Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - SEGUNDO O OBSERVADOR CETELEM

Domingo, 15 Março 2020 17:49 | Actualizado em Quinta, 28 Março 2024 18:52

DADOS DO OBSERVADOR CETELEM AUTOMÓVEL 2020

Onde compram, quanto gastam e como financiam os portugueses a compra de viaturas?

 

  • Estudo completo, e disponível para consulta, aqui.

 

A aquisição de uma nova viatura é uma importante decisão na vida familiar, sobretudo dado o peso que pode representar no orçamento. Não admira, por isso, que 89% dos portugueses confirmem ter participado pessoalmente na escolha no momento da compra. No Observador Cetelem Automóvel 2020 procurou-se compreender melhor onde compram, quanto gastam e como financiam os portugueses as suas aquisições.

 

Não surpreendentemente, 75% dos inquiridos compraram a sua última viatura num estabelecimento profissional, como são por exemplo os concessionários ou outros especialistas em veículos usados. Já 14% dos portugueses dizem ter feito a aquisição diretamente a um particular, num misto de venda presencial e online. A venda na internet é, atualmente, ainda residual, mas começa a aproximar-se dos dois dígitos (7%).

 

Quanto gastam?

No que respeita ao valor investido, a maioria dos portugueses – cerca de 60% dos inquiridos – adquire viaturas que custem no máximo até 15 mil euros. Concretamente, 23% dos portugueses afirmam que na última aquisição pagaram menos de 5 mil euros pelo seu veículo, enquanto 19% refere que pagou entre 5 mil e 10 mil euros. Já 18% dos inquiridos gastaram entre 10 mil e 15 mil euros e 14% dos nacionais entre 15 mil e de 20 mil euros. 26% fez uma aquisição superior a estes valores.

 

Como pagam?

A maioria dos portugueses, 64%, indicam comprar as suas viaturas com fundos próprios. Os portugueses que revelam ter recorrido a financiamento de uma entidade externa para comprar o seu veículo afirmam ter escolhido um crédito convencional (23%), ao passo que 9% dos nacionais adquiriram uma viatura através de contratos de locação, como o leasing.

Em relação à questão sobre a concessão do financiamento,  49% fizeram financiamento diretamente no ponto de venda onde comprou a sua viatura, 34% na banca tradicional e 16% com uma instituição de crédito especializada.

 

 

Metodologia

Para o Observador Cetelem Automóvel 2020, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Harris Interactive, durante os meses de agosto e setembro de 2019, na Africa do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI 10 000 indivíduos em 15 países. Com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, fazem parte das amostras representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade). Em Portugal foram realizadas 500 entrevistas.

 

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas.

Em Portugal contamos com mais de 740 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,37 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 4000 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos