Velocidade Online

Mundial - 24 Horas de Le Mans

MUNDIAL - 24 HORAS DE LE MANS - TOYOTA GAZOO RACIONG PRONTA PARA AS 24 HORAS DE LE MANS

Sábado, 09 Junho 2018 09:08 | Actualizado em Domingo, 11 Novembro 2018 21:57

TOYOTA GAZOO RACING PRONTA PARA AS 24H DE LE MANS

A TOYOTA GAZOO Racing está a poucos dias de regressar ao desafio das 24 Horas de Le Mans, com o claro objetivo de vitória, na segunda ronda do Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC).
 
A 86ª edição da prova de resistência, decorre no Circuito de la Sarthe nos próximos dias 16 e 17 Junho. Dois Toyota TS050 HYBRID de 1000cv estão inscritos, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López aos comandos do carro #7, enquanto Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima regressam ao carro #8 com Fernando Alonso na sua estreia em Le Mans. 

Depois de uma dobradinha em Spa-Francorchamps na primeira corrida da temporada, a equipa espera lutar pela vitória naquela que é a 20ª participação da TOYOTA em Le Mans e sente-se bem preparada após os 25.000 km de testes pré-temporada desenhados para melhorar o desempenho e a fiabilidade dos Toyota TS050 HYBRID.
 
A TOYOTA GAZOO Racing já provou toda a sua velocidade em Le Mans nos últimos anos, tendo sido negada a vitória devido a um problema técnico na penúltima volta em 2016 e estabelecendo a volta mais rápida e a “pole position” no ano passado. Agora, a tarefa da equipa é enfrentar o desafio de resistência de Le Mans e tornar-se no segundo fabricante japonês a vencer a mítica prova.
 
A Toyota assume o desafio de Le Mans usando cerca de 35% menos combustível do que em 2012, quando o seu primeiro carro híbrido LMP1 competiu no circuito de La Sarthe, graças à eletrificação do seu mais eficiente sistema híbrido desenvolvido para o desporto motorizado. O TS050 HYBRID recebe 35,1 kg de combustível entre paragens (stint), o que é suficiente para 11 voltas dos 13.626 km do Circuito de la Sarthe.

Os restantes carros LMP1, não eletrificados com tecnologia híbrida circulam em pista 45kg mais leves que os TS050 HYBRID, completando 10 voltas entre paragens para reabastecimento de combustível. O abastecimento exato de combustível ainda precisa de ser confirmado, no entanto, é certamente muito mais do que os TS050 HYBRID, dando aos carros não-híbridos mais potência e desempenho, mas também exigindo paragens de combustível mais longas e frequentes.
 
Na corrida de 6h de Spa, a primeira corrida com os novos regulamentos LMP1 a Toyota venceu com duas voltas de avanço, ajudada por paragens significativamente mais rápidas do que os seus concorrentes. Mas no recente dia de testes de Le Mans, a Rebellion Racing registou um tempo por volta mais rápido em mais de quatro segundos, do que qualquer carro LMP1 não híbrido alcançou anteriormente na era do WEC, aumentando a expectativa de uma emocionante e competitiva corrida em Le Mans.
 
O Circuito de la Sarthe foi modificado ligeiramente desde a corrida do ano passado com melhorias ao nível da segurança, contribuindo para uma redução do comprimento oficial da pista em três metros. Isto significa que o tempo de “pole position” de Kamui Kobayashi de 3min 14.791segs no layout de 13.629km ficará para sempre nos registos de Le Mans, juntando-se à volta mais rápida de sempre de Martin Brundle no layout de 13.605km alcançado ao volante de um Toyota TS020 no ano de 1999.

Os dois TS050 HYBRID com a especificação 2018 já completaram 2.752km no Circuito de la Sarthe, estabelecendo a volta mais rápida durante o dia oficial de testes, a 3 de junho, e a equipa pretende continuar com a forte fiabilidade e desempenho durante toda a semana da corrida.
 
A semana em Le Mans representa o verdadeiro espírito e desafio das corridas de endurance, com um total de quase 35 horas de condução, começando na quarta-feira 13 de junho com uma sessão de treinos de quatro horas às 16:00, seguida de duas horas de qualificação que começam às 22:00.
 
A qualificação continua na quinta-feira com mais duas sessões de 120 minutos (19:00 e 22:00). A grelha de partida é decidida pela volta mais rápida de qualquer uma das sessões de qualificação, com a Toyota pronta para lutar pela sua quarta “pole position” em Le Mans. Na sexta-feira, o desfile de pilotos na cidade dá aos fãs a oportunidade de conhecer os pilotos antes do fim de semana, que começa com um aquecimento de 45 minutos às 09:00 e o arranque da corrida de 24 horas às 15:00 de sábado.
 
Hisatake Murata, Presidente da equipa: “Le Mans é sempre emocionante e este ano estamos particularmente ansiosos que chegue. Depois das desilusões de 2016 e 2017 em Le Mans toda a equipa preparou-se mais do que nunca e a nossa prioridade é alcançar a bandeira axadrezada sem problemas. Mas sabemos do passado que muito podem acontecer em Le Mans e precisamos do nosso espírito de trabalho de equipa para superar as muitas dificuldades desta prova. Estou confiante de que a nossa equipa está unida e pronta para este desafio e nunca desistirá do nosso objetivo; faremos tudo o que pudermos para ficar no lugar mais alto do pódio domingo à tarde. Espero ainda, que possamos proporcionar aos fãs uma corrida memorável.”
 
Especificações técnicas do TS050 HYBRID:
 
Carroçaria:       Material Compósito de fibra de carbono
Caixa de
Velocidades:     Transversal com 6 velocidade e atuação sequencial
Embraiagem:    Multidisco
Diferencial:      Com autoblocante viscoso
Suspensão:      Independente com triângulos sobrepostos à frente e atrás, sistema pushrod
Molas:              Barras de torção
Barras
Estabilizadoras:  À frente e atrás
Direção:          Assistência hidráulica
Travagem:      Sistema hidráulico com pinças monobloco de liga leve à frente e atrás
Discos:            Discos em carbono ventilados
Jantes:            Jantes em liga de magnésio RAYS, 13 x 18 polegadas
Pneus:             Michelin radial (31/71-18)
Comprimento:4650mm
Largura:          1900mm
Altura:             1050mm
Capacidade
do depósito:   35.2kg
Motor:             Bi-turbo V6 de injeção direta
Cilindrada:      2.4 litros
Potência:        368kw / 500cv
Combustível:  Gasolina
Válvulas:        4
Potência
Elétrica:          368kw / 500cv (sistema híbrido combinado à frente e atrás)
Bateria:          Iões de lítio de elevado desempenho (desenvolvido pela TOYOTA)
Motor elétrico
dianteiro:        AISIN AW
Motor elétrico
traseiro:         DENSO
Inversor:        DENSO



Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos