Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - LANCIA STRATOS RESSUSCITADO?

Quinta, 30 Janeiro 2020 05:36 | Actualizado em Terça, 26 Março 2024 03:14

Poucos carros atingem um estatuto suficientemente elevado para serem reanimados décadas após a interrupção da produção; o Ford GT 40 é o exemplo extraordinário, ao qual agora é possível adicionar o Lancia Stratos.




Uma "homologação especial" de produção limitada, de apenas 25 exemplares, o Lancia Stratos  é historicamente significativo como o primeiro carro de um grande fabricante concebido especialmente para  rally. A ponta de diamante da campanha de rally internacional  lança na década de 70, o Lancia Stratos que  teve as suas origens em um exercício de design com um  motor central do Fulvia  de Marcello Gandini exposto pela primeira vez no stand da carroçador  Bertone no motor show de Turim de 1970. Também o trabalho de Gandini e Bertone, na produção do Lancia Stratos de 1972 manteve o surpreendente estilo "A Cunha" do seu modelo anterior mas usou o poderoso motor v6 de 2,4 litros Ferrari Dino. Este último estava alojado numa banheira robusta de aço monocoque revestida em carroçaria de fibra de vidro.



Com  um design tão ousado realmente entrou em produção é devido principalmente a César Fiorio, co-fundador da equipe HF  que se tornou o departamento de competição  oficial  da  Lancia  em 1965. A Lancia  já estava a ter um grande sucesso no rallys internacionais  com versões Modificadas do  Fulvia, mas no Lancia  Stratos,  Fiorio  viu a oportunidade de criar um carro de rally especialmente construído para pisis de terra e asfalto. Ele era um admirador do motor v6 quad-Cam da Ferrari, tendo avaliado um Dino para fins de reunião, e Enzo Ferrari foi devidamente persuadido a participar como fornecedor de motores. O Stratos  não era nada parecido com um carro de rally tradicional, mas o Fiorio sabia exactamente o que estava a fazer.




Tal como se dizia era  um carro especialmente construído para lidar com todos os tipos de rally, o Lancia Stratos estava equipado com suspensões totalmente reguláveis e independentes com  braços transversais duplos e molas helicoidais, além de travões de disco às quatro rodas . Com 190 CV de potência , a versão de estrada de produção  atingia  225 km / h (140 milhas por hora). Os trabalhos dos carros de rally do grupo 4 eram, obviamente,  mais poderosos, mas os problemas de fiabilidade significavam que o sucesso seria lento. Após a sua primeira grande vitória na matrícula Florio de 1974, o Lancia Stratos continuou a dominar o rallys a nível  internacional, onde  ganhou o world Rally Championship of makes em 1975 e 1976. O piloto com melhor palmarés foi o francês Bernard Darniche triunfou duas vezes na competição automóvel mais importante do mundo: o campeonato europeu de rally - em 1976 e 1977, e os Lancia Stratos ajudaram Markku Allen  a inaugurar o World Driver '




Incrível como pode parecer hoje, depois que em 1975 foram concluídos os cerca de 500 carros pedidos para a homologação, a grande maioria ficou vendida  (aparentemente, esse número crucial de "500" nunca foi alcançado, uma estimativa amplamente divulgada afirmando que apenas 492 foram construídos). Quase assim que parou a competição activa, o significado histórico do carro foi reconhecido e os preços subiram.



Houve várias versões do kit-Car do Lancia Stratos oferecido nos anos seguintes, mas nada comparável à re-imaginação do Mat, como visto aqui. A história do que seria cristalizado quando o new stratos começou em meados dos anos 90, quando um adolescente animado chamado Chris Hrabalek comprou os direitos sobre o nome stratos, que a Lancia  tinha deixado cair. Cerca de dez anos depois, Hrabalek era um estudante pós-Graduação no prestigiado curso de design de veículos do Royal College of art; em vez de apresentar o habitual portfólio de desenhos como projeto do último ano, decidiu construir a sua versão do Lancia Stratos. Dez apoios financeiros avançaram e o "Fenomenon stratos" de Hrabalek foi devidamente exposto no Salão Automóvel  de Genebra de 2005, onde suscitou muita curiosidade.




Incentivado pelo acolhimento favorável da máquina, Hrabalek explorou formas de produzir a sua visão. Um daqueles dez apoios financeiros que recebeu foi ,  do  bilionário alemão Michael Stochek, que logo  aceitou financiar o projeto e a lendária casa de design italiano de Pininfarina entrou para fazer parte como parceiro técnico. Foi decidido usar o então atual motor do  Ferrari 430  como base do novo Lancia Stratos.


Usando o projeto da escola de arte de Hrabalek como ponto de partida,a Pininfarina aperfeiçoou o design para se adaptar à plataforma do motor do Ferrari  430, tomando um enorme 7,9 "(20 cm) do passo e usando uma galeria do vento para controlar Aerodinâmica.




Em 2010, o novo Lancia Stratos estava pronto. Embora o resultado tenha sido bem recebido pela Ferrari - o seu então administrador delegado, Luca di Montezemolo, apreciou muito do seu guia no protótipo , mas  recusaram-se a fornecer peças para os 25 carros previstos e Pininfarina não teve outra escolha senão abandonar O Projecto.



Oito anos mais tarde o motor do  FERRARI 430 já não está em produção e há muitos exemplos usados e peças de reposição disponíveis. Igualmente importante, Paolo Garella, que tinha sido responsável pelos projetos especiais de Pininfarina durante o desenvolvimento do novo Lancia  Stratos, agora geria a sua própria empresa: Manufactura Automóveis Torino (Mat). Garella  relançou o projeto, 




O NEW STRATOS TEM UM CORPO DE FIBRA DE CARBONO, enquanto o interior é intransigentemente espartano, em consonância com a lógica original dos carros competição. Gabando-se de um sistema de escape revisto e alterações à eletrônica de gestão do motor, o v8 Ferrari de 4,3 litros produz 540 CV no novo Lancia Stratos  cerca de 37 cavalos a mais do que o  Base 430. Mais poderoso e cerca de 110 kg (50 kg) mais leve  o novo Lancia Stratos supera confortavelmente o primo Ferrari .




A famosa revista Automóvel Americana Road & Track é uma das poucas sortudas por  ter experimentado o novo Lancia   Stratos. Ficaram particularmente impressionados com a manipulação e poder na curva E o Stratos faz isso.

Mas nada pode  preparar para a forma como o carro muda de direção... a reviravolta é ultraterrena... Não há hesitação, nenhum rolar, nenhum movimento do corpo e nenhum aviso; o Stratos se lança simplesmente na direção em que se Vira a roda. " o carro do condutor por excelência? Provavelmente.



Baseado em um Ferrari 430  de 2009, fornecido pelo cliente, o exemplo que oferecemos é o número 1 dos 25 previstos. Este carro tinha cerca de 30.000 km mostrados no velocímetro quando começou a transformação, os mecânicos foram revistos no processo. O carro foi terminado em 2019 e registado pela primeira vez no dia 25 de março desse ano. O resultado não passa de surpreendente, e quando se inspeciona o novo Lancia Stratos ficou surpreendido com o sentido de qualidade e precisão; nada parece económico ou apressado, como acontece frequentemente com veículos de produção limitada. Agora correm cerca de 3000 km e estão bem instalados, o carro é fornecido com documentos de registo alemão regulares onde todas as alterações foram devidamente registadas. Oferecido em branco com libré (adesiva) Alitalia e interiores negros, esta deve definitivamente ser o primeiro destes lindos carros a ser vendido em leilão.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos