Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - TRA

Sexta, 18 Novembro 2022 15:58 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 23:56

Segundo dia da TRA 2022 discutiu a mobilidade verde e a descarbonização
 
A maior conferência europeia de investigação e desenvolvimento sobre mobilidade decorre no Centro de Congressos de Lisboa até 17 de novembro. 
 
 O segundo dia da Transport Research Arena (TRA) 2022 arrancou com a abertura da zona de exposição, um espaço de 7.000 m² com a presença de grandes entidades nacionais e internacionais da indústria. 

O foco da manhã foi a Sessão Plenária sob o mote do dia, “A mobilidade verde e a descarbonização”. O momento contou com um painel de especialistas composto por Charlotte Huebner (diretora de EG Public and Regulatory Affairs da Maersk), Francisco José Cardoso dos Reis (presidente da  International Union of Railways), Joaquim Guerra (administração da CP), Luca Bedon (líder de R&T da AvioAero - GE Aviation Business), Patrick Child (vice-diretor da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e gestor da Cities Mission) e Peter Lehnert (vice-presidente da BMW). 

Moderado por Jacki Davis, o painel de oradores abordou o papel dos modos de transporte na construção de um futuro mais inteligente, sustentável e resiliente, sublinhando a necessidade de transitar de uma “mudança incremental” para uma “transformação fundamental”. 

Também a posição da Europa foi discutida, tendo como base o Pacto Ecológico Europeu e as metas estabelecidas para a redução das emissões de gases com efeito de estufa decorrentes dos transportes. 

Para a concretização destes objetivos, a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da União Europeia é um fator-chave, tendo como prioridades aumentar a aceitação de veículos com emissões zero e alcançar, pelo menos, o número de 100 cidades neutras em termos climáticos até 2050.
 
"Vemos cada vez mais cidades a oferecerem passes de transportes públicos de baixo custo e redesenhar a gestão do tráfego", mencionou Patrick Child, responsável pela missão Climate-Neutral and Smart Cities. 

Recorde-se que a Comissão Europeia anunciou este ano que Portugal conta com 3 cidades entre as 100 cidades europeias que receberão apoio comunitário no âmbito da missão Climate-Neutral and Smart Cities. São elas Lisboa, Guimarães e Porto. 

Para os oradores, o desafio que a Europa enfrenta a nível da mobilidade verde requer soluções tecnológicas novas e, sobretudo, “conquistar as mentes e corações dos cidadãos europeus”.  

"Não há dúvida de que precisamos de reduzir o trânsito em determinadas áreas urbanas. Mesmo sendo eu da BMW, não faz sentido colocar uma pessoa num carro full-size para se deslocar 2 km. Existem soluções melhores e estamos a trabalhar nisso. Posso garantir que há ofertas adicionais da BMW para apoiar isto", afirmou Peter Lehnert, vice-presidente da BMW.

No que respeita à relação entre a mobilidade verde e os cidadãos, o painel considerou importante incutir mudanças de comportamentos e reorganizar os modos de vida das pessoas, deixando ainda uma palavra à importância de comunicar as alternativas existentes e a forma como as mudanças podem ocorrer.

Precisamos de mudar o nosso comportamento e reorganizar o nosso modo de vida. Se olharmos para os carros nas ruas, há apenas uma ou duas pessoas. Não precisamos de um carro para isso, podemos usar uma bicicleta", explicou Francisco José Cardoso dos Reis, presidente da  International Union of Railways. “A mentalidade dos baby boomers é ter 2 carros na garagem e talvez outro para o fim de semana. Precisamos de ensinar os jovens a agir agora e eles depois ensinarão os seus pais e avós", acrescentou.

Na sessão foi deixada, ainda, uma palavra positiva perante a difícil conjuntura que a Europa atravessa, marcada pela crise energética e pela invasão da Ucrânia, sublinhando a resposta comunitária e a adoção de uma postura mais “séria e crítica” na análise do caminho a percorrer no futuro. 

Durante a tarde do segundo dia da TRA 2022 decorrem Sessões Técnicas e Científicas e Sessões Convidadas adicionais. À noite, tem lugar a entrega dos TRA Visions Senior Researchers Awards, galardões que pretendem reconhecer a investigação de excelência em matéria de mobilidade e transportes.


O que não perder no terceiro dia da TRA 2022

Sob a temática “Infraestruturas inovadoras para a Europa 2030”, o terceiro dia da conferência (16 de novembro) vai contar com Sessões Técnicas e Científicas e Sessões Convidadas à tarde e de manhã, entre das 08:30 às 10:00 e das 17:00 às 18:00. 

Às 10h30, tem lugar a Sessão Plenária, subordinada ao tema do dia, que vai juntar Alasdair Cain (diretor de Investigação, Desenvolvimento e Coordenação de Tecnologia do Departamento dos Transportes dos Estados Unidos), Annaleena Mäkilä, (presidente da ESPO - European Sea Port Association), Bo Olsson (chief strategist da Trafikverket), Dirk Beckers (diretor da CINEA – European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency), João Caetano (presidente do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes) e Pietro D’Arpa (vice-presidente responsável pelas redes de abastecimento da Procter & Gamble Europe).

O dia contará, ainda, com três Sessões Estratégicas, entre as 13:15 e as 14:30. 
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos