

Jehan Daruvala, Piloto, Maserati MSG Racing

Tendo em conta a nossa qualificação, penso que a corrida de hoje iria ser sempre difícil, mas, comparando-a com a da Cidade do México, penso que dei alguns bons passos em frente. Na minha primeira corrida, terminei bastante longe do pelotão, mas este fim de semana consegui ficar com eles e consumir menos, o que foi um grande ponto de aprendizagem. A qualificação numa posição mais alta da grelha vai abrir muitas oportunidades aqui, e vou transportar a minha confiança de hoje para amanhã”.

Cyril Blais, Chief Engineer, Maserati MSG Racing

“Executámos bem a nossa estratégia, fizemos uma corrida sem erros, e marcámos alguns pontos, pelo que, no geral, foi uma boa primeira corrida. A batalha no seio do Top 10 foi um jogo do gato e do rato, e, devido à importância da posição na pista aqui, todos estavam à espera de ter uma diferença para a concorrência antes de ativar o Modo de Ataque. O Max foi muito inteligente e paciente neste cenário. Era fundamental para ele passar [Sergio] Sette Camara, ele fez uma boa manobra, e conseguiu alguns bons pontos. Sendo o único estreante na grelha, Jehan está numa curva de aprendizagem acentuada, mas estamos a vê-lo fazer bons progressos a cada sessão. Quando encontrou o seu ritmo hoje, conseguiu poupar alguma energia, e o seu ritmo foi muito prometedor. A corrida de amanhã será mais curta, pelo que veremos ainda menos poupança de energia do que hoje, mas, uma vez que os níveis de aderência serão mais elevados, as condições deverão adequar-se melhor ao nosso pacote. Se nos qualificarmos bem, teremos uma boa hipótese de marcar pontos”.

Giovanni Sgro, Head of Maserati Corse

“É sempre emocionante correr à noite no coração do deserto. Uma segunda corrida com ambos os carros a cruzar a linha de chegada, e Max a terminar entre os dez primeiros, trazendo para casa novos e importantes pontos para nós. Jehan está na sua segunda corrida, e ainda está a familiarizar-se com o carro e com o campeonato elétrica. Diriyah é a primeira dupla jornada do calendário, sempre uma boa oportunidade para subir na classificação. Amanhã vamos tentar melhorar o nosso desempenho, analisando os dados de hoje, e continuar a ser protagonistas na corrida”.

 

Maserati S.p.A.

A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, imediatamente reconhecíveis pela sua extraordinária personalidade. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e ao seu caráter exclusivo inato, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, desde sempre tendo sido uma referência para a indústria automóvel global. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional. A gama da Maserati inclui o Levante – o primeiro SUV construído pela Maserati, o Grecale, o SUV “everyday exceptional”, e o GranTurismo, o emblemático gran tourer italiano, todos modelos caraterizados pela utilização de materiais da mais elevada qualidade e de excelentes soluções técnicas. Uma gama equipada com motores híbridos de quatro cilindros – disponível para o Grecale e para o Levante, e V6 a gasolina, com tração traseira e integral, que incorpora o ADN de performance da marca do Tridente. O topo da gama é ocupado pelo superdesportivo MC20 e pelo descapotável MC20 Cielo, animados pelo revolucionário motor V6 Nettuno, 100% Maserati, que, pela primeira vez, incorpora tecnologias derivadas da F1 numa unidade motriz destinada a um automóvel de produção em série. O novo GranTurismo está disponível tanto com o motor V6 a gasolina de alta performance, derivado do Nettuno, como numa versão 100% elétrica: o GranTurismo Folgore, o primeiro automóvel na história da marca sedeada em Modena a adotar esta solução. Hoje, a gama totalmente elétrica inclui, também, o Grecale Folgore, o primeiro SUV totalmente elétrico da Maserati. A partir de 2025, todos os modelos da Maserati estarão disponíveis também numa versão totalmente elétrica, e toda a gama da Maserati será movida apenas a eletricidade a partir de 2028.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos